O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Austrália
  5. James Russell Architect
  6. 2014
  7. Casa na Rua Christian / James Russell Architect

Casa na Rua Christian / James Russell Architect

Casa na Rua Christian / James Russell Architect
Casa na Rua Christian / James Russell Architect, © Toby Scott
© Toby Scott

© Toby Scott © Toby Scott © Toby Scott © Toby Scott + 20

© Toby Scott
© Toby Scott

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa da Rua Christian em Clayfield, um subúrbio ao norte de Brisbane, está ao lado leste de uma colina, com frente para o sol da manhã e da brisa vinda da baía. A parte posterior é enterrada no morro, protegida do árduo sol do verão, de tempestades e de ventos de oeste no inverno.

© Toby Scott
© Toby Scott

A cobertura alta faz um pátio para a rua, uma entrada coberta e espaço de encontro, com as portas dando para a sala de estar. Carros participam sem se tornar uma barreira entre a rua e a vida cotidiana da casa.

Planta Baixa Inferior
Planta Baixa Inferior

A partir da rua é possível atravessar o pátio para as escadas externas e em torno do jardim para espaços de estar da casa. As crianças podem entrar na casa através de uma entrada de serviço onde podem ir e vir de forma independente. Seus quartos têm um lado mais público para o jardim e espaços de encontro. O quarto do casal é mais parecido com um sótão, acessado através do pátio ou através de uma escada secreta.

© Toby Scott
© Toby Scott

A planta térrea é escalonada em relação aos espaços que estão enterrados na colina, com ambientes de dormitórios e banheiros, descendo para os jardins e sala de jantar e, por fim, para o lounge.

© Toby Scott
© Toby Scott

A casa é feita em tijolos, madeira e concreto. A madeira é certificada, e faz alusão às demais casas características do subúrbio, empregada aqui na estrutura que se abre para a rua e a varanda. 

Corte
Corte

A madeira está apoiada em uma base de estrutura de concreto e tijolos, fazendo os espaços enterrados em direção à parte posterior da casa. Alvenaria é utilizada para conter a terra, fazer um espaço tranquilo para os quartos, e aberta para o jardim. Este tipo de estratégia é resistente à cupins e exige o mínimo de manutenção.

© Toby Scott
© Toby Scott

Material e técnica estão aparentes, evidenciando os como foi construído e aproveitam o envelhecer de cada material. Além disso o projeto conta com:

- 20,000 L de armazenamento de água para o paisagismo, horta e banheiros;

- Sistema de placas solares de 10 kw orientada para o norte, suprindo as necessidades dos usuários;

- Tijolos e estrutura aparente em toda a casa, com desperdício e manutenção mínimos;

© Toby Scott
© Toby Scott

- Painéis de Cobertura autoportantes reduzem a quantidade de material;

- Painéis ocos em concreto pré-tensionados provenientes de fontes locais proporcionam grandes vãos com pouco material;

- Tijolos utilizam barro e mão de obra local.

© Toby Scott
© Toby Scott

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Casa na Rua Christian / James Russell Architect" [Christian Street House / James Russell Architect] 25 Out 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/775862/casa-rua-christian-james-russell-architect> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.