"Mushtari”: uma roupa produzida com impressão 3D

A designer e arquiteta Neri Oxman, do Mediated Matter group, divulgou recentemente a Mushtari: uma roupa produzida a partir de impressão 3D que pode converter a luz do sol em produtos de vestuário. Parte da coleção Wanderer, Mushtari foi concebida como uma relação entre as formas de vida mais primitiva e mais sofisticada. A vestimenta contem 58 metros de canais de fluídos internos e funciona como uma fábrica microbiana que converte a luz do sol em itens de vestuário.

Através de uma relação simbiótica entre um microrganismo fotossintético (e.g. microalgas ou cianobactérias) e micróbios compatíveis, Mushtari mimetiza o fenômeno que se dá na natureza. O usuário aciona o microrganismo fotossintético a produzir sacarose a partir da luz do sol, que é então convertida pelos micróbios compatíveis nos produtos desejados, como, por exemplo, pigmentos, drogas, alimento, combustível ou aromas.

Cortesia de Mediated Matter Group
Cortesia de Mediated Matter Group
Cortesia de Mediated Matter Group

Usando algoritmos de crescimento generativo, Mushtari foi desenvolvida com uma geometria inicial e parâmetros de interação. Com informações guiando a geometria local, variações nas propriedades dos materiais e atração e repulsão entre os vértices da malha, a forma final foi um único canal de 58 metros de comprimento com diâmetros que variam entre 1mm e 2,5 cm. A transparência foi mapeada para criar pontos de acesso para os microrganismos fotossintéticos receberem luz.

Cortesia de Mediated Matter Group
Cortesia de Mediated Matter Group
Cortesia de Mediated Matter Group

A impressão 3D de Mushtari foi possível com a colaboração do Mediated Matter Group e Stratasys, criadores da Object Connex3, uma impressora 3D que funciona com diversos materiais e cores. Para criar os canais ocos da roupa foi necessário usar um líquido que poderia ocupar os espaços internos dos tubos durante a impressão.

Cortesia de Mediated Matter Group

Mushtari foi desenvolvida por Neri Oxman em parceria com Will Patrick (líder de pesquisa), Steven Keating e Sunanda Sharma do Mediated Matter Group, Prof. Pamela Silver e Stephanie Hays da Harvard Medical School; Dr. James Weaver do Harvard Wyss Institute for Biologically Inspired Engineering; e Christoph Bader e Dominik Kolb.

Saiba mais sobre o Mediated Matter

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Oh, Eric. ""Mushtari”: uma roupa produzida com impressão 3D" [Neri Oxman’s “Mushtari” Is a 3D Printed Wearable That Makes Products from Sunlight] 22 Jul 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770529/mushtari-uma-roupa-produzida-com-impressao-3d> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.