Em foco: Frank Lloyd Wright

Em 1991, o American Institute of Architects o chamou de nada menos que "o maior arquiteto americano de todos os tempos". Mas ele não foi apenas um arquiteto – também foi designer de interiores, escritor e educador. Há mais de um século e meio, em 1867, nascia o prodigioso Frank Lloyd Wright. Resistindo ao tempo, continua a inspirar as atuais gerações de arquitetos.

Em foco: Frank Lloyd Wright - Mais Imagens+ 20

Image via Wikimedia. Photograph by Al Ravenna in the public domain.

Os projetos de Wright eram guiados pelo desejo de alimentar as vidas de seus ocupantes. Ele se referia à sua arquitetura como "orgânica" - em completa harmonia consigo mesma e seu entorno, como se tivesse se desenvolvido tão naturalmente quanto uma árvore. Sua obra tardia é formalmente modernista, porém, apresenta pistas do tempo em que fora discípulo de Louis Sullivan no fim do século XIX.

Solomon R. Guggenheim Museum. Image © Flickr user Sam valadi licensed under CC BY 2.0
Taliesin West. Image © Wikimedia user AndrewHorne licensed under CC BY 3.0

Para muitas pessoas, Wright representa a imagem do arquiteto por excelência: se apresentava como um gênio solitário, exigente até os menores detalhes de seus projetos e de personalidade frequentemente impetuosa. Mas não há dúvidas quanto a sua visão de arquitetura - a atemporalidade de sua obra continua revelando a potência de suas ideias.

Frederick C. Robie House. Imagem © Nat Hansen
Marin Civic Center. Image © Flickr user joevare licensed under CC BY-ND 2.0

No total, Wright concluiu mais de 500 projetos. Hoje, mais de seis décadas após seu falecimento, a relevância do impressionante conjunto de sua obra não está esquecido; ao contrário, continua inspirando arquitetos, urbanistas, engenheiros de todas as partes do mundo. Em comemoração à data do seu aniversário, convidamos nossos leitores a revisitar alguns dos maiores projetos de Frank Lloyd Wright.

Wingspread. Imagem © Galen Frysinger
Ennis House. Image © Wikimedia user Mike Dillon licensed under CC BY-SA 3.0

.

SC Johnson Wax Research Tower. Imagem © SC Johnson
Casa da Cascata. Imagem © Western Pennsylvania Conservancy

.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stott, Rory. "Em foco: Frank Lloyd Wright" [Spotlight: Frank Lloyd Wright] 08 Jun 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/767948/em-foco-frank-lloyd-wright> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.