O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. Álvaro Siza e Carrilho da Graça debatem Le Corbusier no Museu da Eletricidade de Lisboa

Álvaro Siza e Carrilho da Graça debatem Le Corbusier no Museu da Eletricidade de Lisboa

  • 10:00 - 14 Novembro, 2015
Álvaro Siza e Carrilho da Graça debatem Le Corbusier no Museu da Eletricidade de Lisboa
Álvaro Siza e Carrilho da Graça debatem Le Corbusier no Museu da Eletricidade de Lisboa, © Amber Case, via Flickr. CC
© Amber Case, via Flickr. CC

A Livraria A+A, em comemorações ao seu 20º aniversário e no ano em que se celebra o cinquentenário da morte de Le Corbusier, promove um evento com a coordenação de Marta Sequeira e Maria Candela Suárez que consiste na criação de um palco de discussão entre alguns dos mais prestigiados especialistas na obra corbusiana e alguns dos mais importantes arquitetos contemporâneos, sobre a relação entre a produção arquitetônica e os livros. O debate acontecerá no Museu da Eletricidade de Lisboa.

O evento, marcado para o dia 16 de novembro, às 18h30, conta com a participação de Álvaro Siza Vieira, João Luís Carrilho da Graça, Juan Calatrava Escobar, Jorge Torres Cueco, Maria Candela Suàrez e moderação de Marta Sequeira.

Le Corbusier (La Chaux-de-Fonds, 1887, Cap Martin, 1965) é essencialmente reconhecido como arquiteto e pintor, apesar de se auto intitular, desde a sua juventude e no seu próprio bilhete de identidade, como “homme de lettres”. Até agora, e apenas com algumas exceções parciais, a grande maioria dos estudos acerca deste autor tem desconsiderando largamente a sua relação com os livros, essencial para o entendimento da sua obra. Em particular, tem-se desvalorizado a sua faceta de amante de livros – sendo que a sua biblioteca pessoal, conservada pela Fundação Le Corbusier, contém cerca de 1600 livros extensamente sublinhados e anotados, de autores vários –, bem como a sua produção escrita e editorial – sendo que chegou a produzir trinta e cinco livros completos (para além de várias reedições e traduções, artigos, conferências e textos inacabados). Do mesmo modo, e 50 anos passados após o desaparecimento deste arquiteto, poucos têm sido os estudos sobre a relação, em geral, entre a produção arquitetónica e os livros.

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: "Álvaro Siza e Carrilho da Graça debatem Le Corbusier no Museu da Eletricidade de Lisboa" 14 Nov 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/777146/alvaro-siza-e-carrilho-da-graca-debatem-le-corbusier-no-museu-da-eletricidade-de-lisboa> ISSN 0719-8906