O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Pavilhão
  4. China
  5. penda
  6. 2015
  7. Penda projeta pavilhão inspirado na paisagem natural para a Garden Expo na China

Penda projeta pavilhão inspirado na paisagem natural para a Garden Expo na China

Penda projeta pavilhão inspirado na paisagem natural para a Garden Expo na China
Penda projeta pavilhão inspirado na paisagem natural para a Garden Expo na China, © penda architecture & design
© penda architecture & design

Selecionado como vencedor de um concurso internacional, o pavilhão paisagem do escritório Penda para a 10ª Garden Expo em Wuhan, China, busca destacar a importância da água potável e da proteção ao meio ambiente. Apelidado de “Onde corre o rio” [Where the River Runs], o pavilhão conduz os visitantes por uma paisagem de colinas e vales através de um caminho que parece um rio. Cada visitante recebe sementes para plantar, assumindo “a função de um rio ao trazer vida ao pavilhão.”

O pavilhão de 1.500 metros quadrados está atualmente em construção e tem conclusão prevista para este ano. Saiba mais sobre o projeto, a seguir. 

© penda architecture & design © penda architecture & design © penda architecture & design © penda architecture & design + 19

© penda architecture & design
© penda architecture & design

Dos arquitetos: Nossa proposta para a Garden Expo 2015 em Wuhan/China descreve um pavilhão paisagem e um manifesto sobre a importância da água potável e da preservação de nosso ambiente natural. O projeto ‘Where the river runs’ foi escolhido como vencedor de um concurso internacional e está atualmente em construção para a 10ª Garden Expo, que receberá mais de 12 milhões de visitantes.  

© penda architecture & design
© penda architecture & design

Uma ode à água:

Água é vida. Água é a fonte de nossa origem. É o principal designer de nosso meio ambiente. Água é o sistema de circulação e conexão de nosso mundo e um recurso precioso no qual a vida na terra sobrevive. Ela constitui dois terços de nosso corpo, assim como o mapa mundi. Nossos fluidos vitais são em geral salinos, assim como o oceano. Água é nossa conexão física com o planeta. 

© penda architecture & design
© penda architecture & design

A água traz um sentido de história. A quantidade de água na terra não mudou. A água que os dinossauros beberam milhões de anos atrás é a mesma água que cai na chuva de hoje. Mas como o aquecimento global afetará os recursos naturais? E haverá água potável o bastante se a poluição e a população de nosso planeta continuar a crescer como esperado?

Não somos importantes para a água. O contrário é verdadeiro, porém. Nossa tarefa é encontrar um modo racional de sobreviver dentro de seus limites. Um uso sensível de nossos recursos naturais, um coração para proteger os bens comuns e um guia dos novos feitos da ciência e tecnologia: estas serão as ferramentas que nos conduzirão em um século sustentável. 

© penda architecture & design
© penda architecture & design

História e conceito:

Ao longo da história, a vida e crescimento de Wuhan estiveram ligados à água de uma forma muito direta. Localizada na interseção do Rio Yangtze e do Rio Han, os primeiros assentamentos surgiram ao longo das margens dos rios há mais de 3.500 anos. O rio trazia mercadorias de outras partes do mundo e Wuhan se tornou um importante centro de trocas. Mas os rios não trouxeram apenas riqueza à cidade, também proporcionaram uma rica flora e fauna às pessoas. A beleza natural de Wuhan e a grande variedade de plantas inspiraram muitos poetas e pintores em toda a história.

© penda architecture & design
© penda architecture & design

Nossa proposta para o terreno 1590 da Garden Expo é um manifesto natural sobre a importância da água potável e do meio ambiente. Um percurso como um rio conduz os visitantes por uma paisagem artificial de colinas e vales. Sementes de diferentes plantas são dadas aos visitantes na entrada e eles têm, então, a oportunidade de plantar flores, vegetais, frutas e hortaliças locais ao longo da “margem do rio”. 

© penda architecture & design
© penda architecture & design

Ao percorrer a paisagem e semear as plantas, as pessoas assumem a função de um rio, trazendo vida ao pavilhão. 

Enxergamos a localização do terreno 1590 como uma conexão entre outros pavilhões, podendo ser acessado a partir de três lados. Os visitantes são naturalmente conduzidos pela margem do rio. Em seu caminho, passam por diversas formações na paisagem, como uma estreita costa, altas falésias e uma caverna natural. 

© penda architecture & design
© penda architecture & design

Ao caminharem pelo pavilhão, todos os caminhos levam à praça central onde as pessoas podem descansar, refletir ou tomar um drink. 

Uma cobertura natural proporciona sombreamento na praça. Em seu percurso pelo pavilhão, a paisagem oferece aos visitantes uma ampla variedade de expressões visuais, sonoras e táteis oriundas de diferentes formações geológicas e variedades vegetais.

  • Arquitetos

  • Equipe de projeto

    Chris Precht, Dayong Sun, Bai Xue, Quan He, Li Pengchong, Frank Li, Snow Sun
  • Área

    1.500m²
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Escritório
Cita: Watkins, Katie. "Penda projeta pavilhão inspirado na paisagem natural para a Garden Expo na China" [Penda Designs River-Inspired Landscape Pavilion for China’s Garden Expo] 22 Nov 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/777381/penda-projeta-pavilhao-inspirado-na-paisagem-natural-para-a-garden-expo-na-china> ISSN 0719-8906
Ler comentários
Ler comentários

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.