Full Scale Studio constrói casa deslizante na Suécia

O escritório sueco Full Scale Studio, ligado à KTH School of Architecture, projetou e construiu seu primeiro projeto até o momento - um novo espaço de estúdio chamado "Friggatto". Com seu nome e forma derivados da mistura de duas tipologias construtivas da Suécia, a Friggatto é uma casa deslizante que explora a combinação dessas tipologias para produzir um volume maior e mais acessível.

Full Scale Studio constrói casa deslizante na Suécia - Mais Imagens+ 6

Fachada de madeira queimada do Atto. Cortesia de Full Scale Studio

A Friggatto funde duas tipologias habitacionais de baixo custo - a Friggebod e a Attefallshus - em uma edificação em duas partes que, quando conectadas, resultam em um espaço de 40 metros quadrados. A maior porção, chamada "Atto", consiste em um estúdio aberto de 25 metros quadrados construído a partir de materiais reciclados e acessíveis.

Piso sintético e paredes não revestidas no Frigg. Cortesia de Full Scale Studio

Complementando o Atto há o "Frigg", um "veículo" móvel de 15 metros quadrados construído sobre rodas. Esta porção também utiliza materiais reciclados visando minimizar os custos. Para permitir o movimento, as rodas desse volume se encaixam sobre trilhos, fazendo com que toda esta parte possa ser facilmente movida por uma ou duas pessoas.

Espaço entre os volumes. Cortesia de Full Scale Studio

O sistema construtivo flexível desafia a legislação sueca: por ser móvel, o projeto pode ser qualificado como um "veículo" por até seis meses, após isso ele deve ser movido ou passará a ser considerado uma "casa". Se os dois volumes permanecerem desconectados, com um vazio grande o bastante para permitir a manutenção, não é necessária uma licença de construção e a prefeitura não cobra nenhuma taxa.

Acesso ao terraço. Cortesia de Full Scale Studio

Por reaproveitar muitos materiais e contornar a legislação, o custo total da obra foi de 4.000€ - cerca de um terço do valor comum para habitações de baixo custo na Suécia.

Para mais informações sobre o Full Scale Studio e o Friggatto, clique aqui.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Giermann, Holly. "Full Scale Studio constrói casa deslizante na Suécia" [Full Scale Studio Completes Rolling House in Sweden] 26 Mai 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/767402/full-scale-studio-constroi-casa-deslizante-na-suecia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.