Open House Porto conta com mais de 10 mil visitantes em sua edição de estreia

Realizado no último final de semana, o primeiro Open House Porto superou todas as expectativas, contando com cerca de 11 mil visitas aos 42 locais escolhidos pelo comissário, o arquiteto Pedro Bandeira, para a edição de estreia deste evento internacional nas cidades do Porto, Gaia e Matosinhos.

De famílias a pessoas de todas as idades, de estudantes a profissionais das mais variadas áreas, muitos foram aqueles que não quiseram perder a oportunidade de descobrir edifícios públicos e privados, conhecendo assim projetos e obras de restauro tanto de espaços em funcionamento como de espaços desocupados.

Primeira edição do Open House Porto. Image Cortesia de Nuno Sampaio

Devido à enorme afluência de público, algumas das visitas previstas triplicaram tendo sido feito um esforço imediato de ajuste o que se traduziu na realização, em dois dias, de 128 visitas comentadas por especialistas - muitas delas feitas pelos próprios autores dos projetos - e 143 visitas regulares comentadas por guias.

Primeira edição do Open House Porto. Image Cortesia de Nuno Sampaio

O Farol de Leça (Matosinhos), a Casa do Conto (Porto) e o Mosteiro e Quartel da Serra do Pilar (Gaia) foram os locais mais visitados recebendo, ao todo, cerca de dois mil visitantes. A proximidade entre profissionais e público contribuiu para o constante ambiente informal que se viveu, estreitando assim as relações entre quem projeta e quem usufrui dos espaços, fator essencial para a promoção da arquitetura e dos profissionais que a exercem.

Primeira edição do Open House Porto. Image Cortesia de Nuno Sampaio
Primeira edição do Open House Porto. Image Cortesia de Nuno Sampaio

O Open House Porto contou com a coprodução da Casa da Arquitectura e Trienal de Arquitectura de Lisboa e contou com as Câmaras Municipais do Porto, Gaia e Matosinhos como parceiros estratégicos. Contabilizou ainda 18 parceiros, 42 proprietários, 95 voluntários e 39 especialistas, números que se traduzem num apoio incondicional que permitiu fazer deste evento aberto a todos um sucesso que se quer repetir já no próximo ano.

Atualmente o Open House Worldwide conta já com 30 cidades que recebem, ao todo, cerca de um milhão de visitantes, fato que materializa o lema de Victoria Thornton - fundadora da rede internacional Open House - “Open your eyes, minds and doors”.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Open House Porto conta com mais de 10 mil visitantes em sua edição de estreia" 09 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/769925/open-house-porto-conta-com-mais-de-10-mil-visitantes-este-ano> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.