Clássicos da Arquitetura: Ginásio de Guarulhos / Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi

Clássicos da Arquitetura: Ginásio de Guarulhos / Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi - Janela, PilarClássicos da Arquitetura: Ginásio de Guarulhos / Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi - Imagem 3 de 16Clássicos da Arquitetura: Ginásio de Guarulhos / Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi - JanelaClássicos da Arquitetura: Ginásio de Guarulhos / Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi - Fachada, JanelaClássicos da Arquitetura: Ginásio de Guarulhos / Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi - Mais Imagens+ 11

Por Jamile Weizenmann

O edifício é formado por um volume único retangular organizado por uma malha regular cujo módulo é um quadrado de nove metros de lado. Na sua totalidade possui treze módulos no sentido longitudinal e quatro módulos no sentido transversal.

Clássicos da Arquitetura: Ginásio de Guarulhos / Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi - Fachada
© Acervo Vilanova Artigas. Fotografia: José Moscardi

A planta baixa é setorizada em três faixas longitudinais que definem o zoneamento funcional e cada uma possui uma cota de nível. Na primeira faixa, equivalente a uma linha de módulos, estão as salas de aula orientadas a sudoeste. Nas duas linhas modulares seguintes, à cota de um metro e meio abaixo do nível das salas, dispõe-se o pátio aberto, a quadra esportiva, auditório e outro pátio aberto menor. Na última faixa configuram-se dois pavimentos. A partir do nível da quadra, subindo um metro e trinta centímetros, situam-se o setor administrativo e mais duas salas de aula. E, descendo um metro e cinquenta centímetros estão os sanitários coletivos e a cantina. Este nível inferior permite um dos acessos à edificação, ocupando quatro módulos localizados entre os sanitários.

Clássicos da Arquitetura: Ginásio de Guarulhos / Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi - Imagem 13 de 16
Planta Baixa. Image © Jamile Weizenmann

A estrutura da edificação segue o rigor da modulação estabelecida e das faixas organizadoras do programa funcional. O módulo rege a distância entre os pilares no sentido longitudinal, elucidando o programa repetitivo das salas de aula. No sentido transversal, distam exatamente um módulo nas faixas das extremidades e dois módulos na faixa central, gerando quatro linhas de pilares.  A cobertura é uma laje em concreto, tipo caixão perdido. Nas faixas da extremidade o vínculo entre a laje e os pilares funciona como estrutura em pórtico. Já no centro, a grelha nervurada recebe subtrações, que configuram zenitais, permitindo a entrada de iluminação natural sobre a quadra.

Clássicos da Arquitetura: Ginásio de Guarulhos / Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi - Imagem 8 de 16
© Acervo Vilanova Artigas. Fotografia: Nelson Kon

A peculiaridade do desenho dos pilares, cuja seção reduz ao se afastar da cobertura, é coerente com o sistema estrutural de pórtico aliando racionalidade à plasticidade. Na fachada sudoeste, os pilares funcionam como elemento estrutural e brise vertical. A continuidade da laje de cobertura completa a proteção solar mista, formando uma lâmina horizontal sobre os pilares. Na fachada nordeste, em predominância, são utilizados elementos vazados de concreto, cobogós, que reforçam a presença do módulo estrutural a partir do desenho quadricular proposto.

Clássicos da Arquitetura: Ginásio de Guarulhos / Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi - Imagem 14 de 16
Corte Esquemático 1. Image © Jamile Weizenmann
Clássicos da Arquitetura: Ginásio de Guarulhos / Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi - Imagem 15 de 16
Corte Esquemático 2. Image © Jamile Weizenmann

Nas extremidades, os pilares posicionados da edificação não tangenciam as esquadrias. Medem a espessura da parede por um metro e meio de profundidade, sendo perpendiculares à maior dimensão do volume. Atingem dois metros e oitenta de altura. Os pilares são recortados no seu canto inferior externo. À medida de um terço de sua altura total e encontrando o centro da base, origina-se a linha diagonal desta subtração formando um ângulo de quarenta e cinco graus no sentido exterior ao interior da edificação.

Clássicos da Arquitetura: Ginásio de Guarulhos / Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi - Viga
© Acervo Vilanova Artigas. Fotografia: José Moscardi

Os pilares internos, posicionados junto à faixa central têm mesma espessura dos pilares das extremidades. Já a sua face maior define uma forma poligonal irregular cuja menor medida está na altura que coincide com a base dos pilares externos. A partir dessa aresta virtual intermediária, o polígono amplia-se formando ângulos obtusos tanto em direção à laje de cobertura quanto ao piso da quadra. Desse modo, o perímetro da face lateral dos pilares internos é antes a soma de dois polígonos mais simples, unidos por uma aresta comum.

Clássicos da Arquitetura: Ginásio de Guarulhos / Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi - Imagem 3 de 16
Via Arquitetura Brutalista (CC BY-NC 3.0)

Os ângulos internos das linhas oblíquas externas que ampliam a seção dos pilares internos são idênticos: cento e quinze graus em relação ao eixo horizontal. Já o ângulo da segunda linha oblíqua inferior, que finaliza ao tocar o piso da cantina, é limitado pelo encontro desta diagonal com a projeção de uma linha imaginária no alinhamento da parede do setor administrativo. Nestes pilares, a única linha vertical, que configura uma face, é aquela mais próxima aos pilares externos que, não obstante, é quebrada por uma pequena diagonal que amplia a seção do pilar no encontro com a laje superior.

Clássicos da Arquitetura: Ginásio de Guarulhos / Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi - Imagem 16 de 16
Detalhe dos Pilares. Image © Jamile Weizenmann

A relação entre os dois tipos de pilares encontra-se na diagonal que define o corte inferior dos pilares externos. O mesmo ângulo gera um segmento da diagonal que cria o canto superior externo dos pilares internos adjacente à quadra. Esta adição amplia a seção no pilar no encontro com a laje superior.

Na obra do Ginásio de Guarulhos, a partir de um esquema modular inicial lança-se a estrutura resistente. Esta, ao constituir-se tridimensionalmente, revela na forma expressiva dos seus elementos a linguagem arquitetônica do edifício.

Clássicos da Arquitetura: Ginásio de Guarulhos / Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi - Imagem 9 de 16
© Acervo Vilanova Artigas. Fotografia: Nelson Kon

Jamile Weizenmann é arquiteta e urbanista pela UNISINOS em 2006, mestre e doutoranda pelo PROPAR-UFRGS. É coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo e docente da UNIVATES.

Este Clássico da Arquitetura foi elaborado durante o I Workshop ArchDaily Brasil e selecionado por nossa equipe editorial. Se você quiser compartilhar suas ideias em ArchDaily Brasil, nos escreva para colabore@archdaily.com.

Guarulhos, Brasil

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua Santa Conceição, 212 - Vila Progresso, Guarulhos - SP, 07095-130, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Jamile Weizenmann. "Clássicos da Arquitetura: Ginásio de Guarulhos / Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi" 24 Jun 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/769052/classicos-da-arquitetura-ginasio-de-guarulhos-vilanova-artigas-e-carlos-cascaldi> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.