Centro Cultural e Sala de Concertos em Malmö / Schmidt Hammer Lassen Architects

Centro Cultural e Sala de Concertos em Malmö / Schmidt Hammer Lassen Architects - Imagem 2 de 23Centro Cultural e Sala de Concertos em Malmö / Schmidt Hammer Lassen Architects - Imagem 3 de 23Centro Cultural e Sala de Concertos em Malmö / Schmidt Hammer Lassen Architects - Imagem 4 de 23Centro Cultural e Sala de Concertos em Malmö / Schmidt Hammer Lassen Architects - Imagem 5 de 23Centro Cultural e Sala de Concertos em Malmö / Schmidt Hammer Lassen Architects - Mais Imagens+ 18

  • Cliente Da Sala De Concertos: Cidade de Malmö
  • Cliente Do Hotel E Congresso: Skanska
  • Paisagismo: SLA
  • Empreiteira: Skanska
  • Colaboradores: Akustikon
  • Sustentabilidade: Tagetting LEED Platinum
  • Cidade: Malmö
  • País: Suécia
Mais informaçõesMenos informações
Centro Cultural e Sala de Concertos em Malmö / Schmidt Hammer Lassen Architects - Imagem 5 de 23
© Adam Mørk

"Malmö Live" é um edifício expressivo, aberto e dinâmico, que oferece inúmeras atividades dentro de sua arquitetura. O ponto de partida para o projeto foi a tradição arquitetônica escandinava moderna, que se concentra na organização clara, funcional e acessível, e na planta livre. O edifício tornar-se-á um ponto focal e um marco em Malmö, oferecendo um cenário em que o espírito da cidade e sua diversidade e intimidade recebem uma expressão arquitetônica.

Centro Cultural e Sala de Concertos em Malmö / Schmidt Hammer Lassen Architects - Imagem 15 de 23
© Adam Mørk

"A ideia era criar uma 'Casa da Cidade', incorporando as expressões arquitetônicas de Malmö para desenvolver uma edificação que contribuísse com a vida urbana existente", diz Kristian Ahlmark, sócio sênior do escritório schmidt hammer lassen architects. Ele acrescenta: "O contexto inspirou nossa escolha de materiais e cores, bem como os vários tamanhos das áreas do edifício, já que o próprio projeto de construção aponta para o futuro."

Centro Cultural e Sala de Concertos em Malmö / Schmidt Hammer Lassen Architects - Imagem 11 de 23
© Adam Mørk

Malmö Live situa-se em Universitetsholmen, Malmö. O edifício consiste em espaços cúbicos torcidos e com tamanhos diferentes para combinar com as direções e alturas dos edifícios vizinhos. As fachadas são projetadas com uma expressão homogênea para fazer a composição parecer como uma escultura arquitetônica.

Centro Cultural e Sala de Concertos em Malmö / Schmidt Hammer Lassen Architects - Imagem 16 de 23
Planta Baixa - 1° Pavimento

A entrada principal fica na parte norte do edifício, que conta com uma clássica "galeria" faceando a praça em frente. Do sul, os visitantes entram no edifício diretamente a partir do calçadão que corre ao longo do canal. As diferentes funções do edifício são organizadas como elementos separados para se assemelharem a uma pequena cidade. O saguão torna-se a rua, que percorre todo o andar térreo e amarra todos os espaços. Como as cidades medievais, com ruas curvas, estreitas e organizadas em torno de praças e largos, o saguão é projetado para formar pequenos locais de recolhimento e reentrâncias onde os visitantes podem parar, sentar e apreciar a vista do canal e do parque.

Centro Cultural e Sala de Concertos em Malmö / Schmidt Hammer Lassen Architects - Imagem 4 de 23
© Adam Mørk

"Nós quebramos a massa do edifício em entidades menores que interagem com o entorno. Os volumes claramente definidos também criam uma hierarquia da maneira em que o edifício é percebido. A expressão exterior utiliza a escala da cidade, suas cores e materiais, como ponto de partida. Aqui, os espaços qualitativos e diferenciados são criados em torno do edifício, em conjugação com os edifícios circundantes. Esses espaços incluem uma praça para a prática de skate ou para assistir a jogos de futebol numa grande tela, um parque linear, um novo passeio ao longo do canal ao sul e dois grandes decks de madeira que conectam a água e o edifício", diz Kristian Ahlmark.

Centro Cultural e Sala de Concertos em Malmö / Schmidt Hammer Lassen Architects - Imagem 21 de 23
Corte

No interior, três volumes recebem um grande salão de concertos, um espaço flexível e uma sala de conferências, que são elementos claramente definidos que, através de suas composições mútuas, definem o tom para a musicalidade do edifício. Os três volumes construtivos têm dimensões quase urbanas, que suportam a ideia de "uma cidade dentro da cidade". O interior é simples, consistindo em concreto escuro aparente, pedra, madeira e bronze. A vida urbana exterior é trazida para o interior para suportar a natureza aberta do edifício. Na sala de concertos, o clima muda. O salão é um espaço íntimo revestido em carvalho e metal.

Centro Cultural e Sala de Concertos em Malmö / Schmidt Hammer Lassen Architects - Imagem 7 de 23
© Adam Mørk

"Trabalhamos em estreita cooperação com Akustikon para atingir duas coisas: um som de alta qualidade e uma sala com uma musicalidade que trabalhe com a música, como sentar-se no interior de um instrumento. O resultado é uma composição de elementos cúbicos, onde cada superfície tem uma função, ângulo e tamanho que suportam a acústica. A luz é integrada nas paredes para que o clima possa ser alterado, dependendo do que está sendo apresentado no salão", conclui Kristian Ahlmark.

Centro Cultural e Sala de Concertos em Malmö / Schmidt Hammer Lassen Architects - Imagem 12 de 23
© Adam Mørk

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:211 18 Malmö, Suécia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Cultural e Sala de Concertos em Malmö / Schmidt Hammer Lassen Architects" [City in the City / schmidt hammer lassen architects] 02 Set 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/772624/cidade-na-cidade-schmidt-hammer-lassen-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.