Ouça o som gerado pelos ventos e ondas contra este dique na Croácia

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, a cidade croata de Zadar passou por uma grande e rápida reconstrução. A orla da cidade se tornou nada além de uma parede de concreto até 2005, quando o arquiteto Nikola Bašić propôs reprojetar partes do dique de modo que este passasse a interagir com as ondas. Oculto embaixo de blocos de mármore, o "Sea Organ" é composto por uma rede de tubos de polietileno e cavidades ressonantes que "cantam" na medida em que as ondas e o vento atingem a orla. Com trinta e cinco tubos individuais distribuídos ao longo de setenta metros, este é o maior instrumento de sopro do mundo. Segundo depoimentos, o som é direcionado para o mar e impossível de se ouvir da cidade. Em 2006, a intervenção recebeu o European Prize for Urban Space.

Os degraus são compostos por sete lances paralelos, cada qual de dez metros de largura. Os sete lances são sobrepostos de modo que a cada mudança de  lance há a diferença de um degrau; isso significa que tanto na junção com a orla como no encontro com a água os lances da escadaria apresentam uma silhueta escalonada. Os três primeiros são os mais longos; eles apresentam seis degraus e descem cerca de dois metros, que é o nível mais alto da plataforma de desembarque de navios cruzeiros. A partir do quarto lance de degraus, a altura do passeio da orla se aproxima gentilmente do nível da água, de modo que cada novo lance perde um degrau. O último lance, que atinge o nível definitivo da orla, apresenta apenas dois degraus acima da água.

Planta

Saiba mais sobre o "Sea Organ" aqui e leia a descrição completa da intervenção aqui.

Sobre este autor
Cita: Taylor-Foster, James. "Ouça o som gerado pelos ventos e ondas contra este dique na Croácia" [Hear This Croatian Seawall Sing as the Wind and Waves Lap the Shore] 29 Nov 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/777862/hear-this-croatian-seawall-sing-as-the-wind-and-waves-lap-the-shore> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.