Museu West Bund / Atelier Deshaus

Museu West Bund / Atelier Deshaus - Mais Imagens+ 31

  • Arquiteto Responsável: Liu Yichun, Chen Yifeng
  • Equipe De Projeto: Liu Yichun, Chen Yifeng, Wang Longhai, Wang Weishi, Wu Zhenghui, Wang Xuepei, Chen Kun
  • Engenharia Estrutural, Elétrical E Mecânica: Tongji Architectural Design (Group) Co, Ltd.
  • Equipe De Engenharia Estrutural, Elétrical E Mecânica: Chao Si, Zhang Zhun, Shao Xiaojian, Shao Zhe, Zhang Ying, Shi You, Li Weijiang, Kuang Xingyu, Zhou Zhili
  • Projeto De Iluminação: Shanghai Guangyu Lighting Design Co., Ltd.
  • Cliente: Shanghai Xuhui Waterfront Development, Investment & Construction Co., Ltd.
  • área Do Terreno : 19.337 m²
  • Cidade: Xangai
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
© Shengliang Su

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Museu West Bund está localizado na margem do Rio Huangpu, distrito de Xuhui, Município de Xangai, no terreno que foi usado como cais para o transporte de carvão. Antes do início do projeto, uma ponte de Descarregamento de Carvão, de cerca de 110 metros de comprimento, 10 de largura e 8 de altura, construída na década de 1950, foi mantida com um parque de estacionamento subterrâneo de dois pisos, completo dois anos atrás.

Planta Estrutural

O novo projeto adota a estrutura em balanço apresentando a "abóbada nervurada", com paredes independentes, enquanto as paredes de cisalhamento com disposição livre são incorporadas no porão original, de modo a serem concretadas com o quadro estrutural original. Com as paredes de cisalhamento, o primeiro pavimento subterrâneo do estacionamento original foi transformado num espaço de exposição, com o espaço aéreo destacando múltiplas orientações por causa da conexão relativa da "abóbada-nervurada" em diferentes direções. Além disso, os sistemas elétricos e mecânicos foram integrados nessa estrutura. Quanto ao espaço coberto pela abóbada, as paredes e teto evidenciam superfícies em concreto aparente, para que a sua linha divisória geométrica aparente desaparecer.

© Shengliang Su

Essa estrutura não só pode proteger o corpo humano em conformação, mas o espaço interno do edifício pode também representar uma espécie de encanto primordial e indômito quanto à dimensão espacial, seja grande ou pequena, e a superfície de concreto aparente com as fôrmas e parafusos da concretagem trazem uma sensação de realidade. A franqueza e simplicidade resultantes dessa estrutura "literal", material e espaço, mais o senso de força ou leveza do grande balanço, permite a continuação do edifício da propriedade industrial do terreno original, não só no tempo, mas no espaço.

© Shengliang Su

O espaço de exposição que flui sob a "abóbada nervurada" em concreto aparente e a sala de exposição "caixa branca" no primeiro pavimento subterrâneo são conectados com escadas em espiral. O espaço paralelo destacado e primordial, mas realista, e a exposição de arte de períodos antigos, modernos e contemporâneos, deram origem a um espaço de expositivo temporal.

© Shengliang Su

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Longteng Avenue, Xuhui, Xangai, China, 200231

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Museu West Bund / Atelier Deshaus" [Long Museum West Bund / Atelier Deshaus] 04 Out 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/773870/long-museum-west-bund-atelier-deshaus> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.