Clássicos da Arquitetura: Pavilhão de Volta Redonda / Sérgio Bernardes

Clássicos da Arquitetura: Pavilhão de Volta Redonda / Sérgio Bernardes - Imagem 2 de 14Clássicos da Arquitetura: Pavilhão de Volta Redonda / Sérgio Bernardes - Imagem 3 de 14Clássicos da Arquitetura: Pavilhão de Volta Redonda / Sérgio Bernardes - VigaClássicos da Arquitetura: Pavilhão de Volta Redonda / Sérgio Bernardes - VigaClássicos da Arquitetura: Pavilhão de Volta Redonda / Sérgio Bernardes - Mais Imagens+ 9

Duas pontes arqueadas idênticas e paralelas definem a base estrutural e os elementos de acesso ao edifício. Distam dez metros entre si e vencem um vão de trinta metros, com uma flecha ascendente de três metros e meio, através de duas vigas metálicas perimetrais paralelas de trinta centímetros de altura, distanciadas quatro metros e meio. O distanciamento entre as pontes e o vão vencido por elas definem o piso retangular do edifício, cujas vigas longitudinais, também metálicas de trinta centímetros de altura, se apoiam sobre as vigas internas das pontes, diretamente em seu centro e configurando treliças nas laterais.

Clássicos da Arquitetura: Pavilhão de Volta Redonda / Sérgio Bernardes - Imagem 2 de 14
Via Cavalcanti, 2001

Do quinto degrau das duas extremidades de cada ponte sobem dois pares de mastros metálicos inclinados, que também se apoiam nas vigas internas das pontes. Estendem-se por doze metros, sustentando os vértices do piso do edifício. Em suas extremidades superiores, uma trave horizontal une o par de mastros. Dela partem quatro tirantes que ancoram o sistema ao chão em cada margem. O contraventamento é feito através de quatro perfis metálicos que partem das pontas superiores e inferiores dos mastros em direção ao ponto médio da lateral do piso do edifício, configurando um X de centro deslocado para baixo.

Clássicos da Arquitetura: Pavilhão de Volta Redonda / Sérgio Bernardes - Viga
© Acervo Família Bernardes

A cobertura do edifício é determinada por um arco positivo que une as pontas de dois mastros opostos. Apresenta uma corda de trinta e seis metros e meio, e uma flecha de quatro metros, de tal modo que a menor distância entre este arco e o das pontes é três metros e setenta e cinco centímetros. Essa medida representa a altura externa da porção central do edifício, enquanto que a altura externa das suas extremidades mede seis metros e meio.

Planta Baixa. Via Cavalcanti, 2001

As fachadas do edifício são ordenadas segundo faixas verticais de dois metros e meio de largura: quatro em cada fachada menor e doze nas maiores. Dividem-se, por sua vez, em três faixas horizontais simétricas: a faixa central de um metro e meio de altura, opaca em painel metálico, determina as outras duas, abaixo e acima dela, de noventa centímetros de altura, em painéis de vidro transparente. Assim, o pé-direito menor do edifício mede três metros e trinta centímetros. As superfícies das fachadas que ficam acima da faixa superior de vidro, acompanhando a ascensão do arco da cobertura, também são fechadas por painéis metálicos opacos, porém de tom mais escuro que o inferior.

Clássicos da Arquitetura: Pavilhão de Volta Redonda / Sérgio Bernardes - Imagem 3 de 14
© Helmut Dierkes

Através das duas faixas centrais de cada fachada maior se adentra ao edifício. Duas marquises quadradas cujo lado mede seis metros e meio protegem os acessos opostos. Apoiam-se por um lado nos montantes centrais da fachada e por outro em dois pares de mastros pontiagudos, ao mesmo tempo em que lhes dá rigidez suficiente para se erguer sem tirantes aparentes.

Clássicos da Arquitetura: Pavilhão de Volta Redonda / Sérgio Bernardes - Viga
© Julio Roberto Katinsky, via Arquigrafia (CC BY)

Hoje, resta-nos apenas uma ponte.

Clássicos da Arquitetura: Pavilhão de Volta Redonda / Sérgio Bernardes - Orla, Viga
© Johnny Kamigashima (CC BY-NC-SA)
São Paulo, Brasil

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Ibirapuera Park - Avenida Pedro Álvares Cabral - Vila Mariana, São Paulo - SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Igor Fracalossi. "Clássicos da Arquitetura: Pavilhão de Volta Redonda / Sérgio Bernardes" 15 Abr 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/765082/classicos-da-arquitetura-pavilhao-de-volta-redonda-sergio-bernardes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.