CEBRA vence concurso para projetar complexo educacional na Rússia

CEBRA vence concurso para projetar complexo educacional na Rússia

O escritório dinamarquês CEBRA foi anunciado como vencedor de um concurso para projetar um complexo educacional "inteligente" em Irkutsk, Rússia. A proposta vencedora, apelidada de Smart School Meadow, atende às exigências do concurso, que buscava por uma nova tipologia de escola que combina arquitetura e paisagismo em um ambiente de aprendizado que também sirva de centro comunitário.

O projeto integra edifícios e paisagem através de um anel de estruturas individuais conectadas por uma grande cobertura. Esta possibilita que os espaços entre as edificações possam ser usados como espaços multifuncionais de aprendizagem, zonas para atividades e áreas de circulação com forte conexão com o exterior.

CEBRA vence concurso para projetar complexo educacional na Rússia - Mais Imagens+ 5

Courtesy of CEBRA architecture
Courtesy of CEBRA architecture

Com a ideia de espaços responsivos em mente, cada espaço de aprendizagem nos edifícios é construído "não especificamente para disciplinas clássicas como matemática, biologia ou música, mas para atividades relacionadas a elas", que "expandem suas aplicações tradicionais e incorporam atividades baseadas na funcionalidade. Isso significa que os diferentes espaços da escola apresentam diferentes qualidades espaciais que atendem a cartas atividades ou disciplinas, mas não são limitados a um uso específico."

Courtesy of CEBRA architecture

Ao todo, o complexo tem capacidade para 1.040 estudantes entre 3 e 18 anos e mais de 400 funcionários que trabalham na pré-escola, ensino fundamental e ensino médio.

Por reservar um mínimo de 15% das vagas a crianças órfãs ou com alguma espécie de deficiência física, o complexo também conta com abrigos onde as crianças aguardam a adoção.

Courtesy of CEBRA architecture
Courtesy of CEBRA architecture

Saiba mais sobre o projeto aqui.

Architects: CEBRA, UNK project, VEGA landskab, Niras
Location: Irkutsk, Russia
Project size: 31,100 m2 (20 ha master plan)
Award: 1st prize in invited international design competition

News via CEBRA architecture.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Santos, Sabrina. "CEBRA vence concurso para projetar complexo educacional na Rússia" [CEBRA Wins Competition to Design Smart School in Russia] 11 Set 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/773284/cebra-vence-concurso-para-projetar-complexo-educacional-na-russia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.