O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Três projetos portugueses entre os vencedores do Iconic Awards 2015

Três projetos portugueses entre os vencedores do Iconic Awards 2015

Três projetos portugueses entre os vencedores do Iconic Awards 2015

O Iconic Awards, premiação organizada pelo Conselho Alemão de Design, anunciou recentemente a lista de projetos premiados em suas cinco categorias – Arquitetura, Interiores, Produto, Comunicação, Conceito – que na edição de 2015 somam mais de 200 trabalhos contemplados.

Três projetos de arquitetos portugueses estão entre os premiados na categoria Arquitetura. O júri elegeu os edifícios centrais do Parque Tecnológico de Óbidos, de Jorge Mealha, e a Escola Superior de Desporto de Melgaço, de Pedro Reis, entre os melhores exemplos de arquitetura pública construída em 2014; já a Renova Loja & Teatro que o ateliê PHYD Arquitectura projetou para a fábrica da empresa de produtos de papel em Pedrogão, Torres Novas, está entre os melhores trabalhos de arquitetura comercial.

Também nomeado para a edição deste ano do Prêmio Mies van der Rohe, atribuído pela União Europeia, o projeto de Jorge Mealha para o Parque Tecnológico de Óbidos incluiu, além do desenho dos edifícios centrais (escritórios, auditório, salas de reunião e de formação, cafeteria e zonas de lazer), a praça principal do complexo, destinada a incubar empresas de natureza científica, tecnológica ou criativa.

Parque Tecnológico em Óbidos / Jorge Mealha. © João Morgado
Parque Tecnológico em Óbidos / Jorge Mealha. © João Morgado

O projeto da Escola Superior de Desporto de Melgaço, do arquiteto Pedro Reis, construído através de um concurso público, é o núcleo pedagógico do Complexo Desportivo e de Lazer de Melgaço, concentrando as atividades de ensino e administração (salas de aula, biblioteca, espaços destinados aos docentes, etc.) e as áreas sociais, servidas por grandes zonas envidraçadas com vista para a envolvente rural.

Escola Superior de Desporto de Melgaço / Pedro Reis. © José Campos | Architectural photography
Escola Superior de Desporto de Melgaço / Pedro Reis. © José Campos | Architectural photography

Os Iconic Awards pretendem promover uma visão integrada do processo arquitetônico, considerando que "as estruturas icônicas são o resultado de uma interação equilibrada entre as diferentes subdisciplinas" envolvidas. Além dos prêmios distribuídos nas cinco categorias e respectivas subcategorias e dos 30 "best of the best" de cada ano, são atribuídos também prêmios nas categorias especiais Arquitetos do Ano, Cliente do Ano, Designers de Interiores do Ano e Projeto do Ano. Os vencedores de 2015 foram, respectivamente, o Heatherwick Studio, a fábrica de produtos cosméticos Aesop, o estúdio Nendo e o Shakespeare Theatre, projetado por Renato Rizzi para a Gdansk, na Polônia.

A cerimônia de premiação acontecerá em Munique no mês de outubro, durante a feira Expo Real. Para saber mais sobre os projetos portugueses premiados, clique nas imagens a seguir.

Parque Tecnológico em Óbidos / Jorge Mealha

Escola Superior de Desporto de Melgaço / Pedro Reis Arquitecto

Renova Loja & Teatro / PHYD ARQUITECTURA

Via Público.pt

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Três projetos portugueses entre os vencedores do Iconic Awards 2015" 28 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770975/tres-projetos-portugueses-entre-os-vencedores-do-iconic-awards-2015> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.