O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Espanha
  5. 05 AM Arquitectura
  6. Residência em Frente ao Córrego / 05 AM Arquitectura

Residência em Frente ao Córrego / 05 AM Arquitectura

  • 09:00 - 14 Julho, 2015
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Residência em Frente ao Córrego / 05 AM Arquitectura
Residência em Frente ao Córrego / 05 AM Arquitectura, © Adrià Goula
© Adrià Goula

© Adrià Goula © Adrià Goula © Adrià Goula © Adrià Goula + 17

© Adrià Goula
© Adrià Goula

Descrição enviada pela equipe de projeto. O objetivo deste projeto era proporcionar uma moradia adaptada às necessidades do cliente que, em consequência de um acidente, perdeu a mobilidade e se desloca com a ajuda de uma cadeira de rodas. 

© Adrià Goula
© Adrià Goula

O terreno de forma trapezoidal possui somente um vizinho no lado oeste e nos outros lados limita-se com a rua ao norte, uma praça ao leste e um córrego ao sul. Trata-se de uma localização muito exposta ao espaço público, e o projeto poderá aproveitar-se disto mas também garantir uma certa privacidade.  

© Adrià Goula
© Adrià Goula

A residência se desenvolve toda no térreo e é definida através de dois volumes que adaptam-se a geometria irregular do terreno. Um é paralelo ao limite da parcela vizinha e o outro perpendicular a rua, estando levemente deslocado em relação ao primeiro. Tal configuração define entre eles um espaço protegido da visão do espaço público e voltado aos juncos do córrego. Trata-se de um espaço muito ensolarado, e para proteger-se do sol e da chuva foi previsto uma significativa área coberta. 

Planta Baixa
Planta Baixa

Este espaço entre os dois volumes é uma extensão do espaço interior da residência, uma área mais livre, uma zona pavimentava de fácil acessibilidade para a cadeira de rodas. 

© Adrià Goula
© Adrià Goula

A residência deveria ser econômica e construir-de de forma fácil, por isso, optou-se pelos sistemas construtivos mais básicos utilizados com coerência para lograr seu máximo proveito. O projeto foi construído e dentro para fora, por camadas, primeiro a parede estrutural, que acabou por se tornar visível no interior, depois o isolamento, evitando assim qualquer ponte térmico, logo uma câmera de ar onde foi possível esconder as porta de correr, e por fim, um revestimento cerâmico com juntas de argamassa e cal. 

Detalhe
Detalhe

A pequena morada beneficia-se ao máximo das características do local, usando os baixos recursos disponíveis para proporcionar espaços agradáveis e práticos.

© Adrià Goula
© Adrià Goula

Ver a galeria completa

Cita: "Residência em Frente ao Córrego / 05 AM Arquitectura" [House in Front of a Stream / 05 AM Arquitectura] 14 Jul 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770179/residencia-em-frente-ao-corrego-05-am-arquitectura> ISSN 0719-8906