O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Vietnã
  5. DD concept
  6. 2014
  7. Casa 3x10 / DD concept

Casa 3x10 / DD concept

Casa 3x10 / DD concept
Casa 3x10 / DD concept, © Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

© Hiroyuki Oki © Hiroyuki Oki © Hiroyuki Oki © Hiroyuki Oki + 32

  • Arquitetos

  • Localização

    Ho Chi Minh City, Vietnã
  • Arquiteto Responsável

    Anh Dung To
  • Área

    110.0 m²
  • Ano do projeto

    2014
  • Fotografias

© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício é concebido como uma pequena residência, localizado na cidade de Ho Chi Minh, onde também se encontra o edifício mais alto do Sul do Vietnã. Os desafios do projeto consideraram os conflitos entre a necessidade de privacidade e o desejo de uma comunicação externa/interna, dentro de uma metragem pequena de um denso tecido urbano.

A casa questiona a ideia da capacidade de morar em um espaço que mede 3 x 10 m e que configurasse um ambiente espacialmente dinâmico.

© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

O edifício consiste de uma estratégia de camadas que resolvem as problemáticas comuns da vida doméstica. Assim, a estrutura aparente assume um apelo estético que proporciona uma legibilidade da forma como a arquitetura responde à estratégia espacial, além da escala interna e o caráter de grande abertura da casa.

© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

A fachada de envoltória dupla, a cobertura que parece flutuar e a iluminação interna contribuem para o jogo espacial enquanto que ao mesmo tempo utiliza a ventilação natural cruzada e iluminação natural. Os vazios internos entre os pavimentos auxiliam a manter a conexão entre o interior e o exterior mesmo quando as portas estão fechadas.

© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

Ao longo do dia a arquitetura oferece uma interação entre luz e sombra, proporcionando uma experiência diferente ao longo do dia e também das estações do ano. A luz também é considerada como elemento de projeto à medida que reflete nos painéis metálicos nas diferentes intensidades de luz natural de manhã e a tarde. A consideração do elemento metal como uma metáfora de envoltória transparência para conectar espaços, auxiliam a delinear fronteira entre o interior e exterior.

© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki
Planta Pavimento Térreo
Planta Pavimento Térreo

O programa da casa com numerosos volumes tinha que ser flexível em sua concepção de projeto. A cozinha, o banheiro, escadas, armários e prateleiras se fundem em um todo unificado que assume uma caixa de multi-funções com as limitações em relação à medida de 3 x 3 metros.

© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki
Planta Primeiro Pavimento
Planta Primeiro Pavimento

O dormitório assume uma compressão espacial reforçada como experiência similar á um túnel enquadrado pela laje de concreto que abriga um jardim na parte superior. De manhã, o sol fornece uma experiência maravilhosa em sua interação entre os vidros das aberturas e os painéis metálicos.

© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki
Planta Segundo Pavimento
Planta Segundo Pavimento

A alma da casa é o elemento mais importante definido por tais atmosferas. Adoração simboliza a purificação e a conexão entre o ser humano e a natureza, e a arquitetura facilita essa interação sagrada. A partir da porta de entrada de adoração, o caminho de pedras cinzas é projetado para pés descalços como uma passarela, levando o morador ao longo do jardim para o banco para a meditação. Chega-se à uma cena em que a luz da lua ilumina um cenário romântico ajudando o corpo a relaxar dentro da natureza de uma cidade densa.

© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki
Cita: "Casa 3x10 / DD concept" [3x10 House / DD concept] 15 Jun 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/768228/casa-3x10-dd-concept> ISSN 0719-8906