Vinícola Chateau Margaux / Foster + Partners

Vinícola Chateau Margaux / Foster + Partners - Mais Imagens+ 24

Croqui © Foster + Partners

Descrição enviada pela equipe de projeto. Seguindo um masterplan estratégico, o projeto foi o primeiro novo edifício visível na região desde o Château (castelo) e as adegas existentes que foram construídas há 200 anos. Além de uma grande nova adega, a Nouveau Chai, o projeto inclui uma nova Vinoteca, a renovação de edifícios existentes e a histórica Laranjal. Juntos, estes fornecem instalações de apoio a este importante produtor de vinhos em sua contínua busca pela excelência.

Croqui © Foster + Partners
© Nigel Young / Foster + Partners

O Nouveau Chai é um novo edifício para a produção de vinho tinto e branco, que se estende desde a ala oriental do complexo do início do século XIX, equilibrando a composição total. Seu espaço aberto e flexível é moldado pelos diferentes processos de produção de vinho e inclui um novo centro de pesquisa e desenvolvimento. Na sua simplicidade, a arquitetura vernacular reinterpreta os telhados da região e harmoniza com edifícios industriais existentes na propriedade - o novo edifício tem um telhado inclinado no mesmo nível, sustentado por colunas de suporte de carga em forma de árvore e pontuado por poços de luz. A solução estrutural inovadora foi o resultado do trabalho em equipe entre engenheiros e arquitetos na prática.

© Nigel Young / Foster + Partners

Enterrado sobre os vinhedos para ter o mínimo de impacto na paisagem, a nova Vinoteca possui 70 metros de comprimento. Localizada longe da área de inundação, a nova unidade oferece armazenamento subterrâneo seguro, ambientalmente estável, no coração da propriedade para coleção de garrafas de Château Margaux. A massa térmica da estrutura de concreto ajuda a regular a temperatura naturalmente.

© Nigel Young / Foster + Partners

Com a adição do Nouveau Chai e da Vinoteca, houve uma oportunidade para utilizar o espaço da adega existente - este edifício agora é inteiramente dedicado à produção de vinho tinto. Para maximizar a eficiência, áreas como a tanoaria foram relocadas, e a antiga Vinoteca tornou-se novamente um depósito de barris. Outros espaços, como a passarela de visitantes às caves de envelhecimento, foram remodeladas. O pátio central também foi redesenhado para acomodar a instalação de equipamentos temporários durante a época de colheita.

© Nigel Young / Foster + Partners

Localizado no norte do local, o Laranjal de 640 metros quadrados - a mais antiga estrutura na propriedade - foi completamente remodelado. Ao longo do tempo, o edifício histórico tinha sido alterado e perdeu seu caráter. As adições recentes foram removidas e o tecido da estrutura original foi restaurado. Isso incluiu abrir as grandes janelas viradas ao sul para criar um jardim de inverno cheio de luz, o que proporciona um espaço flexível para eventos. O Laranjal protege laranjeiras e limoeiros durante os meses de inverno, e nos meses de colheita é usado como um refeitório.

© Nigel Young / Foster + Partners

Foster:

"Como um amante de vinho, há apenas um Château Margaux - é um rótulo santificado. Este projeto foi inspirado pelo caráter do espaço existente, e que Bernard Rudofsky chamava de "arquitetura sem arquitetos" - a arquitetura vernacular que engloba tudo, desde os moinhos de vento às pontes, e a maravilhosa herança do "grande celeiro". Eu sou fascinado por essa tradição anônima desde meus tempos de estudante. No Margaux, fui inspirado por um almoço comunitário no espaço aberto sob o grande telhado de uma das estruturas durante a colheita da uva. Ao investigar ruínas em outro lugar do terreno, vi que era possível reciclar telhas suficientes para criar um outro telhado principal no com o mesmo estilo. A nova adega está enraizada na tecnologia de hoje e também suas tradições - é "do lugar", tanto na cultura quanto na arquitetura local. No quadro geral de Margaux, esta abordagem garante que o Chateau original da 1815 continue a ser o protagonista arquitetônico. À primeira vista, não parece ser um novo edifício."

Croqui © Norman Foster
Croqui © Norman Foster
Croqui © Norman Foster

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Margaux, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Vinícola Chateau Margaux / Foster + Partners" [Chateau Margaux Winery / Foster + Partners] 22 Jun 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/768932/vinicola-chateau-margaux-foster-plus-partners> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.