O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Studio Lauria propõe mobiliário urbano que gera energia e armazena água da chuva

Studio Lauria propõe mobiliário urbano que gera energia e armazena água da chuva

Studio Lauria propõe mobiliário urbano que gera energia e armazena água da chuva
Studio Lauria propõe mobiliário urbano que gera energia e armazena água da chuva, Bromelia. Image Cortesia de Studio Lauria
Bromelia. Image Cortesia de Studio Lauria

Em 2011 o arquiteto italiano Daniele Lauria foi contratado pela cidade de Belém, PA, para conceber um plano de desenvolvimento sustentável para a ilha de Cotijuba, uma reserva natural com grande potencial turístico. A ilha, situada na Baía de Marajó, antigamente habitada por índios Tupinambás, serviu entre 1933 e 1977 como uma prisão.

Desse período restam, próximo ao porto, as ruínas da antiga prisão que, para o arquiteto líder do Studio Lauria, se tornam um espaço polivalente para a arte, recepção de turistas, promoção do artesanato local e outras atividades. O projeto restaura e completa as estruturas existentes com novos volumes, alguns dos quais destinados à geração de energia renovável - no caso, solar e biomassa.

Bromelia. Image Cortesia de Studio Lauria Bromelia. Image Cortesia de Studio Lauria Vista geral do novo plano. Image Cortesia de Studio Lauria Cortesia de Studio Lauria + 13

O Studio Lauria trabalhou no plano diretor da ilha até 2013, porém, o projeto será implementado apenas no próximo ano por ocasião do 400º aniversário da fundação de Belém. O plano prevê o aumento da área do porto e um sistema de transporte elétrico, minimizando qualquer fonte de poluição na ilha.

Vista geral do novo plano. Image Cortesia de Studio Lauria
Vista geral do novo plano. Image Cortesia de Studio Lauria

Uma característica especial do plano é a criação de um mobiliário urbano multiuso - que serve como banco, ponto de ônibus e bondes, ponto de recolha do lixo etc.) - intitulado "Bromelia" e inspirado na planta de mesmo nome. O projeto foi pensado para produzir a energia solar através de uma película fotovoltaica e coletar a água da chuva para posterior reuso.

Bromelia. Image Cortesia de Studio Lauria
Bromelia. Image Cortesia de Studio Lauria

Bromelia é uma proposta pensada inicialmente para Belém, porém, o Studio Lauria pretende levar o modelo de mobiliário urbano a outras cidades do mundo, sobretudo localidades que sofrem com os problemas crescentes de escassez de água.

Cortesia de Studio Lauria
Cortesia de Studio Lauria

O arquiteto Daniele Lauria se formou em Florença em 1995 e, após formado, trabalhou com os arquitetos Renzo Piano e Leonardo Benevolo em projetos de urbanismo e revitalização de edifícios. O pavilhão construído para o Festival Europeu da Internet foi apresentado na Bienal de Veneza em 2000. A qualidade dos materiais, a importância da luz e da cor, o desenho de espaços funcionais, as relações com o contexto, a sustentabilidade como princípio fundamental do projeto são as características do Studio Lauria que atua desde 2009 na América do Sul, incluindo o Brasil.

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "Studio Lauria propõe mobiliário urbano que gera energia e armazena água da chuva" 16 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770324/studio-lauria-propoe-mobiliario-urbano-que-gera-energia-e-armazena-agua-da-chuva> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.