Rio de Janeiro tem sua história contada através de documentário

Dirigido por Juliana de Carvalho, o documentário São Sebastião do Rio de Janeiro – a formação de uma cidade, previsto para estrear no segundo semestre deste ano, reconstrói os quase cinco séculos de história da cidade do Rio de Janeiro.

Repleto de animações gráficas, o filme mostra, através de fatos históricos, a disputa que o homem travou com a natureza na transformação de um pequeno aglomerado em uma das maiores cidades da América Latina. Da fundação da cidade em março de 1565 à atual configuração urbana, passando por séculos que viram a cidade de expandir em direção ao mar, se desenvolver através das linhas ferroviárias e dos caminhos de bonde e ter parte de sua orla aterrada, o documentário se baseia em registros escritos, cartografias, pinturas e desenhos produzidos desde o século XVI.

Desenvolvimento da cidade nos século XIX a partir das linhas ferroviárias. Screenshot do filme. Via G1

Em entrevista para o G1, a diretor do documentário comentou: “Esse aglomerado urbano desde o início luta com a natureza para se instalar. Ele constrói, destrói, aterra, desterra, abre túneis... a chegada desses povos de fora, vindos da Europa, da África, junto com o índio que aqui já habitava, nesse sítio maravilhoso, cria uma cultura: a cultura carioca.”

Assim que mais informações sobre o documentário forem divulgadas, publicaremos em nossa página. Fique de olho!

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Rio de Janeiro tem sua história contada através de documentário" 12 Jun 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/768385/cidade-do-rio-de-janeiro-tem-sua-historia-contada-atraves-de-documentario> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.