O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. França
  5. Piet Hein Eek
  6. 2015
  7. Usina Mavaleix / Piet Hein Eek

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Usina Mavaleix / Piet Hein Eek

  • 17:00 - 4 Setembro, 2015
  • Traduzido por Maria Julia Martins
Usina Mavaleix / Piet Hein Eek
Usina Mavaleix / Piet Hein Eek, © Thomas Mayer
© Thomas Mayer

© Thomas Mayer © Thomas Mayer © Thomas Mayer © Thomas Mayer + 40

© Thomas Mayer
© Thomas Mayer

Descrição enviada pela equipe de projeto. Há 10 anos começamos a construir as nossas casas de férias em Dordogne. Naquela época, eu pensei que iriam ser concluídas em um instante. Eu não poderia estar mais enganado: a construção, os documentos, as condições climáticas, a distância e as circunstâncias humanas, tudo acabou influenciando. Olhando para trás, teria sido mais fácil ter feito um belo documentário de todo o processo, pois definitivamente tivemos todos os ingredientes de um drama. Mas sobrevivemos. Não devido ao conhecimento ou outras qualidades louváveis, mas por pura sorte, paciência e alegria de construir um sonho.

© Thomas Mayer
© Thomas Mayer

Eu sempre gostei de ruínas, que são praticamente o único tipo de propriedade que tenho perseguido desde criança. Para mim, uma ruína sugere o passado e, ao mesmo tempo, oferece a possibilidade de reconstruí-lo, para que ela também contenha o futuro. O que torna este lugar tão único é que a usina foi construída aqui por causa do rio, para mover a roda de água, por causa das rochas para a construção do dique e paredes, do vale para represar a água e das madeiras para a construção. Na verdade, é a mesma abordagem que eu sempre uso: trabalhar com materiais, técnicas, mão-de-obra e possibilidades disponíveis. Construímos com base na tradição, mas da mesma forma que foi feita no passado. Pedra, madeira, concreto, vidro, pedra natural: os edifícios são feitos da natureza. Tudo é detalhado, quase tudo é novo, nada se destaca, não é a arquitetura que chama a atenção. Ao contrário, é uma arquitetura que combina e, acima de tudo, é projetado para passar o tempo.

© Thomas Mayer
© Thomas Mayer
Usina, Planta Baixa
Usina, Planta Baixa
© Thomas Mayer
© Thomas Mayer

Como é estar lá agora? Cada vez eu vou lá com o pensamento persistente de que eu fui completamente louco em investir tanto em uma propriedade e duas casas e, ainda, toda vez que eu chego lá, eu penso comigo mesmo: tudo é como deveria ser. Felizmente, eu não sou o único que se sente assim e expressa este mesmo sentimento. Na verdade, é quase como um milagre. A primeira manhã, enquanto desfrutava de uma xícara de café no pátio, por exemplo, eu vi alguns veados que andavam no vale. Barulho de água dia e noite. As grandes janelas dão uma sensação de não haver diferença entre espaços internos e externos, e é como se tivesse sido assim há centenas de anos. Quando o clima fica quente, você pode nadar no canal. Plantas brotam do chão. Você cozinha e come como se estivesse vivendo a vida de Riley e pode dormir como um bebê. E porque a água está sempre fluindo, não há mosquitos!

© Thomas Mayer
© Thomas Mayer
Usina, Planta Baixa
Usina, Planta Baixa
© Thomas Mayer
© Thomas Mayer
Cita: "Usina Mavaleix / Piet Hein Eek" [Mill Mavaleix / Piet Hein Eek] 04 Set 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Martins, Maria Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/772910/usina-mavaleix-piet-hein-eek> ISSN 0719-8906