Anunciados os cinco projetos finalistas do concurso "Plan Nueva Alameda Providencia" em Santiago

Em Santiago, o júri do concurso internacional “Nueva Alameda-Providencia” acaba de anunciar as cinco propostas finalistas para a remodelação do corredor de transporte mais importante da capital chilena.

Organizado pelo Governo Regional Metropolitano de Santiago, o concurso buscou entre as 23 propostas apresentadas nesta primeira etapa aquelas que integrem "as demandas dos habitantes de Santiago por uma melhor qualidade de vida, expressada em espaços públicos articuladores da identidade nacional e urbana, e melhoras substanciais no transporte público e mobilidade em todas as suas formas".

Conheça as equipes finalistas após o salto.

Anunciados os cinco projetos finalistas do concurso Plan Nueva Alameda Providencia em Santiago - Mais Imagens+ 1

1. Proposta: Alameda 2030
Nome do Proponente: Luis Vidal
Arquiteto Responsável: Luis Vidal
Engenheiro Responsável: Alberto Neira Garrido
País: Espanha

A proposta foi selecionada por sua forte ênfase em desenvolver uma estratégia ou plano diretor integral para o corredor de transporte. Foi valorizada a elaboração metodológica e as estratégias de planejamento urbano baseadas na integração de usos do solo e nós de transporte para criar potenciais novos e subcentros, e a organização da malha viária com base em "superquadras", como uma forma de reduzir o congestionamento e os cruzamentos de veículos no eixo.

Pré-selecionado Número 1. Imagem Cortesia de Nueva Alameda Providencia

2. Proposta: Centro Estendido, Ensanche Alameda - Providencia
Nome do Proponente: URBE Diseño y Gestión Urbana Ltda
Arquiteto Responsável: Pablo Jordán Fuchs
Engenheiro Responsável: Gloria Hutt Hesse
País: Chile

A proposta foi selecionada por uma visão tradicional de desenvolvimento urbano baseado na criação de sistemas de pares de vias e extensões com a Alameda (Ecuador-Tarapaca-Alonso Ovalle–Marcoleta), com ênfase na promoção da renovação urbana da malha à oeste da Alameda. Foi valorizado o desenho do sistema das estações do BRT, a proposta de grandes praças cívicas ao longo do eixo, a ampliação dos espaços públicos e o a transposição subterrânea da Avenida Andrés Bello.

Pré-selecionado Número 2. Imagem Cortesia de Nueva Alameda Providencia

3. Proposta: Estratégia Santiago Sustentável, Um projeto de integração urbana em três fases
Nome do Proponente: ARCHITECTURE - STUDIO
Arquiteto Responsável: René Arnaud
Engenheiro Responsável: Gonzalo Véjar Lobos
País: França

Foi selecionada por apresentar uma visão ampla do sistema de transporte e da evolução em etapas temporais do uso do espaço público. Este é baseado no desenvolvimento de pares viários ou alargamentos e alternativas de redes de transporte público paralelas e complementares ao sistema de BRT do eixo. Aqui, foi valorizado as propostas de renovação urbana do setor oeste do eixo paralelo à Avenida Equador e Alameda Poniente.

Pré-selecionado Número 3. Imagem Cortesia de Nueva Alameda Providencia

4. Proposta: Eixo Nueva Alameda Providencia 2020, Regeneração urbana, eficiência funcional e equidade territorial
Nome do Proponente: Prat Arquitectos Limitada
Arquiteto Responsável: Leopoldo Prat Vargas
Engenheiro Responsável: Alejadro Tirachini Hernández
País: Chile

A proposta foi selecionada por sua visão unitária, patrimonial e cidadã do eixo. Pelo fortalecimento e ampliação de seus espaços públicos. Destaca-se um sólido planejamento de transportes através de um desenho do sistema de BRT e dos pontos de regulação de frequência nos principais nós do eixo, como a Praça Baquedano, Estação Central e Pajaritos. Além disto, destacam-se o desenho urbano do denominado Nó Equador, por sua extraordinária relevância em termos de imagem metropolitana, e as ideias de novas pontes sobre o rio Mapocho no setor da Praça Baquedano.

Pré-selecionado Número 4. Imagem Cortesia de Nueva Alameda Providencia

5. Proposta: Fluxos Integrados, recuperação de espaço público e a paisagem no eixo Alameda Providencia
Nome do Proponente: GroundLab LTD. - AECOM/ Sergio Chiquetto - Lyon Bosch Arquitectos LTDA.
Arquiteto Responsável: José Alfredo Ramírez
Engenheiro Responsável: Sergio Chiquetto
País: Chile / Reino Unido

Esta proposta foi selecionada por sua qualidade, sobriedade e visão unitária do tratamento do espaço público, por fortalecer os principais nós de transporte metropolitano do eixo e o sistema de áreas verdes e sistemas de águas (metáfora de restauração do braço histórico do rio Mapocho). Apresenta atrativas seções das avenidas que integram a interconexão BRT/Metrô e o uso compartilhado do espaço viário para automóveis, pedestres e bicicletas, com plataformas de embarque dos ônibus à direita e à esquerda ajustando-se às condições do contexto. A solução da Praça Baquedano é bastante atrativa.

Pré-selecionado Número 5. Imagem Cortesia de Nueva Alameda Providencia

Menções Honrosas 

Proposta: Gran Andén Ciudadano
Nome do Proponente: Zaha Hadid Architects (Londres, Inglaterra), SENCORP ARQUITECTURA S.A (Santiago do Chile) e BAC ENGINEERING CONSULTANCY GROUP SL (Barcelona, Espanha)
Arquiteto Responsável: Andrés Weil Parodi
Engenheiro Responsável: Rubén Godoy Miranda
País: Chile

Proposta: A Intervenção em Infraestrutura Pública como Estratégia de Desenvolvimento Urbano
Nome do Proponente: Vigliecca & Asociados Ltda.
Arquiteto Responsável: Lucienne Quel
Engenheiro Responsável: Francisco Moreno
País: Brasil

Proposta: Nova visão urbana do Corredor Alameda Providencia
Nome do Proponente: GRUPO AC & A, Estudio AISENSON e ASNNOISE
Arquiteto Responsável: Alberto Jaime Varas
Engenheiro Responsável: Roberto Agosta
País: Argentina

As propostas finalistas serão entregues no dia 8 de setembro de 2015 e a equipe ganhadora será anunciada em 06 de outubro de 2015.

Mais detalhes aqui.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Anunciados os cinco projetos finalistas do concurso "Plan Nueva Alameda Providencia" em Santiago" [Anuncian a los cinco proyectos finalistas del concurso Plan Nueva Alameda Providencia en Santiago] 26 Jul 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770389/anunciados-os-cinco-projetos-finalistas-do-concurso-plan-nueva-alameda-providencia-em-santiago> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.