Residência Vegana / Block Architects

Residência Vegana / Block Architects - Imagem 2 de 35Residência Vegana / Block Architects - Imagem 3 de 35Residência Vegana / Block Architects - Imagem 4 de 35Residência Vegana / Block Architects - Imagem 5 de 35Residência Vegana / Block Architects - Mais Imagens+ 30

  • Arquitetos: Block Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  60
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Quang Tran
Residência Vegana / Block Architects - Imagem 7 de 35
© Quang Tran

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência fazia parte de um velho terraço adjunto a um apartamento construído em 1965. O proprietário trabalha no ramo do turismo, e certa vez alugou a residência planejando torná-la um espaço cultural. A residência serviriam como lugar de encontro, reunião, partilha em torno de uma cozinha onde são preparados pratos tradicionais vietnamitas, especialmente veganos. O espaço também oferece alojamento às pessoas durante sua estância no país. 

Residência Vegana / Block Architects - Imagem 4 de 35
© Quang Tran
Residência Vegana / Block Architects - Imagem 26 de 35
Diagrama
Residência Vegana / Block Architects - Imagem 21 de 35
© Quang Tran

O proprietário acumulou todas as coisas velhas abandonadas dos seus amigos antes de inseri-las no projeto. Eram todo o tipo de móveis, como mesa, cadeira, armário e janelas. Com um orçamento rigoroso, o arquiteto queria explorar estes objetos disponíveis e agregar outros novos para criar um lugar mais inovador que conservasse os valores tradicionais da antiga residência. As velhas janelas foram utilizadas como material principal para criar uma aparência distinta. Estas janelas estiveram muito presentes nas construções vietnamitas durante um logo período. Agora se reorganizam na nova fachada com diferentes cores e cobrem a antiga residência, envolvendo até o terraço e criando uma atração especial, assim como também uma harmonização com a antiguidade da área. Algumas janelas abertas no teto proporcionam o crescimento de vegetação no interior da residência, simbolizando o crescimento, a esperança e a bondade da mãe-natureza. 

Residência Vegana / Block Architects - Imagem 18 de 35
© Quang Tran

Estas janelas também aparecem dentro da residência como repartições de luz, independente e decoram o espaço. No térreo, existem longos armários curvos da cozinha que passam pela residência. A grande cozinha na parte frontal é o lugar de reunião, onde as pessoas conversam e desfrutam juntas da refeição. O jardim e uma antiga escada no primeiro pavimento estão entre estes espaços. Ainda no primeiro pavimento, está um dormitório e um lugar para relaxar ou trabalhar. Uma nova escada de aço foi construída ao lado do átrio por onde se acessa o segundo pavimento e onde era antigamente uma cobertura inutilizada. Um novo dormitório adicional foi feito com velhas chapas de aço que estão abaixo do sistema de cobertura a uma pequena distância para evitar que o calor afete seu interior. Desde este espaço, na parte frontal, existe um jardim para beber chá e admirar o céu noturno iluminado pela janela. Dois banheiros também foram desenhados para estes dormitórios. Um pequeno átrio não somente é situado no final do ambiente de ventilação cruzada, como também proporciona banheiros com luz natural. O material das paredes e pisos foi preservado. As superfícies de cimento, janelas de madeira e bambu no teto criam um lugar ao mesmo tempo moderno e antigo, revivendo a arquitetura vietnamita dos anos 60 e 70. 

Residência Vegana / Block Architects - Imagem 15 de 35
© Quang Tran
Residência Vegana / Block Architects - Imagem 33 de 35
Planta Baixa
Residência Vegana / Block Architects - Imagem 17 de 35
© Quang Tran

O arquiteto almejava criar um novo lugar para os recém chegados de muitas culturas diferentes. Sobre a base da reordenação das coisas velhas de um novo modo, podem coexistir juntos elementos antigos e modernos, apoiando-se mutuamente. Conforme passa o tempo, as pessoas darão uma nova vitalidade e uma nova alma à esta residência.

Residência Vegana / Block Architects - Imagem 14 de 35
© Quang Tran

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Vegana / Block Architects" [Vegan House / Block Architects] 09 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/776521/residencia-vegana-block-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.