Reconversão do Convento de Santa Maria do Bouro numa pousada / Eduardo Souto de Moura + Humberto Vieira

Reconversão do Convento de Santa Maria do Bouro numa pousada / Eduardo Souto de Moura + Humberto Vieira - Mais Imagens+ 53

  • Colaboradores: Manuela Lara, Marie Clement, Ana Fortuna, Pedro Valente
  • Estruturas: G.O.P.
  • Eletricidade: G.O.P.
  • Instalações Mecânicas: Gestão Energia Térmica
  • Construtor: Soares da Costa
  • Ano Do Projeto: 1989
  • Cliente: Enatur
  • Custo: 7.980.766,35 Euros
  • Cidade: Amares
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
© Luis Ferreira Alves

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto tenta adaptar, ou melhor, servir-se das pedras disponíveis para construir um novo edifício. Trata-se de uma nova construção, onde intervêm vários depoimentos (uns já registados, outros a construir) e não da reconstrução do edifício na sua forma original.

Corte

Para o projeto as ruínas são mais importantes que o "Convento", já que são material disponível, aberto, manipulável, tal como o edifício o foi durante a história.

© Luis Ferreira Alves

Não pretendemos com essa atitude construir uma excepção, procurando a originalidade do manifesto, mas sim cumprir uma regra de arquitetura, quase sempre constante ao longo do tempo.

© Luis Ferreira Alves
Planta - 2º Pavimento
© Luis Ferreira Alves

Durante o projeto o "desenho" tentou encontrar a lucidez entre forma e programa.

Perante duas hipóteses, optamos por recusar a consolidação pura e simples da ruína para uso contemplativo, apostando por injetar materiais, usos, formas e funções "entre les choses" como dizia Corbusier. O "pitoresco" é uma fatalidade que acontece e não a vontade de um programa.

© Luis Ferreira Alves

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Cemitério de Bouro, 4720, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Reconversão do Convento de Santa Maria do Bouro numa pousada / Eduardo Souto de Moura + Humberto Vieira" [SANTA MARIA DO BOURO CONVENT / Eduardo Souto de Moura + Humberto Vieira] 29 Jun 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/769336/reconversao-do-convento-de-santa-maria-do-bouro-numa-pousada-eduardo-souto-de-moura-plus-humberto-vieira> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.