JaK Studio projeta um estúdio de som móvel para a BBC

A BBC divulgou o projeto de um estúdio de som móvel concebido pelo escritório londrino JaK Studio em colaboração com a empresa de consultoria em inovação Seymourpowell. Comissionado pela BBC Radio 4, o projeto foi selecionado através de um concurso internacional organizado em 2013 pelo Royal Institute of British Architects (RIBA) e percorrerá o país para captar material para o The Listening Project.

O estúdio móvel projetado pelo escritório subverte a forma de uma "nuvem de diálogo", transformando-a em uma cabine leve e aerodinâmica inspirada na icônica caravan Airstream.

JaK Studio projeta um estúdio de som móvel para a BBC - Mais Imagens+ 1

© Nick Kane

Lançado pela Radio 4 em 2012 em parceria com a BBC local e nacional, o The Listening Project convida voluntários do Reino Unido a gravarem uma conversa com alguém próximo. Essas conversas são então arquivadas pela British Library e formam parte de uma coleção de vozes que apresentam "um retrato único do Reino Unido na segunda década do milênio".

© Nick Kane

O estúdio móvel de JaK Studio combina a base de um trailer comum com uma cabine revestida de policarbonato. Atrás da pele de policarbonato, uma instalação interativa de luzes projetada pela Light IQ responde às conversas que acontecem dentro da cabine.

"O The Listening Project Booth é um projeto brilhante e espirituoso e uma bela obra de design de produto", disse o presidente do RIBA, Stephen Hodder.

© Nick Kane

"Foi a escolha unânime entre os jurados do concurso e estou certo de que ele inspirará aqueles que o verem na estrada e compartilharem suas estórias com ele."

A cabine de som conta com um tratamento acústico interno que abrange desde o forro e paredes até o mobiliário. O espaço interno resultante é acolhedor e intimista, projetado para evocar um sentimento de "lar" e permitir que os participantes relaxem e conversem de forma confortável.

© Nick Kane

A cabine será oficialmente lançada no dia 9 de junho, quando uma transmissão especial ao vivo da BBC Radio 4 Broadcast será realizada fora da sede da emissora.

Créditos do projeto

Arquitetura: JaK Studio Llp
Designers de produto: Seymourpowell
Engenharia: Spectra
Projeto de iluminação: Light IQ
Branding: Brash Brands
Consultoria de som: Delicious Digital
Consultoria de estrutura: Car Ltd
Inspeção: Thames Building Control

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Arcilla, Patricia. "JaK Studio projeta um estúdio de som móvel para a BBC" [JaK Studio Designs “Speech Bubble” Recording Studio for BBC’s The Listening Project] 30 Mai 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/767545/jak-studio-projeta-um-estudio-de-som-movel-para-a-bbc> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.