Zaha Hadid é premiada com a Royal Gold Medal 2016

O Royal Institute of British Architects (RIBA) anunciou que Zaha Hadid receberá a 2016 Royal Gold Medal, sendo a primeira mulher a ser condecorada individualmente com a maior honraria da arquitetura no Reino Unido. Outras vencedoras (Sheila O’Donnell em 2015, Patty Hopkins em 1994, e Ray Eames in 1979) receberam o prêmio juntamente com seus maridos ou sócios.

Concedida em reconhecimento ao conjunto da obra, a RIBA Royal Gold Medal é dada pessoalmente pela Rainha àqueles que tiveram uma influência significativa "direta ou indireta no avanço da arquitetura." Entre os outros vencedores do prêmio estão Frank Gehry (2000), Lord Norman Foster (1983), Ludwig Mies van der Rohe (1959), Le Corbusier (1953) e Frank Lloyd Wright (1941). O nome dos medalhistas é entalhado na parede de mármore da sede do RIBA em Londres.

Zaha Hadid é premiada com a Royal Gold Medal 2016 - Mais Imagens+ 2

Nascida em Bagdá em 1950, Zaha Hadid iniciou sua jornada na arquitetura em 1972 quando estudava na Architectural Association em Londres. Ela então se uniu a seus ex-professores Rem Koolhaas e Elia Zenghelis no Office for Metropolitan Architecture (OMA) em Roterdã, onde se tornou sócia em 1977. Em 1979 fundou seu próprio escritório em Londres, recebendo reconhecimento por "trabalhos teóricos pioneiros", como o The Peak em Hong Kong (1983), o Kurfürstendamm em Berlim (1986), a Vitra Fire Station em Weil am Rhein (1993, sua primeira obra construída), e a controversa Cardiff Bay Opera House em Gales (1994). Durante o tempo em que se dedicava exclusivamente ao escritório, trabalhou em parceria com seu sócio Patrik Schumacher, explorando seus interesses na interface entre arquitetura, paisagem e geologia.

Heydar Aliyev Center, Azerbaijão. Imagem © Hufton + Crow

Em resposta ao prêmio, Hadid disse: "Vemos agora cada vez mais arquitetas estabelecidas. Isso não significa que seja fácil. As vezes os desafios são imensos. Houve uma tremenda mudança nos últimos anos e continuaremos este progresso. Este reconhecimento é uma honra para mim e para meu escritório, mas também para todos os nossos clientes. É sempre estimulante colaborar com quem têm um grande orgulho cívico e visão."

Biblioteca e Centro de Ensino da Universidade de Economia de Viena. Imagem © Iwan Baan

O comitê de seleção da 2016 Royal Gold Medal foi composto pela Presidente do RIBA, Jane Duncan, ao lado de Sir Peter Cook, Neil Gillespie OBE, Victoria Thornton OBE e o vencedor de 2015, John Tuomey.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Zaha Hadid é premiada com a Royal Gold Medal 2016" 24 Set 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/774257/riba-premia-zaha-hadid-com-a-royal-gold-medal> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.