O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Uruguai
  5. Mateo Vidal
  6. 2015
  7. Segundo lugar no Concurso de Vivienda RIFA 2015 / Uruguai

Segundo lugar no Concurso de Vivienda RIFA 2015 / Uruguai

Segundo lugar no Concurso de Vivienda RIFA 2015 / Uruguai
Segundo lugar no Concurso de Vivienda RIFA 2015 / Uruguai, Cortesia de Mateo Vidal e Facundo Pío
Cortesia de Mateo Vidal e Facundo Pío

Foram recentemente anunciadas as propostas premiadas no Concurso de Vivienda 2015, a tradicional competição uruguaia que convida todos os estudantes da Facultad de Arquitectura de la Universidad de la República a apresentarem propostas para uma residência unifamiliar a ser construída. 

Apresentamos agora a proposta premiada com o segundo lugar no concurso que sugere que a casa, como tipologia, "media o encontro entre o homem e a sociedade, (servindo) de registro enquanto permite o controle dos estímulos exteriores, ligando-se ou isolando-se deles."

Conheça a proposta a seguir.

Cortesia de Mateo Vidal e Facundo Pío Cortesia de Mateo Vidal e Facundo Pío Cortesia de Mateo Vidal e Facundo Pío Cortesia de Mateo Vidal e Facundo Pío + 17

Cortesia de Mateo Vidal e Facundo Pío
Cortesia de Mateo Vidal e Facundo Pío

Dos arquitetos: uma parede limita e cria um vazio apropriável, uma ação material mínima em um entorno que serve de interface de controle do espaço. Um vazio que se apresenta como espaço ativo, frente ao que poderia ser entendido como estático, um contenedor de múltiplas atividades que estimulam sua constante (re)configuração em busca de novas relações. 

Espaços contínuos, vibrantes, que se expandem na medida necessária e criam graduações de vínculo entre interior e exterior.

Cortesia de Mateo Vidal e Facundo Pío
Cortesia de Mateo Vidal e Facundo Pío

A casa media o encontro entre homem e sociedade. Serve de registro do cotidiano ao passo que permite o controle sobre os estímulos externos, ligando-se ou isolando-se deles. 

Domesticidade ampliada: aqui o tempo é convertido em espaço, a habitação como um grande marco amplificador de sentidos que cultiva o homem, permitindo seu desenvolvimento dentro de um âmbito protegido.

Cortesia de Mateo Vidal e Facundo Pío
Cortesia de Mateo Vidal e Facundo Pío

100 como 200

Expansões controladas dos espaços habitáveis que possibilitam habitá-lo completamente. O espaço físico frente ao espaço perceptivo, os limites, as dimensões reais, a profundidade e outros estímulos conformam a percepção espacial. 

Cortesia de Mateo Vidal e Facundo Pío
Cortesia de Mateo Vidal e Facundo Pío

A privacidade como parte íntima da pessoa. O sentimento de segurança que ajuda a explicar o homem; a criação do espaço emocional. Desenvolver as expansões dos espaços habitáveis, viver fora, vivê-los do lado de fora, ampliar, expandir ou encolher, aumentar ou diminuir, configurar-se.

Prancha #01. Cortesia de Mateo Vidal e Facundo Pío
Prancha #01. Cortesia de Mateo Vidal e Facundo Pío
Cita: Valencia, Nicolás. "Segundo lugar no Concurso de Vivienda RIFA 2015 / Uruguai" [Segundo Lugar en Concurso de Vivienda RIFA 2015 / Uruguay] 09 Nov 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/776548/segundo-lugar-no-concurso-de-vivienda-rifa-2015-uruguai> ISSN 0719-8906