O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. USINA lança campanha de financiamento coletivo para produzir o documentário "Arquitetura como Prática Política"

USINA lança campanha de financiamento coletivo para produzir o documentário "Arquitetura como Prática Política"

USINA lança campanha de financiamento coletivo para produzir o documentário "Arquitetura como Prática Política"

Encerra no dia 10 de outubro a campanha de financiamento coletivo para a produção do documentário "Arquitetura como Prática Política", que terá como fio condutor a trajetória de 25 anos de atuação da USINA junto aos movimentos populares em seus processos de luta. 

A campanha já conta com mais de 300 apoios e se aproxima da quantia necessária para concluir a produção do filme, que deve ser lançado no primeiro semestre de 2016. Os interessados em contribuir tem ainda 9 dias para fazer doações pelo site www.catarse.me/usina25 .

Sobre a USINA

Fundada em 1990 por profissionais de diversos campos de atuação como uma assessoria técnica a movimentos sociais, a USINA - CENTRO DE TRABALHOS PARA O AMBIENTE HABITADO tem atuado no sentido de articular processos que envolvam a capacidade de planejar, projetar e construir pelos próprios trabalhadores, mobilizando fundos públicos em um contexto de luta pelas reformas urbana e agrária.

A equipe da USINA tem a intenção de superar a produção autoral e estritamente comercial da Arquitetura e do Urbanismo e busca, para tanto, integrar e engendrar processos alternativos à lógica do capital através de experiências sociais, espaciais, técnicas e estéticas contra-hegemônicas.

Em 2015, a USINA completou 25 anos de atuação. Visando preservar e ativar a memória dos principais processos desenvolvidos pela USINA nesse período, a atual equipe da assessoria deu início ao Projeto USINA 25 – Arquitetura como prática política.

Nesse contexto, a jornalista Sabrina Duran – responsável pelo projeto de investigação jornalística Arquitetura da Gentrificação – e a diretora de arte Gabriela Nunes foram convidadas a iniciar um processo de pesquisa visando a criação de um documentário baseado no material de arquivo da assessoria e em entrevistas com técnicos, lideranças de movimentos sociais e mutirantes envolvidos nos principais processos desenvolvidos pela USINA.

USINA lança campanha de financiamento coletivo para produzir o documentário "Arquitetura como Prática Política", Cortesia de USINA CTAH
Cortesia de USINA CTAH

Tendo como fio condutor a trajetória da USINA, este documentário visa situar a relevância histórica e as contribuições originais de arquitetos/as, cientistas sociais e profissionais de outros campos de atuação que se colocaram a serviço da efetivação do direito à moradia e do direito à cidade através de processos desenvolvidos junto a movimentos sociais – quer seja nos projetos desenvolvidos em conjunto com os futuros moradores, na inovação tecnológica e produtiva, nos processos de educação popular ou na organização do trabalho no canteiro de obras.

Por meio de exemplos concretos, pretende-se: 1) demonstrar que há espaço para o desenvolvimento de propostas com alta qualidade técnica e arquitetônica no âmbito da habitação de interesse social; 2) contar parte da história da luta por moradia e pela reforma urbana no Brasil e 3) abordar criticamente o papel das políticas públicas relacionadas à provisão habitacional no país.

Para tanto, a equipe envolvida na produção do documentário planeja abordar algumas das experiências mais significativas desenvolvidas pelos profissionais que passaram pela USINA, a exemplo do COPROMO, do Mutirão União da Juta e do Mutirão Paulo Freire – construídos em São Paulo (SP) –, do projeto da Cidade da Reforma Agrária – feito a convite do MST para o Assentamento Ireno Alves dos Santos, em Rio Bonito do Iguaçu (PR) – e do projeto de Reassentamento da Comunidade do Piquiá de Baixo – em Açailândia (MA). Serão realizadas mais de 60 entrevistas em pelo menos 8 cidades brasileiras.

Alguns movimentos sociais, organizações e instituições que apoiam a realização deste projeto:

Cita: Romullo Baratto. "USINA lança campanha de financiamento coletivo para produzir o documentário "Arquitetura como Prática Política"" 03 Out 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/774699/usina-lanca-campanha-de-financiamento-coletivo-para-produzir-o-documentario-arquitetura-como-pratica-politica> ISSN 0719-8906