O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Canal Brasil exibe cinco documentários sobre grandes arquitetos brasileiros

Canal Brasil exibe cinco documentários sobre grandes arquitetos brasileiros

Canal Brasil exibe cinco documentários sobre grandes arquitetos brasileiros

O Canal Brasil reúne, em novembro, cinco nomes fundamentais da nossa arquitetura, em documentários de distintos cineastas, que remontam as trajetórias de vida e trabalho de Oscar Niemeyer, Lucio Costa, Affonso Eduardo Reidy, irmãos Roberto – Marcelo, Milton e Maurício – e, em destaque, o a película inédita sobre a obra de Vilanova Artigas.

A série teve início no último dia 4 de novembro com a transmissão do documentário Vilanova Artigas: o arquiteto e a luz e todas as quartas-feiras deste mês, exibirá um filme sobre outro destes grandes nomes da arquitetura brasileira. Veja, a seguir, os documentários que serão apresentados na mostra 5X Arquitetura.

Oscar Niemeyer – A Vida É um Sopro (2007) (90’) Direção: Fabiano Maciel – Primeiro longa do diretor Fabiano Maciel, o documentário relata a trajetória de vida e as opiniões do maior arquiteto brasileiro, que projetou algumas das principais construções de Brasília. Lançada no ano do centenário de Niemeyer, a produção colhe depoimentos de grandes nomes do país e do exterior. Dentre eles, o escritor português José Saramago, o historiador britânico Eric Hobsbawn, o escritor uruguaio Eduardo Galeano, o cineasta Nelson Pereira dos Santos, o poeta Ferreira Gullar, o ex-presidente português Mario Soares, o escritor Carlos Heitor Cony e o músico e compositor Chico Buarque, além do próprio Niemeyer.
Quarta, dia 11/11, às 19h15 e segunda, dia 16/11, às 13h30.

O Risco – Lucio Costa e a Utopia Moderna (2007) (77’) Direção: Geraldo Motta Filho – As palavras de familiares e colegas de profissão, com destaque para a interação do urbanista com Oscar Niemeyer e Le Corbusier, traçam o perfil de Lucio Costa, homem fundamental no processo de formação da arquitetura moderna brasileira e autor do plano-piloto do Distrito Federal. Dirigido por Geraldo Motta Filho, o documentário fotografado por Mário Carneiro e Pedro Ionescu recebeu, dentre outros troféus, o Prêmio Especial do Júri no Festival de Gramado, em 2003, e no Cine Ceará, no ano seguinte.
Quarta, dia 18/11, às 19h15 e segunda, dia 23/11, às 13h30.

Reidy: A Construção da Utopia (2009) (78’) Direção: Ana Maria Magalhães – Ana Maria Magalhães assina seu primeiro documentário em longa-metragem e mergulha fundo nos textos e pensamentos de Affonso Eduardo Reidy, nascido na França e radicado no Brasil. A cineasta mostra como o ex-diretor do Departamento de Urbanismo do Rio de Janeiro valorizava a simplicidade e a “sinceridade” das formas, sem enfeites ou ostentações. São seus os projetos do Pedregulho, em Benfica, e do Conjunto Marquês de São Vicente, mais conhecido como Minhocão da Gávea, ambos no Rio de Janeiro. Fora esses, o urbanista também idealizou alguns dos principais marcos da cidade, dentre eles o Museu de Arte Moderna (MAM/RJ), primeira construção em concreto aparente do país, e o Aterro e Parque do Flamengo, para o qual convocou o paisagismo de Roberto Burle Marx.
Quarta, dia 25/11, às 19h15 e segunda, dia 30/11, às 13h30.

Os Irmãos Roberto (2012) (74’) Direção: Ivana Mendes – Ícones do movimento modernista brasileiro na arquitetura, os Irmãos Roberto recebem nesta obra sua merecida retrospectiva. O nome assumido pelo trio carioca, formado por Marcelo (1908-1964), Milton (1914-1953) e Maurício (1921-1996), foi uma homenagem ao pai, Roberto Otto Baptista, a quem eram muito ligados. O documentário baseia-se em depoimentos de diversos contemporâneos a eles, bem como em uma cuidadosa investigação iconográfica. Os Irmãos Roberto sempre tiveram preocupação com a ventilação, o controle da luz do sol e a vista das unidades desenhadas. Sua contribuição foi também significativa na formulação de projetos de moradia da classe média que, embora voltados para o mercado, nunca perderam de vista a beleza estética e o bem-estar dos ocupantes.
Quarta, dia 02/12, às 19h15 e segunda, dia 07/12, às 13h30.

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "Canal Brasil exibe cinco documentários sobre grandes arquitetos brasileiros " 09 Nov 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/776692/canal-brasil-exibe-cinco-documentarios-sobre-grandes-arquitetos-brasileiros> ISSN 0719-8906