O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Lançamento da Revista Centro

Lançamento da Revista Centro

  • 20:01 - 16 Dezembro, 2015
  • por Equipe ArchDaily Brasil
Lançamento da Revista Centro
Lançamento da Revista Centro, Cortesia de Revista Centro
Cortesia de Revista Centro

A edição número 0 da Revista Centro entrou no ar no dia 14 de dezembro de 2015 (http://revistacentro.org/). Editada por Gabriel Kogan (arquiteto e jornalista), Guilherme Giufrida (antropólogo) e Rodrigo Villela (editor), a publicação online gratuita propõe uma intersecção de áreas do conhecimento como arquitetura, arte, literatura e ciências sociais.

O tema dessa edição inaugural da Revista Centro, “sobre começos & fins”, reúne pensamentos sobre destruição e reconstrução de conceitos estruturantes do espaço. A partir do debate sobre o estado de crise atual, a publicação propõe discutir o fim do mundo, o fim da natureza, o fim da arquitetura, o fim da cidade, o fim do indivíduo. O fim dos próprios conceitos fundamentais da modernidade. Os editores partiram da constatação de que analogias sobre os fins permeiam hoje assuntos aparentemente desconexos como arquitetura, antropologia, filosofia, música, arte, literatura, psicanálise, economia e história.

Entre artigos escritos por nomes referenciais do pensamento contemporâneo como Slavoj Zizek (sobre o fim da natureza) e Bruno Latour (a introdução ainda inédita em português do novo livro do antropólogo); há também textos de jovens pesquisadores como Raphael Grazziano (que faz doutorado sobre fundamentos da sustentabilidade na arquitetura contemporânea), Anna Katz (crítica de arquitetura nova-iorquina com texto sobre pontos de ônibus soviéticos) e Priscyla Gomes (arquiteta e curadora que escreve na revista sobre a questão do trauma representada no cinema).

Três entrevistas estão pelas páginas: com o arquiteto português Manuel Aires Mateus (sobre a relação da arquitetura portuguesa e a brasileira), com o arquiteto suíço Luigi Snozzi (sobre eternidade) e o geógrafo britânico David Harvey (sobre a crise no capitalismo). A fotografia também tem destaque na revista por meio de ensaios como de Ciro Miguel (feito com câmeras analógicas e mostrando situações entrópicas das cidades), Pedro Kok (fotos de balneários decadentes na costa italiana) e Pedro Vannucchi (com um breve conjunto de poéticas fotos de um edifício em reformas).

Os editores pretendem lançar nos próximos meses uma adição ao número 0, chamada de +0, com eventuais novos artigos que dialoguem com os já publicados, estabelecendo novas pontes com outros colaboradores interessados.

Por enquanto, começam pelo fim.

Sobre este autor
Equipe ArchDaily Brasil
Autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Lançamento da Revista Centro" 16 Dez 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/778963/lancamento-da-revista-centro> ISSN 0719-8906