Residência em Frente ao Córrego / 05 AM Arquitectura

Residência em Frente ao Córrego / 05 AM Arquitectura - Mais Imagens+ 12

Cassà de la Selva, Espanha
  • Colaboradores: Carles Planas, Júlia Esteve, Marta Lloret
  • Estrutura: David Codinach
  • Sistemas: Albert Colomer
  • Construtora: Albert Puigmolé
  • Arquitetos Responsáveis: Carme Muñoz, Joan Arnau
  • Cidade: Cassà de la Selva
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Adrià Goula

Descrição enviada pela equipe de projeto. O objetivo deste projeto era proporcionar uma moradia adaptada às necessidades do cliente que, em consequência de um acidente, perdeu a mobilidade e se desloca com a ajuda de uma cadeira de rodas. 

© Adrià Goula

O terreno de forma trapezoidal possui somente um vizinho no lado oeste e nos outros lados limita-se com a rua ao norte, uma praça ao leste e um córrego ao sul. Trata-se de uma localização muito exposta ao espaço público, e o projeto poderá aproveitar-se disto mas também garantir uma certa privacidade.  

© Adrià Goula

A residência se desenvolve toda no térreo e é definida através de dois volumes que adaptam-se a geometria irregular do terreno. Um é paralelo ao limite da parcela vizinha e o outro perpendicular a rua, estando levemente deslocado em relação ao primeiro. Tal configuração define entre eles um espaço protegido da visão do espaço público e voltado aos juncos do córrego. Trata-se de um espaço muito ensolarado, e para proteger-se do sol e da chuva foi previsto uma significativa área coberta. 

Planta Baixa

Este espaço entre os dois volumes é uma extensão do espaço interior da residência, uma área mais livre, uma zona pavimentava de fácil acessibilidade para a cadeira de rodas. 

© Adrià Goula

A residência deveria ser econômica e construir-de de forma fácil, por isso, optou-se pelos sistemas construtivos mais básicos utilizados com coerência para lograr seu máximo proveito. O projeto foi construído e dentro para fora, por camadas, primeiro a parede estrutural, que acabou por se tornar visível no interior, depois o isolamento, evitando assim qualquer ponte térmico, logo uma câmera de ar onde foi possível esconder as porta de correr, e por fim, um revestimento cerâmico com juntas de argamassa e cal. 

Detalhe

A pequena morada beneficia-se ao máximo das características do local, usando os baixos recursos disponíveis para proporcionar espaços agradáveis e práticos.

© Adrià Goula

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência em Frente ao Córrego / 05 AM Arquitectura" [House in Front of a Stream / 05 AM Arquitectura] 14 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770179/residencia-em-frente-ao-corrego-05-am-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.