Menção Honrosa no concurso Plan Nueva Alameda Providencia em Santiago / Vigliecca & Associados

  • Arquitetos

  • Localização

    Santiago, Santiago Metropolitan Region, Chile
  • Escritório

    VIGLIECCA&ASSOCIADOS
  • Equipe

    Héctor Vigliecca, Luciene Quel, Caroline Bertoldi, Ronald Werner, Neli Shimizu, Carlos Collet, Carolina Passos, Cintia Castro, Flavia Tenan, Leandro Leão, Luiz Marino, Marcela Ferreira, Melissa Ramos, Pedro Ichimaru, Paulo Serra, Luci Maie
  • Engenharia de Transporte

    TTC - Engenharia de Tráfego e de Transportes LTDA: Francisco Moreno Neto, Lucimar Maschio Cardone, Silvia Rosa Domingues, Felipe Costa Furuyama; Sônia Maria Alexandria de Araújo, Gustavo Alexandria Santana (apoio técnico)
  • Perspectivas

    Bhakta Krpa
  • Cliente

    Gobierno Regional Metropolitano de Santiago
  • Extensão da intervenção

    12 km
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

    Cortesia de Vigliecca & Associados

Apresentamos a seguir a proposta desenvolvida pelo escritório Vigliecca & Associados para o concurso internacional Plan Nueva Alameda Providencia em Santiago, Chile, organizado pelo Gobierno Regional Metropolitano de Santiago. Leia a descrição e veja algumas imagens do projeto, que foi premiado com uma menção honrosa, a seguir.

Menção Honrosa no concurso Plan Nueva Alameda Providencia em Santiago / Vigliecca & Associados  - Imagem 2 de 37Menção Honrosa no concurso Plan Nueva Alameda Providencia em Santiago / Vigliecca & Associados  - UrbanoMenção Honrosa no concurso Plan Nueva Alameda Providencia em Santiago / Vigliecca & Associados  - Imagem 4 de 37Menção Honrosa no concurso Plan Nueva Alameda Providencia em Santiago / Vigliecca & Associados  - Imagem 5 de 37Menção Honrosa no concurso Plan Nueva Alameda Providencia em Santiago / Vigliecca & Associados  - Mais Imagens+ 32

Dos arquitetos: As ações de desenvolvimento urbano, suporte para o desenvolvimento econômico e social da cidade, pressupõem uma associação entre a ação sobre a estrutura urbana pública e a dinâmica de uso do solo.

Menção Honrosa no concurso Plan Nueva Alameda Providencia em Santiago / Vigliecca & Associados  - Imagem 7 de 37
Estação Santa Rosa. Image Cortesia de Vigliecca & Associados

Esse tipo de associação é fundamental, principalmente dentro do processo de desenvolvimento urbano de áreas de centralidade como o Eixo Alameda, o coração da Região Metropolitana de Santiago, onde a grande dinâmica de circulação de pessoas, que demanda sistemas de transporte e espaços públicos, está diretamente relacionada ao uso do solo.

Menção Honrosa no concurso Plan Nueva Alameda Providencia em Santiago / Vigliecca & Associados  - Imagem 10 de 37
Perspectiva Pajaritos. Image Cortesia de Vigliecca & Associados

Portanto, a ação pública infraestrutural no Eixo Alameda, com a implantação do novo corredor de transporte público e a requalificação dos espaços públicos, deve servir como suporte para a consolidação dos usos e atividades existentes em Providencia e no Setor Central, e para a indução de novos usos e atividades em direção à Pajaritos, onde há potencial para o desenvolvimento de um novo polo de empregos, aproveitando o adensamento populacional, a localização estratégica, os equipamentos regionais e a disponibilidade de áreas para transformação, além da infraestrutura de transporte público instalada e prevista, de forma a consolidar o caráter metropolitano desta Centralidade ao longo de toda a sua extensão, de leste a oeste.

Menção Honrosa no concurso Plan Nueva Alameda Providencia em Santiago / Vigliecca & Associados  - Imagem 11 de 37
Esquina Vergara - Liberdad. Image Cortesia de Vigliecca & Associados

Premissas e critérios de ação por setor

O processo de definição das premissas e critérios de ação sobre o sistema de circulação e de espaços livres ao longo da Centralidade Metropolitana do Eixo Alameda considerou três ações principais:

Menção Honrosa no concurso Plan Nueva Alameda Providencia em Santiago / Vigliecca & Associados  - Imagem 12 de 37
Elementos da Estação Plaza. Image Cortesia de Vigliecca & Associados

  • COMPREENDER a estrutura física, a dinâmica de circulação atrelada ao uso do solo atual e o potencial de desenvolvimento futuro de cada setor e seus tramos, de forma a identificar a necessidade e o tipo de ação específica em cada um deles.

Menção Honrosa no concurso Plan Nueva Alameda Providencia em Santiago / Vigliecca & Associados  - Janela
Corte do tramo 1. Image Cortesia de Vigliecca & Associados

  • PRIORIZAR os elementos e as dinâmicas que deverão ser consolidadas ou renovadas em cada setor relativamente à capacidade e eficiência do novo sistema de transporte público e a possibilidade de requalificação do espaço público.

Menção Honrosa no concurso Plan Nueva Alameda Providencia em Santiago / Vigliecca & Associados  - Imagem 8 de 37
Estação Baquedano. Image Cortesia de Vigliecca & Associados

  • DAR LEGIBILIDADE às ações públicas propostas ao longo de toda a Centralidade, de leste a oeste, por meio da constituição de um sistema de circulação que integra os sistemas de transporte público existentes e previstos, ciclovias, vias peatonais, largos, praças e parques, em um conjunto definidor da unidade do Eixo Alameda.

Menção Honrosa no concurso Plan Nueva Alameda Providencia em Santiago / Vigliecca & Associados  - Imagem 13 de 37
Masterplan. Image Cortesia de Vigliecca & Associados

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Romullo Baratto. "Menção Honrosa no concurso Plan Nueva Alameda Providencia em Santiago / Vigliecca & Associados " 30 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/771051/mencao-honrosa-no-concurso-plan-nueva-alameda-providencia-em-santiago-vigliecca-and-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.