Conjunto Residencial The Capers / RT+Q Architects

Conjunto Residencial The Capers / RT+Q Architects - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: RT+Q Architects; RT+Q Architects
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
Cortesia de RT+Q Architects

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Conjunto The Capers é um empreendimento residencial misto que compreende duas torres de 36 andares e dois blocos de 5 andares de apartamentos residenciais, se erguendo a partir de um embasamento de estacionamento com jardins em sua cobertura. Está localizado no meio da expansão suburbana de Sentul, 5 km ao norte do centro da cidade de Kuala Lumpur. Ocupa 4,3 acres, entre outros grandes terrenos dentro do Masterplan Sentul. Foi desenvolvido por YTL LAND sob a liderança de Dato Yeoh Seok Kian.

Cortesia de RT+Q Architects

O Ideal Estético

A procura pela forma arquitetônica começou com a interpelação do terreno: de superfície e geometria plana contrapondo à sua paisagem acidentada de parques e florestas. A forma orgânica das torres foi inspirada pelos capins ondulantes e ervas daninhas que crescem espontaneamente na área.

Cortesia de RT+Q Architects

As formas ondulantes de The Capers complementam de forma contra-intuitiva a forma e geometria rigorosa dos outros edifícios de Sentul, desenvolvidos anteriormente pela YTL. Sua semântica e estética lúdica também podem ser apreciados literalmente como 'uma alcaparra' - uma brincadeira - em meio às condições urbanas austeras de Sentul. Desde o surgimento de sua forma, ele já recebeu apelidos como "o prédio torto' ou 'o navio de guerra' entre os motoristas de táxi, transeuntes e curiosos.

Implantação

As Necessidades Urbanas e Programáticas

O intuito era criar um novo ambiente urbano para estimular o renascimento urbano e promover a criação de cerca de 500 unidades de padrão médio em Sentul. Concebido como parte de um plano de estruturação de edifícios, parques, pontes, jardins e corredores férreos, estes edifícios são o contraponto em altura (na forma e uso) à uma série de edifícios mais baixos adjacentes de caráter comercial e de escritórios.

Cortesia de RT+Q Architects

As unidades residenciais consistem de apartamentos simples, duplex, coberturas e 'town houses' projetadas ao redor de um fórum de jardins verdes e espelhos e elementos de água, piscinas, pavilhões e demais áreas de lazer como salas de oração, ginásio, creche, playgrounds e lavanderias: em essência, é um microcosmos vital de um contexto urbano de maior escala. As torres são orientadas com vistas em direção às Cavernas Batu (a atração turística regional de templos esculpidos em pedras) ao norte e às Torres Petronas ao sul.

Cortesia de RT+Q Architects

O Desafio Estrutural e Construtivo

A construção está a cargo de uma série de métodos de construção modestos, materiais e projeto estrutural. Por exemplo, ondulações da forma do edifício são o resultado de simples leis da física: como as lajes que são deslocadas a cada andar para esculpir o perfil inclinado da torre.

Corte

O projeto estrutural é predominantemente uma série interligada de 'paredes de cisalhamento verticais' e lajes planas horizontais em concreto armado. Esta economia rudimentar de sua estrutura desmente os desafios encontrados posteriormente no local. Por exemplo, a forma irregular das torres evita métodos normais de elevação, a entrega e instalação de seus elementos construtivos. Os métodos de construção comuns tiveram que ser repensados.

Cortesia de RT+Q Architects

Materiais como os painéis de alumínio e detalhamento rigoroso dos encaixes foi empregado para expressar uma estética fresca à experiência predominante multicor e rebocada de Sentul. Detalhes dos painéis metálicos e suas arestas também foram incorporadas para preservar as proporções e geometria do projeto.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Kuala Lumpur, Malásia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Conjunto Residencial The Capers / RT+Q Architects" [The Capers / RT+Q Architects] 12 Out 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/775088/conjunto-residencial-the-capers-rt-plus-q-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.