Pavilhão Paramétrico INCITI / UTC

O ponto de partida para o projeto do Pavilhão Paramétrico foi dado definido evento promovido pela ONU-Habitat, que visava gerar um espaço crítico e aberto onde se discutiu a urbanização como impulso positivo para a transformação e sustentabilidade, a partir de um cenário de soluções para o futuro urbano. Neste sentido, BI/OS, um escritório que tem como meta estabelecer o contato entre pessoas e ambiente natural através da arquitetura e design, apresentou uma proposta inspirada na natureza que visava proporcionar estes impulsos positivos.

Compreendendo que ecossistemas apresentam interação, colaboração e desenvolvimento, o pavilhão INCITI / UTC pretende se tornar um ambiente que promova um ecossistema dentro de um recorte realizado pela temática do evento: Cidades Inclusivas: jovens e tecnologias abertas no espaço urbano.

Pavilhão Paramétrico INCITI / UTC - Mais Imagens+ 3

© André Arruda/INCITI

O Pavilhão foi concebido a partir de um método paramétrico de projeto que emprega uma estrutura geodésica feita com barras de ferro e faces compostas por uma variação de três tipos de triângulos. Por inspiração (inputs) biológicos, observou-se que na natureza existem diversos padrões que podem ser abstraídos e levados a um contexto geométrico como estratégia para desenvolvimento de projetos em arquitetura e design. Cascas de frutas, como abacaxi ou jaca, são exemplos que pode ilustrar bem a existência destes padrões geométricos encontrados na natureza.

© André Arruda/INCITI

A partir destes padrões, a equipe desenvolveu parâmetros no plug-in Grasshopper que geraram formas piramidais de base triangular com alturas que variam gradualmente, partindo da primeira face próxima a entrada, com 5 cm de altura, e finalizando com a última face do lado oposto à entrada, com 40 cm de altura. Cada face foi planificada e assim obteve-se as linhas de corte que dariam origem às superfícies através de uma impressora à laser ou uma CNC. Estes cortes foram realizados em folhas de MDF 3mm, tendo sua amarração executada com braçadeiras de plástico.

© André Arruda/INCITI

O pavilhão paramétrico INCITI / UTC está montado no evento UTC (Urban Thinkers Campus) Recife, coordenado pelo INCITI/UFPE, que carinhosamente o intitulou de Viveiro de Ideias, espaço para se pensar as cidades do amanhã.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Pavilhão Paramétrico INCITI / UTC" 02 Dez 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/778101/pavilhao-parametrico-inciti-utc> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.