Casa do Leitor / Ensamble Studio

Casa do Leitor / Ensamble Studio - Mais Imagens+ 26

  • Arquitetos: Ensamble Studio; Ensamble Studio
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
    Fotografias:Roland Halbe
  • Colaboradores: Marina Otero, Elena Pérez, Ricardo Sanz, Alba Cortés
  • Quantitativos: Javier Cuesta
  • Empreendedor: Fundación Germán Sánchez Ruipérez
  • Empresa De Construção: Ferrovial
  • Arquiteto Responsável: Antón García- Abril, Débora Mesa Molina
  • Cidade: Madri
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Roland Halbe

Descrição enviada pela equipe de projeto. O antigo matadouro de Madri está transformando-se num importante centro de Criação Contemporânea, organizando concursos de arquitetura que podem dar origem a propostas para recuperar seus 148.300 m² e abrigar processos criativos, formação artística e diálogo participativo entre as artes.

Diagrama

O projeto da Casa do Leitor é o resultado de uma competição que aconteceu em 2006, em que o Ensamble Studio ganhou o primeiro prêmio. O objetivo do concurso era para restaurar os armazéns 13, 14, 17b e 17c do antigo Matadouro para incorporar um novo programa educacional.

© Roland Halbe

A proposta feita pelo Ensemble Studio mantém e aprimora o caráter original do complexo industrial, mediante a imposição de uma nova ordem para um dos edifícios pré-existentes. A confluência e relacionamento do novo sistema e o existente conforma um novo espaço.

Cortesia de Ensamble Studio

Dois níveis físicos de percepção e atividade são definidos formando um cenário mutável. O nível superior, construído com vigas de concreto pré-moldado de 40 toneladas cada, é um espaço para pesquisas e estudo. Estas vigas são pontes, ruas aéreas, vetores de atividade. Em oposição à estrutura de basílica dos galpões, longitudinal, leve e metálica; as novas estruturas são inseridas através das janelas e costuram o espaço transversalmente, dando unidade ao complexo formado pelos armazéns 13 e 14, que anteriormente eram edifícios independentes. O nível inferior participa, sem perder sua essência, do ritmo marcado pelo nível superior. Dinâmico e mutável, este nível hospedará as atividades educacionais e de difusão cultural, permitindo a sua redefinição futura.

Corte

O armazém 17c abriga a área de escritório, enquanto o armazém 17b torna-se uma sala polivalente ou um auditório. O telhado inclinado do auditório foi reconstruído, respeitando o perfil original. No entanto, internamente, uma ordem diferente é re-imposta. Um arco gerado por lâminas de alumínio veste e ilumina o espaço.

Cortesia de Ensamble Studio

A paleta de materiais inclui a tradição industrial do Antigo Matadouro de Madri. Granito, aço e concreto pré-moldado.

© Roland Halbe

O complexo arquitetônico protegido requer uma cirurgia de grande precisão para manter a sua aparência e sua estrutura interna, além de incorporar a nova utilização. A intervenção implementa, assim, a partir do início da consolidação da estrutura existente, num estado de estabilidade precária, e a inserção de uma nova estrutura, que permite a transformação do espaço para a nova atividade, respeitando em todos os momentos os elementos estruturais originais. A estrutura interna de metal delicada e a parede perimetral de alvenaria que definiram o volume original, hoje continuam a defini-lo, e são complementados pela estrutura de concreto pré-moldado adicionada que difere claramente do que havia anteriormente, preservando a memória do lugar e o começo de uma nova história.

Cortesia de Ensamble Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Arganzuela, Madri, Madri, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa do Leitor / Ensamble Studio" [Casa del Lector / Ensamble Studio] 20 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770202/casa-del-lector-ensamble-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.