Dominique Perrault é laureado com o Praemium Imperiale 2015

Dominique Perrault é laureado com o Praemium Imperiale 2015

A Japan Art Association (JAA) anunciou o arquiteto francês Dominique Perrault como vencedor do Praemium Imperiale International Arts Award 2015. Elogiado por seus projetos "muito imaginativos [ou] abstratamente mínimos", Perrault é conhecido por inserir com maestria obras inovadoras em seus contextos específicos.

“A arquitetura não deveria ser fechada em si mesma, com suas costas voltadas para o contexto", diz Perrault. "Ela deve sempre estar em ressonância com o ambiente, seja natural ou urbano. Nós arquitetos devemos sempre pensar no papel de nossos edifícios no desenho urbano e na cidade como um todo."

O prestigiado prêmio, agora em sua 27ª edição, reconhece a "excelência no desenvolvimento, promoção e progresso das artes" nos campos da arquitetura, pintura, escultura, música e teatro/cinema. Perrault faz pare agora de um seleto grupo de arquitetos laureados com o prêmio, composto por James Stirling, Tadao Ando, Alvaro Siza, Richard Rogers, Jean Nouvel, Toyo Ito, Zaha Hadid, Peter Zumthor, David Chipperfield e Jacques Herzog e Pierre de Meuron.

Os cinco laureados do Praemium Imperiale 2015 são:

  • Pintura: Tadanori Yokoo (Japão)           
  • Escultura: Wolfgang Laib (Alemanha)               

  • Arquitetura: Dominique Perrault (França)      

  • Música: Mitsuko Uchida (Japão/Reino Unido)        

  • Teatro/Cinema: Sylvie Guillem (França)

Perrault receberá o prêmio em uma cerimônia em Tóquio no dia 21 de outubro. O Príncipe Hitachi, patrono honorário da Japan Art Association, entregará a cada vencedor uma medalha e uma prêmio de aproximadamente US$122 mil.

Sobre este autor
Cita: Rosenfield, Karissa. "Dominique Perrault é laureado com o Praemium Imperiale 2015" [Dominique Perrault Named 2015 Praemium Imperiale Laureate] 11 Set 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/773471/dominique-perrault-e-laureado-com-o-praemium-imperiale-2015> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.