O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. 10 dicas para melhorar os concursos de arquitetura

10 dicas para melhorar os concursos de arquitetura

10 dicas para melhorar os concursos de arquitetura
10 dicas para melhorar os concursos de arquitetura, Cortesia de Van Alen Institute
Cortesia de Van Alen Institute

Juntamente com a divulgação dos resultados de sua pesquisa sobre concursos de projeto, o Van Alen Institute divulgou 10 dicas para melhorar o sistema de concurso de arquitetura. Veja a seguir os dez passos propostos pelo instituto.

1. Mostre o valor do bom projeto

Designers e arquitetos querem mais compensação pelo tempo e recursos gastos no concurso. O Van Alen pede que se indique o tempo e dinheiro gasto anualmente em concursos como um meio de monitorar "quanto valor o design cria", e recomenda a divulgação obrigatória do tempo e dos custos associados a cada proposta enviada para concursos.

2. Não se trata apenas de vencer

Concursos deveriam focar menos na equipe vencedora e mais em oferecer oportunidades para todos os participantes. Ao tratar os concursos como um ponto de partida para o diálogo em vez de uma plataforma de lançamento para o vencedor e sua carreira, toda a prática da arquitetura é beneficiada.

3. Deixe o júri falar!

Os resultados da pesquisa sobre concursos de projeto destacam que os participantes gostariam de um retorno maior em relação às suas propostas, sejam elas vencedoras ou não. A publicação das opiniões do júri não apenas daria aos participantes um feedback mais completo, como também aumentaria a transparência do sistema de concursos como um todo.

4. Deixe os arquitetos elaborarem os concursos

"Um grande segredo sobre os concurso é que os arquitetos não precisam deles", disse o instituto. Permitir que os arquitetos elaborem os concursos e suas diretrizes levaria-os a considerar questões pelas quais têm realmente muito interesse.

5. Vá além da beleza do objeto

Instituições culturais que estão considerando ou organizando concursos deveriam seguir essa dica, abordando "uma questão cultural, ecológica ou social". Tal abordagem contribui para a criação de propostas tanto belas como funcionais.

6. Mostre o caminho para os clientes

Acabe com o sistema atual que premia imagens em detrimento da relação com o cliente, público e lugar. Proponha um concurso em duas etapas: na primeira, são selecionadas as propostas em função de suas qualidades; na segunda etapa, os finalistas devem continuar seus projetos em colaboração com a entidade que promove a competição.

7. Chega de noites solitárias

Colaborações, principalmente de natureza multidisciplinar, deveriam ser valorizadas e incentivadas. "Os desafios realmente difíceis de nossa sociedade, aqueles que necessitam dos esforços dos arquitetos, são também aqueles que não podem ser enfrentados individualmente."

8. Torne público

A frase "todo mundo sabe que o engajamento público, quando bem estruturado, ajuda a produzir projetos melhores" pode ser forte, porém, é ilógico criar propostas sem consultar as pessoas que, em última instância, utilizarão os espaços propostos. Engajar-se com os clientes e moradores locais no processo de projeto torna mais fácil criar uma proposta bem adequada a todos.

9. Dê aos jovens arquitetos o que eles querem

Estudantes e jovens arquitetos são mais propensos a colaborações multidisciplinares, engajamento público e projetar para "comunidades desfavorecidas", aponta a pesquisa realizada pelo Instituto Van Alen. Reunir  essas preferências e baixar ou suprimir as taxas de inscrição pode ser um meio de atrair um maior número de participantes.

10. Pense GRANDE

Continuando a dica n° 5, concursos deveriam abordar questões mais amplas que o projeto e um objeto. O Instituto Van Alen desafia as instituições proponentes a "definir problemas claros" que, por sua vez, "produzam soluções concretizáveis" e, ao mesmo tempo, críticas e de impacto social.

Cita: Romullo Baratto. "10 dicas para melhorar os concursos de arquitetura" 13 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/766768/10-dicas-para-melhorar-os-concursos-de-arquitetura> ISSN 0719-8906