Segundo lugar no Concurso de Vivienda RIFA 2015 / Uruguai

Segundo lugar no Concurso de Vivienda RIFA 2015 / Uruguai

Foram recentemente anunciadas as propostas premiadas no Concurso de Vivienda 2015, a tradicional competição uruguaia que convida todos os estudantes da Facultad de Arquitectura de la Universidad de la República a apresentarem propostas para uma residência unifamiliar a ser construída.

Apresentamos agora a proposta premiada com o segundo lugar no concurso que sugere que a casa, como tipologia, "media o encontro entre o homem e a sociedade, (servindo) de registro enquanto permite o controle dos estímulos exteriores, ligando-se ou isolando-se deles."

Conheça a proposta a seguir.

Segundo lugar no Concurso de Vivienda RIFA 2015 / Uruguai - Imagem 2 de 17Segundo lugar no Concurso de Vivienda RIFA 2015 / Uruguai - Imagem 3 de 17Segundo lugar no Concurso de Vivienda RIFA 2015 / Uruguai - Imagem 4 de 17Segundo lugar no Concurso de Vivienda RIFA 2015 / Uruguai - Imagem 5 de 17Segundo lugar no Concurso de Vivienda RIFA 2015 / Uruguai - Mais Imagens+ 12

Segundo lugar no Concurso de Vivienda RIFA 2015 / Uruguai - Imagem 2 de 17
Cortesía de Mateo Vidal y Facundo Pío

Dos arquitetos: uma parede limita e cria um vazio apropriável, uma ação material mínima em um entorno que serve de interface de controle do espaço. Um vazio que se apresenta como espaço ativo, frente ao que poderia ser entendido como estático, um contenedor de múltiplas atividades que estimulam sua constante (re)configuração em busca de novas relações. 

Espaços contínuos, vibrantes, que se expandem na medida necessária e criam graduações de vínculo entre interior e exterior.

Segundo lugar no Concurso de Vivienda RIFA 2015 / Uruguai - Imagem 3 de 17
Cortesía de Mateo Vidal y Facundo Pío

A casa media o encontro entre homem e sociedade. Serve de registro do cotidiano ao passo que permite o controle sobre os estímulos externos, ligando-se ou isolando-se deles. 

Domesticidade ampliada: aqui o tempo é convertido em espaço, a habitação como um grande marco amplificador de sentidos que cultiva o homem, permitindo seu desenvolvimento dentro de um âmbito protegido.

Segundo lugar no Concurso de Vivienda RIFA 2015 / Uruguai - Imagem 5 de 17
Cortesía de Mateo Vidal y Facundo Pío

100 como 200

Expansões controladas dos espaços habitáveis que possibilitam habitá-lo completamente. O espaço físico frente ao espaço perceptivo, os limites, as dimensões reais, a profundidade e outros estímulos conformam a percepção espacial. 

Segundo lugar no Concurso de Vivienda RIFA 2015 / Uruguai - Imagem 4 de 17
Cortesía de Mateo Vidal y Facundo Pío

A privacidade como parte íntima da pessoa. O sentimento de segurança que ajuda a explicar o homem; a criação do espaço emocional. Desenvolver as expansões dos espaços habitáveis, viver fora, vivê-los do lado de fora, ampliar, expandir ou encolher, aumentar ou diminuir, configurar-se.

Segundo lugar no Concurso de Vivienda RIFA 2015 / Uruguai - Imagem 9 de 17
Lámina #01. Image Cortesía de Mateo Vidal y Facundo Pío
  • Architects

  • Localização

    Ciudad de la Costa, Uruguai
  • Prêmio

    Segundo Lugar
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

    Courtesy of Mateo Vidal y Facundo Pío

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: Valencia, Nicolás. "Segundo lugar no Concurso de Vivienda RIFA 2015 / Uruguai" [Segundo Lugar en Concurso de Vivienda RIFA 2015 / Uruguay] 09 Nov 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/776548/segundo-lugar-no-concurso-de-vivienda-rifa-2015-uruguai> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.