Studio Kuadra vence concurso para projetar complexo religioso em Cinisi

O projeto do escritório Studio Kuadra para o novo complexo religioso em Cinisi, Itália, foi selecionado pela diocese de Monreale como um dos vencedores do concurso para a Nova Igreja da Madre Redentora, promovido pelo Serviço Nacional de Edifícios Religiosos. O projeto, que incorpora fortes elementos litúrgicos, foca na relação entre os espaços internos e externos. Saiba mais sobre a proposta, a seguir.

Studio Kuadra vence concurso para projetar complexo religioso em Cinisi  - Mais Imagens+ 6

Vista externa. Cortesia de Studio Kuadra

O corpo da igreja consiste em um monólito revestido de pedras locais, flanqueado por uma torre do campanário que parece emergir do solo. Através do uso de coberturas jardim perfuradas, áreas subterrâneas são expostas à luz. A nave da igreja é iluminada por uma luz difusa oriunda de orifícios arranjados na forma de cruzes. Uma série de aberturas e janelas cria relações com o ambientes externo.

Vista interna. Cortesia de Studio Kuadra
Vista interna. Cortesia de Studio Kuadra

A área do projeto segue uma forma trapezoidal, com os edifícios dividindo o programa religioso de outras atividades, como a creche e o estacionamento. A construção planeja suspender a demolição dos edifícios existentes até que a nova igreja seja construída. 

Vista externa. Cortesia de Studio Kuadra

A jornada dos fiéis foi cuidadosamente pensada. Ao se aproximarem, o pátio da igreja se abre para eles, com a figura da Virgem Maria abraçando o espaço externo. A partir daí, os elementos litúrgicos da igreja são dispostos de modo a criar uma narrativa, seguindo uma forte iconografia em sua orientação. 

Vista interna. Cortesia de Studio Kuadra
  • Arquitetos

  • Equipe de projeto

    Andrea Grottaroli, Roberto Operti, Manuel Giuliano, Giorgia Angonova Menardi, Ivan Sordello, Claudio Martini, Andrea Carlevaris, Gian Piero Tuozzo, Mattia Galliano, Francesco Rovera
  • Artista

    Gabriele Garbolino, Fabio Narducci
  • Liturgista

    Padre Francesco Mollo
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Oh, Eric. "Studio Kuadra vence concurso para projetar complexo religioso em Cinisi " [Studio Kuadra's Iconographic Design Selected as Winner of Cinisi Church Competition] 28 Out 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/775766/studio-kuadras-iconographic-design-selected-as-winner-of-cinisi-church-competition> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.