Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Hiroyuki Oki

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Casa Thao Dien / MM++ architects

© Hiroyuki OKI © Hiroyuki OKI © Hiroyuki OKI © Hiroyuki OKI + 30

Thảo Điền, Vietnã
  • Arquitetos: MM++ architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 280.0 m2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2014

Casa Termiteiro / Tropical Space

© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki
Thanh Khê District, Vietnã
  • Arquitetos: Tropical Space
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 80.0 m2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2014

© Hiroyuki Oki © Hiroyuki Oki © Hiroyuki Oki © Hiroyuki Oki + 36

Ao ar livre: a arquitetura residencial contemporânea do Vietnã

O Vietnã tem uma rica história de arquitetura tradicional. Desde as casas de Rong e residências de Trinh Tuong às casas de palafitas do povo Ede, o país mostra uma profundidade de métodos e estilos de construção vernaculares. Hoje, arquitetos reinterpretam as técnicas de construção do passado para criar casas neo-tradicionais baseadas na vida contemporânea.

© Hiroyuki Oki © Hiroyuki Oki © Hiroyuki Oki © Hiroyuki Oki + 13

36 Escritórios de arquitetura do Sul Global que você precisa conhecer

© Zhou Ruogu/Savoye Photographe
© Zhou Ruogu/Savoye Photographe

Os países que fazem parte do chamado Sul Global sofreram muitas transformações em suas cidades nos últimos anos devido, sobretudo, ao rápido crescimento dos centros urbanos e aos já conhecidos desafios econômicos e sociais característicos dos países "em desenvolvimento". O crescimento urbano, o desenvolvimento sustentável, a qualidade de vida, a saúde nas cidades e o desenvolvimento de sua própria identidade cultural são algumas das questões com as quais as arquiteturas locais tiveram - e ainda terão - que lidar.

Alguns jovens profissionais da arquitetura entenderam a importância de projetar tendo em vista seu próprio território, conferindo a essa arquitetura uma identidade claramente local. Ao desenvolverem novas tipologias e usarem seus próprios recursos materiais, apresentam soluções inovadoras, específicas para o local e, acima de tudo, essencialmente contemporâneas no sentido de se pensar o futuro da arquitetura e do planeta como um todo.

© Fernando Guerra | FG+SG © Tomás Rodríguez © Fernando Schapochnik © Maurice Ascani + 38

Casa em Cascata / Nha Dan Architects

© Hiroyuki Oki © Hiroyuki Oki © Hiroyuki Oki © Hiroyuki Oki + 24

Ho Chi Minh City, Vietnã
  • Arquitetos: Nha Dan Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 540.0 m2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2018

O céu é o limite: 26 projetos que utilizam a cobertura como espaço habitável

Cortesía de JAJA Architects © Studio Bauhaus, Ryuji Inoue © John Siu © Yoshiharu Matsumura + 28

Quando falamos em cobertura ou quinta fachada, é comum pensarmos em lajes planas. Na realidade, existe uma ampla gama de usos e possibilidades que se materializam de maneiras diferentes, dependendo das necessidades técnicas específicas de cada cobertura, bem como das possibilidades espaciais e climáticas de cada local. Coberturas também podem ser um espaço propício para o desenvolvimento de estruturas, extensões, áreas de lazer, espaços interativos e até a integração paisagística das obras.

18 Projetos de arquitetura voltados para crianças

A arquitetura para crianças não necessariamente se reflete em brincadeiras para eles. No caso dos jardins infantis, parques e escolas, o processo projetual é realizado por adultos, no entanto, os fiéis usuários são as crianças. Portanto, os arquitetos têm a responsabilidade de garantir que o entorno construído ofereça a oportunidade de brincar, explorar e aprender no espaço físico.

Com isso em mente, apresentamos 18 espaços projetados especialmente para crianças - ambientes que talvez possam inspirar aos futuros Fosters, Hadids e Le Corbusiers.

O que as escolas mais inovadoras do século XXI têm? 8 exemplos que você precisa conhecer

Se pensarmos como era o sistema educativo antigamente, percebemos que tanto a pedagogia aplicada nas escolas, como as infraestruturas escolares, eram muito diferentes do sistema atual. O modelo educativo do século XX poderia ser definido como similar ao 'modelo espacial das prisões, sem interesse nenhum em estimular uma formação integral, flexível e versátil', como já foi exposto há algum tempo aqui no ArchDaily.

Entretanto, agora, nos encontramos em uma época em que as transformações sociais, econômicas e os avanços na tecnologia têm criado uma sociedade mais global na qual a informação e a aprendizagem são cada vez mais acessíveis. Esta mudança radical tem transformado a sociedade em que vivemos, tornando obsoleto o modelo educativo atual baseado em um ensino rígido e unidirecional.

Desta maneira, existem escolas que não somente romperam com o modelo de ensino tradicional, mas também, traçaram novas referências educativas internacionais, explorando novos paradigmas e abrindo novas possibilidade dentro do desenho dos espaços educacionais. Posto que a arquitetura como os modelos educativos costumam refletir a ideologia de uma sociedade, como se define a escola do século XXI?

