O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Conselho de Instituições de Arquitetura é criado para apoiar as atividades do UIA 2020

Conselho de Instituições de Arquitetura é criado para apoiar as atividades do UIA 2020

Conselho de Instituições de Arquitetura é criado para apoiar as atividades do UIA 2020
Conselho de Instituições de Arquitetura é criado para apoiar as atividades do UIA 2020, Cortesia de UIA
Cortesia de UIA

O Conselho de Instituições de Arquitetura e Urbanismo do UIA 2020 Rio (CIAU-2020) foi criado no último dia 24 de agosto em uma cerimônia realizada na sede do IAB-RJ que contou com a presença dos presidentes das entidades de arquitetura do Brasil. O Conselho, novidade na União Internacional de Arquitetos (UIA), vai subsidiar o IAB e a comissão organizadora como órgão consultivo e político no 27º Congresso Mundial da entidade, que acontecerá no Rio de Janeiro.

O presidente do IAB, Sérgio Magalhães, explicou que o objetivo do Instituto, ao apresentar a candidatura brasileira para sediar o Congresso da UIA, não era organizar o maior evento internacional de arquitetura, mas aproveitar a oportunidade para buscar a requalificação da profissão e ajudar a construir um diálogo produtivo com a sociedade brasileira e, em consequência, um espaço melhor para todos.

Participaram do evento o presidente do IAB-DN, Sérgio Magalhães; o presidente do IAB-RJ, Pedro da Luz Moreira; o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR), Haroldo Pinheiro; o presidente do CAU-RJ, Jerônimo de Moraes Neto; o presidente da Federação Nacional de Arquitetos e Urbanistas (FNA), Jeferson Salazar; a presidente da Associação Brasileira de Arquitetura Paisagística (ABAP), Letícia Hardt; a presidente da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA), Miriam Addor; o presidente da Federação Pan-Americana de Associações de Arquitetos (FPAA), João Suplicy Neto; e o presidente da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), Gogliardo Vieira Maragno.  

Jeferson Salazar, da FNA, comentou que o congresso é uma grande oportunidade de se estabelecer uma nova cultura arquitetônica e de ensino. “Passados quatro anos do marco que parecia impossível, a fundação do CAU, agora temos cinco anos para cuidar do congresso”, disse o presidente, para em seguida reforçar importância da criação do CIAU. “O novo conselho pode ajudar a trazer temas relevantes, como a habitação social, o estatuto da metrópole e as relações de trabalho.”

Saiba mais sobre o Congresso UIA 2020 Rio no link a seguir.

IAB define os temas que vão direcionar as discussões do UIA 2020 Rio

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Conselho de Instituições de Arquitetura é criado para apoiar as atividades do UIA 2020" 26 Ago 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/772479/conselho-das-entidades-de-arquitetura-sera-pilar-do-uia2020rio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.