Três projetos portugueses entre os vencedores do Iconic Awards 2015

Três projetos portugueses entre os vencedores do Iconic Awards 2015

O Iconic Awards, premiação organizada pelo Conselho Alemão de Design, anunciou recentemente a lista de projetos premiados em suas cinco categorias – Arquitetura, Interiores, Produto, Comunicação, Conceito – que na edição de 2015 somam mais de 200 trabalhos contemplados.

Três projetos de arquitetos portugueses estão entre os premiados na categoria Arquitetura. O júri elegeu os edifícios centrais do Parque Tecnológico de Óbidos, de Jorge Mealha, e a Escola Superior de Desporto de Melgaço, de Pedro Reis, entre os melhores exemplos de arquitetura pública construída em 2014; já a Renova Loja & Teatro que o ateliê PHYD Arquitectura projetou para a fábrica da empresa de produtos de papel em Pedrogão, Torres Novas, está entre os melhores trabalhos de arquitetura comercial.

Também nomeado para a edição deste ano do Prêmio Mies van der Rohe, atribuído pela União Europeia, o projeto de Jorge Mealha para o Parque Tecnológico de Óbidos incluiu, além do desenho dos edifícios centrais (escritórios, auditório, salas de reunião e de formação, cafeteria e zonas de lazer), a praça principal do complexo, destinada a incubar empresas de natureza científica, tecnológica ou criativa.

Parque Tecnológico em Óbidos / Jorge Mealha. © João Morgado
Parque Tecnológico em Óbidos / Jorge Mealha. © João Morgado

O projeto da Escola Superior de Desporto de Melgaço, do arquiteto Pedro Reis, construído através de um concurso público, é o núcleo pedagógico do Complexo Desportivo e de Lazer de Melgaço, concentrando as atividades de ensino e administração (salas de aula, biblioteca, espaços destinados aos docentes, etc.) e as áreas sociais, servidas por grandes zonas envidraçadas com vista para a envolvente rural.

Escola Superior de Desporto de Melgaço / Pedro Reis. © José Campos | Architectural photography
Escola Superior de Desporto de Melgaço / Pedro Reis. © José Campos | Architectural photography

Os Iconic Awards pretendem promover uma visão integrada do processo arquitetônico, considerando que "as estruturas icônicas são o resultado de uma interação equilibrada entre as diferentes subdisciplinas" envolvidas. Além dos prêmios distribuídos nas cinco categorias e respectivas subcategorias e dos 30 "best of the best" de cada ano, são atribuídos também prêmios nas categorias especiais Arquitetos do Ano, Cliente do Ano, Designers de Interiores do Ano e Projeto do Ano. Os vencedores de 2015 foram, respectivamente, o Heatherwick Studio, a fábrica de produtos cosméticos Aesop, o estúdio Nendo e o Shakespeare Theatre, projetado por Renato Rizzi para a Gdansk, na Polônia.

A cerimônia de premiação acontecerá em Munique no mês de outubro, durante a feira Expo Real. Para saber mais sobre os projetos portugueses premiados, clique nas imagens a seguir.

Parque Tecnológico em Óbidos / Jorge Mealha

Escola Superior de Desporto de Melgaço / Pedro Reis Arquitecto

Renova Loja & Teatro / PHYD ARQUITECTURA

Via Público.pt

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Três projetos portugueses entre os vencedores do Iconic Awards 2015" 28 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770975/tres-projetos-portugueses-entre-os-vencedores-do-iconic-awards-2015> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.