Anunciados os vencedores do concurso para o Mercado Comunitário de Istambul

A plataforma Ctrl+Space, responsável por organizar concursos de arquitetura, divulgou os vencedores do concurso de ideias para o Mercado Comunitário de Istambul, que buscava propostas culturalmente relevantes para um mercado na região central de Istambul, Turquia.

Das 138 propostas enviadas foram selecionados 10 finalistas e destes, três projetos premiados com o primeiro, segundo e terceiro lugar, refletindo a opinião do júri em relação às demandas do concurso: comunicação eficiente, qualidade técnica, qualidade estética, funcionalidade e relação com o contexto. Veja os três projetos vencedores, a seguir.

Primeiro Lugar: Sprouting from the Ancients / M. Baris Yegena e Ozge Ozkul, do Yegena Architectural Design Office

Cortesia de Ctrl+Space

Com as necessidades locais em mente, “Sprouting from the Ancients” foca na preservação nos edifícios existentes, acrescentando apenas arcadas leves na área protegida e garantindo que a história e memória do lugar permaneçam intactos.

O projeto facilita o uso do mercado como um lugar flexível e multifuncional, fazendo com que ele se espalhe por vários níveis e crie uma identidade única.

Anunciados os vencedores do concurso para o Mercado Comunitário de Istambul - Mais Imagens+ 16

Segundo Lugar: The Inhabited Image / Michael Casey Rehm, Kellan Cartledge e Xiang Tai Sun, do Studio Kinch

Cortesia de Ctrl+Space

Seguindo o exemplo de alguns edifícios históricos de Istambul, “The Inhabited Image” se baseia em modelos matemáticos para criar seu projeto e conceito. Além de uma grelha simples e estruturalmente eficiente, a cor externa do edifício é programada para replicar digitalmente a imagem do mercado - "a vitalidade do material ecoa na vitalidade do mercado, permitindo a manutenção do mercado enquanto sua ocupação vai mudando."

Anunciados os vencedores do concurso para o Mercado Comunitário de Istambul - Mais Imagens+ 16

Terceiro Lugar: A Hanging Marketplace / Stefan Lengen e Henrik Cheung, do FELT Architecture

Cortesia de Ctrl+Space

Estratificando a plataforma do mercado em um espaço vertical dinâmico, “A Hanging Marketplace” cria um sentido de comunidade "ao mesclar pessoas e espaço através das atividades comerciais formais e informais que ocorrem em diferentes plataformas."

Com sua estrutura incomum, o projeto conceitualiza uma relação espacial distinta através de módulos e plataformas, criando uma atmosfera cambiante por toda sua extensão.

Anunciados os vencedores do concurso para o Mercado Comunitário de Istambul - Mais Imagens+ 16

Saiba mais sobre os vencedores e sobre as sete menções honrosas aqui.

Via Ctrl+Space.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Santos, Sabrina. "Anunciados os vencedores do concurso para o Mercado Comunitário de Istambul" [Istanbul Community Market Competition Winners Announced] 13 Ago 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/771691/anunciados-os-vencedores-do-concurso-para-o-mercado-comunitario-de-istambul> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.