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Centro de controle de trens Utrecht / ​de Jong Gortemaker Algra

Centro de controle de trens Utrecht / ​de Jong Gortemaker Algra
Centro de controle de trens Utrecht / ​de Jong Gortemaker Algra, © Christian Richters
© Christian Richters

© Christian Richters © Christian Richters © Christian Richters © Christian Richters + 26

© Christian Richters
© Christian Richters

Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo Centro de Controle de Trens de ProRail em Utrecht é o coração dinâmico dos serviços ferroviários de ProRail dentro e ao redor da cidade. O projeto por dJGA centrou-se especificamente nos usuários; o objetivo principal é que possam fazer seu trabalho com a maior eficiência possível.

© Christian Richters
© Christian Richters

O Centro de Controle de Trens recebeu uma identidade, o que torna-o imediatamente reconhecível como uma estrutura dedicada à operação ferroviária. As linhas horizontais na fachada exterior imitam as linhas horizontais das vias férreas e os cabos aéreos. A dinâmica do pátio de trens faz eco no exterior. O uso do vidro e aço corten resulta em um aspecto robusto e industrial. A persiana feita sob medida para o edifício cria uma aparência totalmente única.

© Christian Richters
© Christian Richters

A forma destas peças varia segundo a orientação. No lado norte, onde não há demanda de sombreamento, as peças são de perfil estreito e quase horizontais, mudando pouco a pouco até um perfil amplo e fortemente inclinado no lado sul, onde a intensa luz direta do sol durante o verão é bloqueada e o calor, refletido. Esta mudança gradual de forma cria um efeito dinâmico. Vista a partir de um trem que passa, a fachada parece estar em movimento.

Planta da cota +02
Planta da cota +02

O desenho interior é uma referência contemporânea ao contexto histórico de ProRail. Por exemplo, a estrutura de suporte de carga do edifício é aparente, da mesma forma a uma ponte férrea clássica. O enfoque do projeto esta nos 100 empregados que trabalham no centro. Eles devem ser capazes de realizar suas tarefas com a maior precisão possível. O centro de controle de trens inclui uma sala de sinalização que mede aproximadamente 1.000 m². Trata-se de um grande espaço aberto a partir do qual todos os empregados têm uma vista das vias de trem e seus arredores. Um pavimento técnico para equipes TIC foi construído abaixo da sala de sinalização. Esta distribuição garante uma ótima flexibilidade operacional de forma que o trabalho possa continuar na sala de sinalização durante a manutenção e execução de modificações.

© Christian Richters
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O controle climático interior é baseado nos princípios da sustentabilidade. A orientação da sala de sinalização, o desenho da fachada exterior, o triplo envidraçamento, as máquinas de refrigeração híbridas e uma "cobertura energética" (sistema coletor de energia solar) contribuem para a criação de um entorno de trabalho cômodo com uma generosa quantidade de luz do dia.

Infográfico
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Sobre este escritório
Cita: "Centro de controle de trens Utrecht / ​de Jong Gortemaker Algra" [Train Control Centre Utrecht / de Jong Gortemaker Algra Architects] 03 Nov 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/776231/centro-de-controle-de-trens-utrecht-de-jong-gortemaker-algra> ISSN 0719-8906

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