O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Governamental
  4. Polônia
  5. WAPA Warsztat Architektury
  6. 2015
  7. Quartel General do Marechal / WAPA Warsztat Architektury

Quartel General do Marechal / WAPA Warsztat Architektury

Quartel General do Marechal / WAPA Warsztat Architektury
Quartel General do Marechal / WAPA Warsztat Architektury, © Piotr Krajewski
© Piotr Krajewski

© Piotr Krajewski © Piotr Krajewski © Piotr Krajewski © Piotr Krajewski + 23

  • Arquitetos

  • Localização

    aleja Niepodległości, Poznań, Polônia
  • Equipe de Projeto

    Krzysztof Kozłowski, Marek Moczorat, Marta Radziwiłłowicz, Maciej Jaśkowiec, Maria Stankiewicz, Agata Szymańska, Karol Tomczak, Grzegorz Ziętek
  • Área

    31.000 m²
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

  • Investidor

    Escritório do Marechal da Região de Wielkopolska em Poznań
  • Volume

    116.000 m³
  • Alocação do Espaço

    Administração, Marshal’s Chamber, Wielkopolska Regional Council Chamber, sala mutifuncionais, sala de atendimentos, centro de serviços
  • Mais informações Menos informações
© Piotr Krajewski
© Piotr Krajewski

Descrição enviada pela equipe de projeto. Ideia:

A forma do edifício deriva de quatro premissas principais: um novo edifício de escritórios para o Marechal que deveria se encaixar na paisagem existente, com respeito à parte antiga da cidade, Stubben's Ring, evidenciando sua função, refletindo o programa funcional claro e simples e dando um sentido de acessibilidade e transparência, mas também autoridade, ordem e equilíbrio.

© Piotr Krajewski
© Piotr Krajewski

Forma:

O projeto, com seu alcance e função, consiste tanto na própria edificação de escritórios como no espaço semi-público ao redor. Devido à localização do terreno e complexidade do edifício, o espaço semi-público foi localizado sob o edifício, tornando, assim, toda a estrutura aparentemente mais leve. A parte exterior contorna a cavidade em torno de todo o edifício, o que o faz flutuar sobre a base pesada, fornecendo um terraço externo abaixo dos pisos superiores. A parte interna é concebida para ser uma extensão do espaço aberto em torno do núcleo do edifício e foi concebido como um espaço transparente, multifuncional e flexível para múltiplos fins. Para aumentar a sensação de acessibilidade e a impressão de coerência entre as duas zonas, os espaços verdes externos correspondem com o jardim interno de inverno. Os únicos elementos sólidos da planta são os núcleos de comunicação.

© Piotr Krajewski
© Piotr Krajewski

A base de toda a estrutura é um monolito pesado de pedra, que compreende as principais funções da autoridade de administração pública, com a planta da câmara no seu centro. A base sólida simboliza uma fundação para todas as outras partes do edifício. O interior da base abre-se para o saguão acima.

Corte
Corte

O edifício cobre totalmente o lote e é determinado por seus limites. Os interiores são articulados por dois átrios que desempenham papel crucial na circulação de ar e são amortecedores térmicos (coletam o calor no inverno e fornecem ventilação e ar fresco no verão). Uma forte expressão indica a altura dos edifícios históricos, onde o corpo principal do edifício está visivelmente empurrado, dando espaço ao terraço do escritório do marechal. O único elemento contínuo que sobe ao longo de toda a estrutura é a vertical dominante com o mastro no topo. Toda a estrutura, sua altura, formas e proporções permite iluminar todas as salas naturlmente.

© Piotr Krajewski
© Piotr Krajewski

Programa:

A construção é concebida para ser facilmente adaptável para diversos fins. Os dois primeiros pavimentos são totalmente acessíveis e públicos. Vários eventos podem ser organizadas simultaneamente em diversos espaços sem interferir o trabalho regular dos funcionários. Todas as instalações são totalmente ajustadas para uma ampla gama de usos. Flexibilidade e parâmetros acústicos excelentes eram objetivos-chave. Uma continuidade e diversidade de diversas atividades dentro da parte pública do edifício também eram aspectos importantes incluídos no programa.

Planta Baixa - Térreo
Planta Baixa - Térreo

Construção:

A principal característica da construção é a quantidade limitada de elementos, visível entre as duas partes do edifício. Uma característica que destaca as lajes na parte superior é seu balanço considerável, com curvatura limitada, devido aos elementos de vidro entre as lajes. Para conseguir o efeito de flutuação, a carga das bordas das lajes teve de ser transferida para a estrutura no núcleo central do edifício.

© Piotr Krajewski
© Piotr Krajewski

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Quartel General do Marechal / WAPA Warsztat Architektury" [Marshal’s HQ / WAPA Warsztat Architektury] 17 Set 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/773433/marshals-hq-wapa-warsztat-architektury> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.