Vittra Telefonplan / Rosan Bosch. Image Hakusui Nursery School / Yamazaki Kentaro Design Workshop. Image Cortesía de Yamazaki Kentaro Design Workshop Kwel Ka Baung School / A.gor.a Architect. Image Cortesía de Agora Architects Jardim de Infância de Cultivo / Vo Trong Nghia Architects. Imagem © Hiroyuki Oki + 31

F-Coffee / Wangstudio

© Hiroyuki Oki © Hiroyuki Oki © Hiroyuki Oki © Hiroyuki Oki + 14

tp. Đồng Hới, Vietnã
  • Arquitetos: Wangstudio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 217.0 m2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2014

Chuveiros sem box: dicas e exemplos

Sem incluir uma banheira e sem a necessidade de portas, telas ou cortinas, os chuveiros sem box ou desníveis - também chamados de walk-in - permitem aumentar visualmente o espaço ao projetar banheiros, dando a eles uma imagem limpa e reduzida ao essencial.

No entanto, algumas precauções devem ser tomadas para seu desenho. A coisa mais importante: o chuveiro não pode ser completamente aberto, mesmo que pareça à primeira vista. A maioria dos projetos incorpora um vidro temperado que evita que a água "salte" para fora do espaço do banheiro, fechando sutilmente o espaço. Quando essa divisão transparente não possui marcos, é menos provável a aparência de fungos devido ao acúmulo de água e umidade.

Casa de monte / TACO taller de arquitectura contextual. Image © Leo Espinosa Fagerstrom House / Claesson Koivisto Rune. Image © Åke E:son Lindman AUTOHAUS / Matt Fajkus Architecture. Image © Charles Davis Smith Pombal / AZO. Sequeira Arquitectos Associados. Image © Nelson Garrido + 28

Quais são os materiais mais utilizados nas habitações sociais?

A escolha de materiais de construção e a reflexão contínua inerente sobre o alcance e as capacidades da arquitetura são uma maneira alternativa interessante de abordar essa questão. Os materiais utilizados na habitação social devem abordar as possibilidades locais e econômicas e as reais necessidades de acesso à moradia no contexto contemporâneo.

Na busca por fornecer inspiração e ferramentas aos arquitetos para a construção de melhores moradias sociais, analisamos diferentes projetos publicados em nosso site para identificar quais são os materiais predominantes, tanto para a formação de estruturas ou fechamentos, a fim de proporcionar um panorama global de diferentes estudos de caso, considerando principalmente sua localização geográfica e aspecto construtivo.

Diante da questão de quais são os materiais utilizados na habitação social, apresentamos uma compilação de 15 projetos que convidam à reflexão.

Centro Educacional da Academia Viettel / VTN Architects

© Hiroyuki Oki © Hiroyuki Oki © Hiroyuki Oki © Hiroyuki Oki + 34

  • Arquitetos: VTN Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 2.651
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2019

Projetos de escolas e creches para diferentes climas

Crianças europeias passam aproximadamente 200 dias por ano nas suas escolas primárias. Ainda que grande parte do mundo não tenha toda essa carga letiva, depois da própria casa, geralmente o local em que as crianças e adolescentes passam mais tempos são nas instituições educacionais. Podem ser locais de aprendizado, brincadeiras e convívio. E, por mais triste que possa ser, também podem ser os locais seguros, de oportunidades e mesmo de alimentação para crianças que vivem em ambientes de abandono, fome e violência. Através de uma pesquisa ampla no Reino Unido, concluiu-se que as diferenças nas características físicas das salas de aula explicavam 16% da variação no progresso da aprendizagem ao longo de um ano. Ou seja, quanto mais bem projetada a sala de aula, mais bem as crianças se dão academicamente. Ainda segundo o estudo, os fatores que mais influenciam são a luz solar, a qualidade do ar interno, o ambiente acústico, a temperatura, o projeto da própria sala de aula e a estimulação dentro dela.

The Nest / a21studio

© Hiroyuki Oki © Hiroyuki Oki © Hiroyuki Oki © Hiroyuki Oki + 25

Thuận An, Vietnã
  • Arquitetos: a21studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 40.0 m2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2013

14 Quartos para se apaixonar no dia dos namorados

© Cosmo Laera © Jeanna Berger © Hiroyuki Oki © Corentin Schieb + 15

Ah, o amor - um dos presentes mais preciosos da vida. Seja erótico ou platônico, o Dia dos Namorados (ou Dia de São Valentim, em alguns países) é a data escolhida para expressar o amor em todas as suas facetas. Sair para jantar, um encontro romântico ou apenas dar a si mesmo(a) um pouco mais daquilo que lhe faz bem - para então seguir para o quarto e ter uma tranquila noite de sono... ou não.

Belos exemplos de quartos podem inspirar romantismo para esse dia especial, assim, apresentamos a seguir 14 quartos para se apaixonar, fotografados por nomes como Emily Hutchinson, Cosmo Laera e Andreja Budjevac.

Residência Padrão / MM++ architects

© Hiroyuki OKI
© Hiroyuki OKI

© Hiroyuki OKI © Hiroyuki OKI © Hiroyuki OKI © Hiroyuki OKI + 24

Ho Chi Minh City, Vietnã
  • Arquitetos: MM++ architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 230.0 m2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2019

Casa Lien Thong / 6717 Studio

© Hiroyuki Oki © Hiroyuki Oki © Hiroyuki Oki © Hiroyuki Oki + 35

An Phu, Vietnã
  • Arquitetos: 6717 Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 84.0 m2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2018

Resort Castaway Island / VTN Architects

© Hiroyuki Oki © Hiroyuki Oki © Hiroyuki Oki © Hiroyuki Oki + 19

  • Arquitetos: VTN Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 1100.0 m2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2019