O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Pavilhão
  4. Itália
  5. EMBT
  6. 2015
  7. Pavilhão Copagri - ‘Love IT’ / EMBT

Pavilhão Copagri - ‘Love IT’ / EMBT

Pavilhão Copagri - ‘Love IT’ / EMBT
Pavilhão Copagri - ‘Love IT’ / EMBT, © Marcela Grassi
© Marcela Grassi

© Marcela Grassi © Marcela Grassi © Roland Halbe © Marcela Grassi + 15

  • Arquitetos

  • Localização

    Milão, Itália
  • Direção de Projeto

    Makoto Fukuda
  • Coordenador de Projetos

    Valentina Nicol Noris
  • Equipe de Projeto

    Dirce Medina, Claudia Baralla, Claudia Manenti, Silvia Pirrera, Gabriele Rotelli, Andres Echevarria, Thomas Hostache, Carlo Cervellieri, Luca Amighetti, Ana De la Cuesta, Ana Zueras, Daniel Combariza
  • Área

    560.0 m²
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

  • Apoio Técnico e Científico

    Matteo Ruta, Emilio Pizzi – Politecnico di Milano, Departamento ABC, Milano. Colaboradores: Alessio Costantino Mirabella, Elena Seghezzi, Ivana Congiu
  • Projeto Estrutural

    Francesco Iorio – SIO Studio Iorio, Bergamo
  • Projeto Interiores

    Andrea Laudini – Moniga del Garda (BS)
  • Engenharia Incêndio

    Giuseppe Amaro – GAE Engineering, Torino
  • Consultoria de Projeto e Fabricação Digital

    Pierpaolo Ruttico – INDEXLAB, Milano with Carlo Beltracchi
  • Projeto de estruturas tensionadas em PVC

    formTL – Radolfzell
  • Projeto Serviços

    Massimo Croci – Gallarate (VA)
  • Imagens

    Empresa Creativa – Riccione (RN)
  • Construção e Estrutura em Madeira

    Foresti Distribuzione Laterizi, Pralboino (BS)
  • Coordenador de Obra e Segurança

    Michele Peres – Desenzano del Garda (BS)
  • Diretor Técnico da Obra

    Renzo Gaffurini – Gussago (BS)
  • Instalações Estrutura Estática

    Manuel Ferrari – Pozzolengo (BS)
  • PVC

    Canobbio Textile Engineering, Castelnuovo Scrivia (Al)
  • Serviços Mecânicos e Elétricos

    ZL Impianti Elettrici Srl – Castiglione d/S (MN), Tecnoelettrica Snc – Ospitaletto (BS), C.R.S. Impianti Srl – Gorle (BG), IT Core Spa – Brescia, Weker Srl – Gorizia
  • Pisos Resinados

    Zaniboni Wall Texture di Marco Zaniboni – Brescia, Ideal Work Srl – Riese Pio X (TV), D&D Pavimenti Srl – Solaro (MI)
  • Mobiliário

    G Stand Srl – Sona (VR), Dall'Ora Alberto – Sommacampagna (VR), Autotrasporti DETO.VE. - Buttapietra (VR), Blocco 86 Srl – Arad (RO), Idea Vetro Snc – Verona, IFI Spa – Tavullia (PU), TM Italia Srl – Folignano (AP), Tecnica d'interni – Castorano (AP)
  • Luminotécnico

    ViaBizzuno – Bentivoglio (BO), Bover, Barcelona
  • Sistemas de Áudio e Vídeo

    Sound Center Snc - Brescia
  • Mais informações Menos informações
© Roland Halbe
© Roland Halbe

Descrição enviada pela equipe de projeto. O pavilhão projetado para Copagri chamado 'Love IT’ está localizado na porção sudeste da Arena do Lago - um grande corpo d'água circular no final do Cardo, um dos eixos principais do master plan da Expo Milão 2015 - e circundado pelo Pavilhão da União Europeia e o Pavilhão Vanke.

Sua implantação está no pátio junto ao Pavilhão da Itália, chamado 'Minamora’, um nome que em italiano conjura o conceito auspicioso de se apaixonar "M'innamoro", mas que na verdade provém da palavra japonesa "Minamo" que significa superfícies de água.

