O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Publicações
  3. APTO - A moradia moderna de Brasília / Leonardo Wen

APTO - A moradia moderna de Brasília / Leonardo Wen

APTO - A moradia moderna de Brasília / Leonardo Wen
APTO - A moradia moderna de Brasília / Leonardo Wen, © Leonardo Wen
© Leonardo Wen

O livro "Apto - A moradia moderna de Brasília", produzido pelo fotógrafo Leonardo Wen e publicado pela editora Tempo d’Imagem, é um projeto de documentação autoral sobre os primeiros edifícios residenciais que foram construídos na cidade. Mais especificamente, versa sobre os 11 blocos e os 456 apartamentos que compõem a superquadra 108 Sul, cujo desenho urbanístico e arquitetônico foi inteiramente criado por Oscar Niemeyer. Esta foi a primeira superquadra a ser inaugurada em Brasília, o que ocorreu no dia 02 de fevereiro de 1960, poucos meses antes da própria inauguração da nova capital.

Saiba mais sobre o projeto e veja o livro completo, a seguir.

© Leonardo Wen © Leonardo Wen © Leonardo Wen © Leonardo Wen + 10

A intenção deste projeto é construir uma narrativa visual sobre o modo como os atuais moradores se apropriam destes espaços privados, construídos segundo os parâmetros da arquitetura modernista. Trata-se aqui sobre o que há de significante, tanto no sentido visual como histórico, na disposição dos objetos e na decoração dos interiores das residências. O autor evitou colocar pessoas nos primeiros planos das imagens, privilegiando assim a documentação do espaço e o seu uso. Dessa forma, compôs um caleidoscópio de gostos e práticas sociais - um exemplo significativo da visualidade da vida privada de nossos tempos.

© Leonardo Wen
© Leonardo Wen

O autor buscou fotografar os apartamentos menos reformados ao longo dos 50 anos de história de Brasília. O que se verificou no curso do processo foi que, em geral, em cada um desses edifícios não há mais do que quatro ou cinco imóveis que ainda preservem suas características arquitetônicas originais, e que geralmente ainda são habitados pelos pioneiros que chegaram à cidade. Durante os meses de julho a setembro de 2010, foram visitados cerca de 38 apartamentos, acessíveis graças à gentileza de seus moradores.

© Leonardo Wen
© Leonardo Wen

Não se pretende, entretanto, compor uma discurso assertivo sobre a questão residencial de Brasília. O que se vê aqui é uma narrativa fotográfica de cunho documental, mas que lança mão de uma abordagem subjetiva e, portanto, assumidamente pessoal.

© Leonardo Wen
© Leonardo Wen

Este projeto é patrocinado pela FUNARTE, por meio do XI Prêmio Marc Ferrez de Fotografia. A distribuição deste livro é gratuita.

Este é o segundo livro fotográfico que o autor publica sobre a cidade. Em 2009, foi lançado MetaBrasília (Edição do Autor), patrocinado pelo Fundo de Apoio à Cultura do Governo do Distrito Federal.

O AUTOR

Leonardo Wen nasceu em 1981, em Brasília, DF. Graduou-se em fotografia pelo Centro Universitário Senac, em São Paulo. Em 2008, ganhou uma bolsa da União Européia para fazer um mestrado em fotografia documental na London College of Communication, em Londres. Morou em Madri durante o ano de 2011, colaborando com a Agencia EFE de notícias. Atualmente está residindo em Lima (Peru), participando do Master Latinoamericano de Fotografia Contemporánea, dirigida pelo curador espanhol Alejandro Castellote, no Centro de la Imagen. Durante 5 anos trabalhou para o jornal Folha de S.Paulo, na capital paulista. Atualmente, colabora diversos meios de comunicação, tanto brasileiros como estrangeiros.

© Leonardo Wen
© Leonardo Wen

Seu portfolio, assim como sua biografia completa, podem ser vistos aqui.

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Victor Delaqua
Autor
Cita: Victor Delaqua. "APTO - A moradia moderna de Brasília / Leonardo Wen" 22 Ago 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/772327/apto-a-moradia-moderna-de-brasilia-leonardo-wen> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.