O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Primeira edição do Open House Porto

Primeira edição do Open House Porto

Primeira edição do Open House Porto
Primeira edição do Open House Porto

Criado em 1992 por Victoria Thornton, o Open House nasceu em Londres e desde então estendeu-se a todo o mundo, desde grandes metrópoles como Nova Iorque e Roma até a algumas das cidades mais cool como Barcelona e Buenos Aires.

Em Portugal, depois de três edições de sucesso em Lisboa, chega agora ao Porto com a vontade de se assumir como forma de ver, explorar e conhecer a arquitetura.

No fim de semana de 4 e 5 de Julho de 2015, todos estão convidados a vivenciar as qualidades do patrimônio arquitetônico e urbanístico de excelência da área metropolitana do Porto. Um roteiro abrangente que conjuga referências da cultura nacional e pequenas intervenções privadas, desde edifícios históricos até aos ícones da tão premiada arquitetura Portuguesa contemporânea.

Inteiramente gratuito, o Open House Porto convida o público a criar o seu itinerário pela cidade de acordo com os seus interesses, oferecendo ainda visitas comentadas por especialistas e/ou autores dos projetos.

Esta primeira edição tem como comissário o arquiteto Pedro Bandeira e integra uma cuidadosa seleção de 40 espaços de diferentes tipologias [conjuntos urbanos, habitação, equipamentos, infraestruturas e edifícios de comércio e serviços]. Em suma, locais que ilustram a singularidade e riqueza da história e da cultura da arquitetura local.

Enquanto primeiro evento cultural que reúne a associação da Frente Atlântica do Porto, o Open House Porto é uma coprodução da Trienal de Arquitectura de Lisboa com a Casa da Arquitectura e conta com as Câmaras Municipais do Porto, Gaia e Matosinhos como parceiros estratégicos.

Casa da Arquitectura. Image © Fernando Guerra | FG+SG
Casa da Arquitectura. Image © Fernando Guerra | FG+SG

O conceito do Open House Porto

O Open House é uma iniciativa anual que, num fim de semana, oferece acesso privilegiado a espaços de relevo, dando a oportunidade a todos de experienciar as valência do patrimônio arquitetônico e urbanístico de excelência. Os visitantes são convidados a explorar espaços de diferentes tipologias - entre os quais casas privadas, palácios, teatros, bairros históricos – que ilustram a singularidade e riqueza da história e da cultura arquitetônica.

A cada edição é proposto um roteiro diferente que combina alguns locais emblemáticos que se mantém e espaços nunca antes abertos ao público. Em 2012, foi lançado o Open House em Lisboa pela Trienal de Arquitectura de Lisboa que desde logo se revelou um evento com uma forte adesão [média visitantes das três edições: 14.000].

Casa de Chá da Boa Nova. Image © Fernando Guerra | FG+SG
Casa de Chá da Boa Nova. Image © Fernando Guerra | FG+SG

Texto Curatorial - Pedro Bandeira

Porto. Cidade invicta, é uma nação! Estas são as expressões mais comuns usadas pelos nativos para definir uma cidade com uma identidade única. Visitada cada vez mais por turistas de todo o mundo, com um centro histórico classificado pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade, tem conseguido resistir à superficialidade banalizada de uma “cultura gourmet”, evidenciando, para lá do seu charme mais óbvio, uma realidade complexa e diversificada, mas não menos sedutora.

O Porto é uma cidade com uma expressividade dramática, acentuada pela relação entre a sua arquitetura de granito e a sua topografia. É uma cidade cinzenta, úmida, chuvosa, mas capaz de se transformar, com um breve raio de sol, numa bela textura de prata. É uma cidade romântica, onde coexiste urbanidade e ruralidade, onde também coexiste crescimento e decadência, é uma cidade de contrastes sem pudor da sua história ou do seu tempo e que existe com a mesma naturalidade com que resiste.

O evento Open House, organizado este ano pela primeira vez no Porto, abrangerá também os municípios de Matosinhos e de Gaia, e procurará dar a conhecer a um público alargado uma diversidade grande de edifícios e infraestruturas que pelo seu valor arquitetônico, pela sua função específica ou localização privilegiada, merecem toda a atenção. Sobre estes objetos arquitetônicos o Open House favorece uma abordagem única de visita revelando espaços quotidianamente inacessíveis ao público proporcionando, simultaneamente, a construção de novas narrativas.

Partindo do valor associado à arquitetura contemporânea que se produz no Porto [e que já valeu dois prêmios Pritzker: Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura], o Open House favorece também um enquadramento de edifícios históricos da cidade procurando no passado lições de transformação e adaptabilidade às exigências do presente. Diversas tipologias poderão ser visitadas no fim de semana de 4 e 5 de Julho: torres, faróis, túneis, museus, escolas, escritórios, matadouros, tanatórios ou casas articulares. Um vasto itinerário a redescobrir, sempre que possível guiados pelos responsáveis ou autores dos respectivos edifícios.

O Open House Porto resulta de uma parceria entre a Trienal de Trienal de Arquitectura de Lisboa, a Casa da Arquitectura, a Câmara Municipal do Porto, a Câmara Municipal de Matosinhos e a Câmara Municipal de Gaia.

Piscina das Marés. Image © Fernando Guerra | FG+SG
Piscina das Marés. Image © Fernando Guerra | FG+SG

Um roteiro pela frente atlântica do Porto

O público terá acesso a um extenso programa de percursos e visitas comentadas onde o visitante pode ver e conhecer espaços que nem sempre são acessíveis, acompanhados por voluntários informados ou mesmo autores dos projetos que realizam visitas especializadas.

Apresentamos alguns dos espaços que compõem o roteiro desta primeira edição. Os detalhes sobre todos os edifícios e eventos estarão disponíveis a partir de 10 de Junho no site oficial do evento e nas páginas oficiais de Facebook e Twitter das entidades organizadoras.

  • Casa da Arquitectura [Álvaro Siza, 1961]
  • Casa do Conto [Pedra Líquida, 2009-2011]
  • Casa de Chá da Boa Nova [Álvaro Siza, 1963]
  • Funicular dos Guindais [Adalberto Dias, 2001]
  • Estação de Metro 24 de Agosto [Eduardo Souto de Moura, 1999-2004]
  • Piscina das Marés [Álvaro Siza, 1966]
  • Refinaria Galp
  • Terraço do Edifício do Paços do Concelho do Porto [António Correia da Silva, 1957]

Mais informações em openhouseporto.com

Cita: Romullo Baratto. "Primeira edição do Open House Porto" 13 Abr 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/765208/primeira-edicao-do-open-house-porto> ISSN 0719-8906