Creche Chrysalis / Collingridge and Smith Architects

Creche Chrysalis / Collingridge and Smith Architects - Mais Imagens+ 27

  • Arquitetos: Collingridge And Smith Architects (CASA); Collingridge and Smith Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  800
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Construtora: Keola homes ltd
  • Planejamento: Planning Focus
  • Quantitativos: Kwanto
  • Paisagismo: Playscapes
  • Arquiteto Responsável: Phil Smith, Graham Collingridge, Evan Crighton
  • Cidade: Auckland
Mais informaçõesMenos informações
Cortesia de Collingridge and Smith Architects

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno localiza-se numa zona comercial e é dominado por duas árvores protegidas maduras, com tubos gotejadores sob os quais não se pode construir. Isso faz com que o lote não seja rentável para a maioria dos usos comerciais, mas, na verdade, apresenta uma oportunidade única e bonita para a construção de uma creche.

Cortesia de Collingridge and Smith Architects

A nossa missão consistia em criar uma creche única e inovadora capturando os valores culturais e espirituais da área. Nosso ponto de partida foi o próprio terreno que apresentou tanto o problema como a solução: as árvores.

Cortesia de Collingridge and Smith Architects

Para a maioria dos empreendedores as árvores teriam sido um grande problema, mas para a creche elas fornecem uma solução bonita e simbólica. Uma delas é uma árvore de carvalho Inglês, a outra uma Pohutakawa nativa, de igual tamanho e estatura, lado a lado, com os ramos tocando no coração do terreno. Este simbolismo é a base para o whakapapa (antepassados) do local e seu novo uso: uma creche bi-cultural (e multicultural).

Cortesia de Collingridge and Smith Architects

Na visão tradicional maori, as árvores também representam Tane que se separou de Rangi e Papa para criar o mundo (da luz). O projeto baseia-se nisso através da criação de um "vazio" ou um espaço ao redor das árvores, que separa os vários elementos do novo centro e fornece um invólucro de proteção em torno da zona de raízes. O edifício representa Papa (mãe terra), que estava trancada num abraço apertado com Rangi (pai céu), e por isso a curva graciosa do edifício remete a dois braços estendidos para o céu. A forma ascendente reforça ainda mais este efeito, mantendo uma altura respeitosa sob as árvores, permitindo boas vistas sobre eles a partir de um ambiente mais amplo.

Planta Baixa

Além disso, o simbolismo pode ser encontrado durante todo o projeto, o mais impressionante sendo as formas de vela ao redor da curva exterior do edifício. Estes são baseados em formas tradicionais de vela Maori mas honram todas as culturas da Nova Zelândia, os quais originalmente fizeram as viagens por barcos a vela.

Cortesia de Collingridge and Smith Architects

O efeito de camadas sobrepostas das velas também remete aos padrões de entalhes tradicionais, enquanto a coloração e a curva do edifício representam o Koru, que é uma forma que simboliza paz, crescimento, força, nova vida. Esse efeito confere uma forma dinâmica para o edifício quando visto a partir da estrada, e a sutil mudança na cor de cada vela de verde escuro para branco dá uma experiência dinâmica e em constante mudança enquanto o observador se move em torno do edifício.

Cortesia de Collingridge and Smith Architects

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Auckland, Nova Zelândia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Creche Chrysalis / Collingridge and Smith Architects" [Chrysalis Childcare Centre / Collingridge and Smith Architects] 19 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770201/chrysalis-childcare-centre-collingridge-and-smith-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.