Centro Educacional Steinpark / nbundm

Centro Educacional Steinpark / nbundm - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos: nbundm; nbundm
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Florian Schreiber
  • Paisagismo: Lynen & Dittmar
  • Engenharia Estrutural: IG Blankenhagen + Cohrs
  • Construção: IBM-TGA GmbH
  • Cliente: Autoridade de Construção da Cidade de Freising
  • Cidade: Freising
  • País: Alemanha
Mais informaçõesMenos informações
© Florian Schreiber

Conceito do projeto

Este é o projeto vencedor de um concurso de 2010, realizado pela equipe do nbundm. O programa pedia o edifício que abrigasse um jardim de infância para oito grupos de crianças com uma sala polivalente, uma sala de jantar e uma sala de professores. A forma poligonal do terreno disponível e a ideia por trás do projeto de colocar as várias salas em edifícios separados, criando uma espécie de "aldeia das crianças", levou à concepção do edifício em forma de estrela. Cada unidade - creche, jardim de infância, serviços e administração - possui o seu próprio edifício. Eles estão conectados por meio de um salão central que chamamos de "Piazza", que é o coração do edifício de assistência à criança. O resultado é um pavilhão subdividido em meio a um parque arborizado. Estações para fins lúdicos e educativos são distribuídos ao redor do jardim restante.

© Florian Schreiber

Juntamente com o conceito funcional, há também um conceito pedagógico. O método, que é conhecido como o método de Reggio (em homenagem a cidade italiana de Reggio), prevê a promoção da educação e estímulo das crianças em linha com os seus pontos fortes pessoais, e isso deve ser alcançado não só através dos pais e professores, mas também através da própria estrutura. Ela fornece o máximo de situações espaciais diferentes possíveis. A "Piazza" incentiva e apóia todos os tipos de atividades e jogos.

Planta Baixa Térreo

Construção e materiais

Para estar em harmonia com o entorno verde e natural, optamos por construir em madeira, que é visível tanto do interior quanto do exterior. Os edifícios vão envelhecer ao longo dos anos, assim como a natureza circundante. As pessoas vão experimentar um material que vive e respira. A natureza também desempenhou um papel importante no design de interiores. Por exemplo, a Piazza foi concebida como uma espécie de clareira na floresta. Seus elementos estruturais foram cobertos com troncos de árvores. Os grupos de estudantes levam  nomes de animais ou árvores, que são gravadas nos pisos.

© Florian Schreiber

Os edifícios foram construídos com painéis de madeira. As parede e teto foram pré-fabricados. Todas as paredes e muros nas áreas comuns são de painéis de madeira para fins acústicos.

© Florian Schreiber

Energia e sustentabilidade

O edifício foi construído com os padrões da "casa passiva". A exigência de aquecimento anual é inferior a 15 kWh/m2 ano. No inverno, as grandes janelas nas salas de aula exploram o efeito de aquecimento da luz solar direta. Todos as salas de aula, a creche e as salas administrativas estão equipadas com dispositivos de ventilação descentralizadas com recuperação de calor residual.

Detalhe

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Freising, Alemanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Centro Educacional Steinpark / nbundm" [Familienzentrum im Steinpark Kindergarten / nbundm] 16 Set 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/773410/centro-familiar-no-jardim-de-infancia-steinpark-nbundm> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.