© Roland Halbe
© Roland Halbe

O projeto resulta da combinação de duas cúpulas individuais de mesmo diâmetro, mas de alturas diferentes. Uma vez agrupados, criam um espaço flexível e bem estruturado que pode ser subdividido para se adequar a diferentes necessidades dos espaços internos. A cúpula dupla consiste de um origami de elementos estruturais de madeira laminada colada, unidas por chapas de aço. 

A cúpula é concebida como uma variação do vasto espaço público em que está inserido: por essa razão, a estrutura apresenta grande permeabilidade e coerência com seu entorno.

Detalhe
Detalhe

A estrutura é composta de um grande grid tridimensional que gradualmente se transforma em estruturas similares à galhos de árvores costurados, à medida que sobe para o topo aberto da cobertura. Os elementos estruturais se transformam em elementos arquitetônicos, projetados como fachadas interna e externa, assim como os galhos de uma árvore. Os espaços vazios do grid reforçam a permeabilidade da luz e do ar, aliados com a continuidade visual entre interior e exterior.

A cúpula dupla é uma estrutura pré-fabricada, feita de madeira laminada colada de Abeto com juntas de aço revestidas de zinco. Máquinas de controle numérico cortaram os elementos estruturais, e eles podem facilmente ser montados e desmontados de acordo com as necessidades de reuso da Copagri após a Expo, assim como estava determinado nos requerimentos de projeto do concurso.

© Marcela Grassi
© Marcela Grassi

A parte superior das cúpulas, chamadas de "chapéu", podem abrigar os serviços necessários do edifício em si e para a Arena do Lago, que consiste de luzes, antenas, auto-falantes, entre outros.

Uma camada interna de PVC translúcido, suspenso dos vértices das estruturas cobrem as aberturas e evitam a penetração de água nos interiores. As lâminas de PVC seguem o grid estrutural.

Corte
Corte

Abafadores de PVC brancos e translúcidos cobrem o espaço interno em correspondência ao óculo central: estes elementos não estão vinculados à lâmina de PVC interna, garantindo ventilação natural pelo efeito chaminé. A ventilação natural é essencial: além das aberturas superiores, todo o perímetro das cúpulas é coberto com uma tela.

A cúpula aparece como um elemento de luz na praça pública: a estrutura não apenas inclui um sistema de auto-iluminação, mas também proporciona iluminação para o entorno: resplandece como um farol que brilha intensamente, sua luz refletindo na superfície do lago, amplificando seu esplendor.

© Marcela Grassi
© Marcela Grassi

As lâmpadas espetaculares, também em forma de cúpula, são suspensas em relação à vigas e se penduram na estrutura para iluminar todos os elementos da configuração interna.

De acordo com as necessidades dos expositores, a cúpula conta com duas entradas afim de organizar o fluxo de visitantes procedentes do Palazzo Itália, desde Cardo, e os espetáculos ao redor de Albero della Vita.

© Marcela Grassi
© Marcela Grassi

O layout interno é organizado em áreas. A meno cúpula abriga 13 grandes expositores triangulares, criando o típico ambiente de um mercado italiano. Cada espaço expositivo é como um anfitrião, trocando produtos a cada semana, com produtos únicos e naturais, narrados por seus agricultores. Sob a cúpula maior, um cilindro abriga uma pequena sala de demonstração de cozinha, uma exposição multi-sensorial e dois espaços dedicados à pizza biológica e à degustação de sorvetes italianos.

As portas da entrada foram fabricadas com uma estrutura de aço e painéis de madeira: as portas são abertas de manhã e se mantém assim durante todo o dia. Estes painéis são modulares e idênticos aos estruturais, podem ser abertos e portanto, revelar sua verdadeira natureza. Quando as cúpulas estão fechadas para visitação, recriam a integridade do grid estrutural de madeira.

© Marcela Grassi
© Marcela Grassi

A fundação da cúpula é feita a base de concreto armado. O piso interno é de alta resistência de fácil limpeza, pintado com ácido sintético e se converte em parte do piso de concreto.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Pavilhão Copagri - ‘Love IT’ / EMBT" [Copagri Pavilion ‘Love IT’ / EMBT] 08 Jul 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/769585/pavilhao-copagri-love-it-embt> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.