Penda propõe um novo Museu Bauhaus mutável

A proposta do escritório de arquitetura Penda para o concurso do Novo Museu Bauhaus corresponde a um projeto mutável que funciona "por um lado, como uma extensão da cidade e, por outro, como um elemento de conexão com o parque adjacente". As características de projeto incluem duas plataformas giratórias que podem abrir-se para conectar o museu ao parque de escultura durante o dia e que se fecham à noite perto. Apesar de não ser selecionado como o desenho vencedor, a proposta de Penda "Bauhaus Flexível" foi uma das finalistas selecionadas para participar da segunda fase da competição. Leia mais sobre a proposta a seguir.

Penda propõe um novo Museu Bauhaus mutável - Mais Imagens+ 24

Descrição pelos arquitetos: Arte e Tecnologia: Uma Nova Unidade
Utilizando a descrição da Bauhaus feita por Walter Gropius: "Só a perfeita harmonia na função técnica e nas proporções da forma pode produzir beleza", o nosso projeto para o Novo Museu Bauhaus é uma fusão de geometria e elementos tecnológicos que oferece flexibilidade e integração ao centro da cidade de Dessau. A vida na cidade é múltipla, ambígua e está em constante mudança. Nosso objetivo foi criar um Museu que se conectasse e interagisse com esses vários ambientes da vida diária em Dessau de uma maneira muito direta e ágil. Devido à sua capacidade de se transformar, o museu pode reagir a diversas necessidades dentro do Parque da Cidade e oferece a possibilidade de se tornar um elemento de conexão que molda a comunidade em torno dele e conecta seus visitantes a uma visão do que era a Bauhaus.

Render Vista Aérea. Imagem Cortesia de Penda
Render Vista Exterior. Imagem Cortesia de Penda

Bauhaus, sua vitalidade e seu Espírito
A Bauhaus foi uma era de inovação e realizações técnicas, uma nova clareza em arquitetura, design e arte. A Bauhaus não é sobre a forma. É sobre o desempenho da forma, sobre a lógica dela. Não é sobre a estética, mas como adaptar a estética a um uso diário.

A Bauhaus era um espírito compartilhado que conectava a arte e a vida. Inspirados por este espírito, vemos o novo Museu Bauhaus como uma instituição que está totalmente integrada na vida do cidadão e visitantes de Dessau. Vemos isso como uma Instituição, que se conecta e interage com seu entorno. Uma instituição que se adapta à natureza viva do parque e como uma plataforma de hospedagem para diferentes tipos de eventos relacionados à sua comunidade dinâmica.

Render Vista Exterior. Imagem Cortesia de Penda
Render Vista Exterior. Imagem Cortesia de Penda

A cidade, o Parque e o Museu
Com a restauração do centro da cidade de Dessau, os limites do Museu tornaram-se áreas vivas e muito frequentadas. Situado dentro do Parque, o museu cria um ponto central de importantes vias e eixos. Devido à sua transformação flexível, a nossa proposta reage às frequências adjacentes de uma forma muito natural. Quando as duas plataformas giram, o edifício se abre e convida as pessoas para adentrarem ao parque e ao museu. Desta forma, o edifício pretende ser uma escultura de entrada para o parque. No período noturno, a área não é muito frequentada e então, fechando suas plataformas, o museu naturalmente minimiza as áreas escuras e desertas do Parque.

Nosso objetivo foi criar um museu que funciona como uma extensão da cidade de um lado e como um conector para o parque circundante, por outro. O museu conecta-se, através da sua forma monolítica, com os blocos da cidade em torno de Dessau e com sua materialidade à vegetação vizinha ao parque, respeitando suas condições naturais específicas dentro da cidade. Sua altura adapta-se aos edifícios vizinhos e mistura-se com o tecido urbano. Com sua aparência alternada e adaptando-se aos eventos e acontecimentos no parque, o Museu tem a capacidade de se tornar uma nova fonte de inspiração para a cidade de Dessau.

Render Vista Exterior. Imagem Cortesia de Penda

O Parque, suas estações e o Museu
Vemos o Novo Museu Bauhaus como um complemento para as qualidades do parque da cidade. Portanto, o projeto precisa ser capaz de se adaptar à ele e reagir às diferentes cargas de ocupação durante diferentes estações ao longo do ano.

Durante os meses mais quentes do ano, o Museu deve ser um elemento integrado para a vitalidade do parque. Os visitantes e os cidadãos de Dessau estão fluindo para o parque, deitados ao sol, correndo, brincando com as crianças ou assistindo a um concerto. Em nossa opinião, o Novo Museu Bauhaus precisa fornecer a possibilidade de tornar-se um elemento de conexão com a vida diária no parque.

Durante os meses de inverno, um parque é geralmente uma ilha desocupada dentro do centro da cidade, desconectada com a sua envolvente. Durante esses meses, o Museu serve como um ícone visível para atrair visitantes para suas exposições e eventos e, ao mesmo tempo, desfazer a paisagem deserta na maior parte do parque.

Render Vista Interior. Imagem Cortesia de Penda

O Museu, os seus Eventos e Exposições
O Museu é posicionado como uma estrutura esbelta e horizontal no parque e combina todas as áreas necessárias em um edifício compacto, criando um impacto pequeno dentro do parque. O museu é composto por duas áreas de caráter diferente: As áreas públicas, que devem convidar os visitantes, são abertas e transparentes ao exterior e os espaços de exposição, um espaço introvertido, que é isolado de luz natural para proteger as obras de arte .

Todas as áreas públicas, incluindo os halls, espaços de eventos, uma loja do museu e o café estão situados nos níveis mais baixos do edifício em 2 elementos retangulares de 9x36 metros e 7 m de altura. Cada qual fica em uma plataforma giratória em torno de um núcleo estável em seu eixo, onde escadas, elevadores e sistemas elétricos como cabos e tubos estão localizados. Os dois elementos flexíveis são capazes de girar em torno dos núcleos e interagir com a vida pública no parque além de adaptarem-se às necessidades e às demandas de seu ambiente. Um museu que não é definido pela sua forma, mas pelo seu desempenho.

  • Arquitetos

  • Equipe de Projeto

    Chris Precht, Dayong Sun, Xue Bai,Veit Burgbacher, Quan He, Pengchong Li, Frank Li, Jeong Hoon Kim, Yurii Suhov
  • Área

    4500.0 m2
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: Oh, Eric. "Penda propõe um novo Museu Bauhaus mutável" [Penda Proposes a Transformable Design for the New Bauhaus Museum] 23 Set 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/773967/penda-propoe-um-projeto-transformavel-para-o-novo-museu-bauhaus> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.