O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Espaço Público
  4. Dinamarca
  5. Spektrum Arkitekter
  6. 2011
  7. Calçadão e Clube Náutico na Praia de Esbjerg / Spektrum Arkitekter, Sofie Willems, Nathan Romero, Joan Raun, Stine Christiansen, Kira Snowman

Calçadão e Clube Náutico na Praia de Esbjerg / Spektrum Arkitekter, Sofie Willems, Nathan Romero, Joan Raun, Stine Christiansen, Kira Snowman

Calçadão e Clube Náutico na Praia de Esbjerg / Spektrum Arkitekter, Sofie Willems, Nathan Romero, Joan Raun, Stine Christiansen, Kira Snowman
Calçadão e Clube Náutico na Praia de Esbjerg / Spektrum Arkitekter, Sofie Willems, Nathan Romero, Joan Raun, Stine Christiansen, Kira Snowman, © Asger Simonsen
© Asger Simonsen

© Asger Simonsen © Asger Simonsen © Asger Simonsen © Asger Simonsen + 27

  • Arquitetos

  • Localização

    6710 Hjerting, Dinamarca
  • Equipe de Projeto

    Sofie Willems, Nathan Romero, Joan Raun Nielsen, Kira Snowman e Stine Christiansen
  • Coautoria

    Nathan Romero Muelas
  • Área

    150.000 m²
  • Ano do projeto

    2011
  • Fotografias

© Asger Simonsen
© Asger Simonsen

O Calçadão

O calçadão da orla retorna a praia para Hjerting. Uma praia que sempre foi separada por uma baixa parede de retenção de madeira e uma barreira de proteção rochosa, mas que agora é acessível de uma forma muito natural. O deck do calçadão foi inserido sobre as rochas, tornando-se uma oportunidade perfeita para a interação social, exercícios e brincadeiras, mas também para a contemplação: uma arquibancada de 700 metros para reencontrar o horizonte.

Master Plan
Master Plan

No calçadão são exploradas as possibilidades arquetípicas do encontro entre o mar e a terra firme. A baía, a península ou cais, a ilha. Isso constitui a "moldura de infraestrutura" do projeto, com elementos como o cais flutuante, a piscina oceânica, o clube náutico e o próprio calçadão.

© Asger Simonsen
© Asger Simonsen

Os postes: os homens e o horizonte

Ao longo do projeto encontramos intervenções menores, agrupamentos aleatórios de postes, quase como vegetações ou árvores: eles evidenciam a força e a mudança dos elementos, dos movimentos das marés, combinando o puramente prático com o plástico ou artístico. Contrabalançando a presença avassaladora do horizonte, esses elementos são utilizados para caracterizar, tensionar e segmentar de uma forma não rígida o longo trecho do calçadão.

© Asger Simonsen
© Asger Simonsen

Alguns dos postes são construídos com garras para escaladas, outros tornam-se as marcações para os jogos oficiais de vôlei de praia. Quando o tempo permite, redes são penduradas entre eles e tornam-se imensamente popular entre os mais jovens. Estes aglomerados de postes convidam-nos a sair do calçadão e pisar na areia.

© Asger Simonsen
© Asger Simonsen

O cais flutuante: tomando distância

Com esta estrutura o calçadão se estende ao mar e deixa a terra firme. Dependendo das marés, torna-se uma ilha ou uma plataforma de repouso sobre a areia. O cais concentra muita ação durante os meses de verão: banhos de sol, saltos para a água e contemplação do mar.

© Asger Simonsen
© Asger Simonsen
Corte
Corte

A piscina oceânica: um espelho na areia

Com sua configuração de baía, a piscina oceânica abre os braços para o mar. Em marés altas ela mistura-se com o oceano, na maré baixa o mar recua enquanto a piscina retém a água e torna-se um espelho na areia. Ela permite o banho durante todo o ano em qualquer condição de tempo. Oferece a experiência incrível de se banhar num paraíso de água calma mesmo quando o mar está agitado ao redor. Banhos de Inverno têm se tornado cada vez mais populares na Dinamarca. A piscina foi construída com uma rampa de acesso e com profundidades diferentes, permitindo o acesso de cadeirantes, bem como banhos seguros para as crianças.

© Asger Simonsen
© Asger Simonsen

Clube Náutico

No extremo norte do passeio, quando o terreno começa a ganhar altura, o clube náutico aparece, metade enterrado na restinga, como um navio encalhado cuja plataforma elevada torna-se o fim natural do passeio. Surfistas, marinheiros, banhistas de inverno, se reúnem ali e fazem uso de suas instalações recreativas, vestiários e uma sauna pública com uma janela panorâmica com vista para o horizonte. Da plataforma principal do clube náutico olhamos para o sul e redescobrimos nosso caminho ao longo do calçadão.

© Asger Simonsen
© Asger Simonsen
Planta Baixa
Planta Baixa

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Spektrum Arkitekter
Escritório
Cita: "Calçadão e Clube Náutico na Praia de Esbjerg / Spektrum Arkitekter, Sofie Willems, Nathan Romero, Joan Raun, Stine Christiansen, Kira Snowman" [Esbjerg Beach Promenade & Sailing Club / Spektrum Arkitekter, Sofie Willems, Nathan Romero, Joan Raun, Stine Christiansen, Kira Snowman] 25 Mai 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/767267/esbjerg-beach-promenade-and-sailing-club-spektrum-arkitekter-sofie-willems-nathan-romero-joan-raun-stine-christiansen-kira-snowman> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.