Quartel General do Marechal / WAPA Warsztat Architektury

Quartel General do Marechal / WAPA Warsztat Architektury - Mais Imagens+ 18

  • Arquitetos: WAPA Warsztat Architektury; WAPA Warsztat Architektury
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  31000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Piotr Krajewski
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Figueras
  • Investidor: Escritório do Marechal da Região de Wielkopolska em Poznań
  • Volume : 116.000 m³
  • Alocação Do Espaço: Administração, Marshal’s Chamber, Wielkopolska Regional Council Chamber, sala mutifuncionais, sala de atendimentos, centro de serviços
  • Equipe De Projeto: Krzysztof Kozłowski, Marek Moczorat, Marta Radziwiłłowicz, Maciej Jaśkowiec, Maria Stankiewicz, Agata Szymańska, Karol Tomczak, Grzegorz Ziętek
  • Cidade: Poznań
  • País: Polônia
Mais informaçõesMenos informações
© Piotr Krajewski

Descrição enviada pela equipe de projeto. Ideia:

A forma do edifício deriva de quatro premissas principais: um novo edifício de escritórios para o Marechal que deveria se encaixar na paisagem existente, com respeito à parte antiga da cidade, Stubben's Ring, evidenciando sua função, refletindo o programa funcional claro e simples e dando um sentido de acessibilidade e transparência, mas também autoridade, ordem e equilíbrio.

© Piotr Krajewski

Forma:

O projeto, com seu alcance e função, consiste tanto na própria edificação de escritórios como no espaço semi-público ao redor. Devido à localização do terreno e complexidade do edifício, o espaço semi-público foi localizado sob o edifício, tornando, assim, toda a estrutura aparentemente mais leve. A parte exterior contorna a cavidade em torno de todo o edifício, o que o faz flutuar sobre a base pesada, fornecendo um terraço externo abaixo dos pisos superiores. A parte interna é concebida para ser uma extensão do espaço aberto em torno do núcleo do edifício e foi concebido como um espaço transparente, multifuncional e flexível para múltiplos fins. Para aumentar a sensação de acessibilidade e a impressão de coerência entre as duas zonas, os espaços verdes externos correspondem com o jardim interno de inverno. Os únicos elementos sólidos da planta são os núcleos de comunicação.

© Piotr Krajewski

A base de toda a estrutura é um monolito pesado de pedra, que compreende as principais funções da autoridade de administração pública, com a planta da câmara no seu centro. A base sólida simboliza uma fundação para todas as outras partes do edifício. O interior da base abre-se para o saguão acima.

Corte

O edifício cobre totalmente o lote e é determinado por seus limites. Os interiores são articulados por dois átrios que desempenham papel crucial na circulação de ar e são amortecedores térmicos (coletam o calor no inverno e fornecem ventilação e ar fresco no verão). Uma forte expressão indica a altura dos edifícios históricos, onde o corpo principal do edifício está visivelmente empurrado, dando espaço ao terraço do escritório do marechal. O único elemento contínuo que sobe ao longo de toda a estrutura é a vertical dominante com o mastro no topo. Toda a estrutura, sua altura, formas e proporções permite iluminar todas as salas naturlmente.

© Piotr Krajewski

Programa:

A construção é concebida para ser facilmente adaptável para diversos fins. Os dois primeiros pavimentos são totalmente acessíveis e públicos. Vários eventos podem ser organizadas simultaneamente em diversos espaços sem interferir o trabalho regular dos funcionários. Todas as instalações são totalmente ajustadas para uma ampla gama de usos. Flexibilidade e parâmetros acústicos excelentes eram objetivos-chave. Uma continuidade e diversidade de diversas atividades dentro da parte pública do edifício também eram aspectos importantes incluídos no programa.

Planta Baixa - Térreo

Construção:

A principal característica da construção é a quantidade limitada de elementos, visível entre as duas partes do edifício. Uma característica que destaca as lajes na parte superior é seu balanço considerável, com curvatura limitada, devido aos elementos de vidro entre as lajes. Para conseguir o efeito de flutuação, a carga das bordas das lajes teve de ser transferida para a estrutura no núcleo central do edifício.

© Piotr Krajewski

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:aleja Niepodległości, Poznań, Polônia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Quartel General do Marechal / WAPA Warsztat Architektury" [Marshal’s HQ / WAPA Warsztat Architektury] 17 Set 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/773433/marshals-hq-wapa-warsztat-architektury> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.