O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. VII Momento de Arquitetura e Urbanismo da UFPB

VII Momento de Arquitetura e Urbanismo da UFPB

VII Momento de Arquitetura e Urbanismo da UFPB
VII Momento de Arquitetura e Urbanismo da UFPB

Entre os dias 08 e 11 de abril o curso de arquitetura da UFPB promove o Momento de Arquitetura e Urbanismo, uma semana acadêmica que tem como objetivo gerar debates e reflexões sobre a cidade, ensino e atuação do arquiteto.

O evento prevê atividades práticas e teóricas que incentivam o pensamento crítico dos participantes. O projeto é organizado por estudantes da UFPB e busca a participação e interação dos estudantes de arquitetura de João Pessoa e cidades próximas.

TEMÁTICA

A temática “Identidades Coletivas” gira em torno das relações identitárias que existem entre arquitetura, urbanismo, cidade e sociedade. Das influências que atuam no arquiteto desde o início da sua formação até a construção da própria identidade, traça-se os caminhos dos seus reflexos dentro da cidade. Buscando entender qual é o nível de responsabilidade dos arquitetos sobre os espaços gerados, questiona-se os reais impactos dessas ações sobre a cidade e as pessoas que a formam.

ATIVIDADES

A estrutura do Momento se divide em atividades variadas, que acontecerão ao longo da manhã, tarde e noite dos dias de evento, planejadas de acordo com os respectivos eixos de discussão.

Mesas de discussão: Debates envolvendo professores, estudantes e convidados da área e de outros campos; Oficinas: Elaborados por estudantes de UFPB e convidados com o objetivo de partilhar seus conhecimentos em determinadas áreas;

Vivências: Atividades a campo realizadas em locais da cidade, guiadas por monitores do evento;

Intervenções: Ações concretas realizadas em espaços pré-determinados da cidade, com a participação dos alunos e da população local. Atividades lúdicas: Momentos realizados após as atividades, visando a interação e descontração dos participantes e organizadores.

PROGRAMAÇÃO

DIA 08 – EIXO CURSO

MESA DE DEBATE
As escolas de arquitetura formam profissionais responsáveis pela representação física da cidade. Cada escola ao longo da sua história constrói um perfil, nesta mesa discutiremos a formação do curso da UFPB. Com intuito de discutir nossas atuais demandas e deficiências percorreremos, através de depoimentos, os 40 anos de curso e seus diversos momentos, observando as especificidades de cada época.

OFICINAS: As marcas da nossa geração [Doodle-art (I) / Lambe-lambe (II) / Atelier de projeto (III)]

(I) Os participantes, junto com o oficiante terão uma breve discussão sobre o produto, com a temática "identidade da nossa geração", logo depois farão um desenho coletivo estilo Doodle-art em dois pilares do Bloco de Arquitetura.
(II) A oficina consiste na aplicação de lambes pré-prontos, produzidos de acordo com a temática, em uma parede do Bloco de Arquitetura.
(III) O momento de Atelier será para o projeto de uma instalação efêmera no espaço inutilizado em frente ao Bloco de Arquitetura.

PRANCHETA DE BAR: Não deixe que a faculdade de arquitetura atrapalhe seus estudos.
O curso ensina muito, mas não é só nele que se aprende. Na formação de arquitetos são necessários conhecimentos que muitas vezes não vêm da academia. A sobrecarga de trabalho, a desmotivação e o conformismo nos impedem de ir além. Será que a faculdade nos limita? Neste Prancheta de Bar, discutiremos entre estudantes, de maneira horizontal e descontraída, outros meios de aprendizagem.

DIA 09 – EIXO MEMÓRIA

MESA DE DEBATE
Esse primeiro momento servirá como uma introdução à temática geral do dia, nele veremos como os profissionais de arquitetura e urbanismo e o poder público estão tratando o usuário em seus projetos, nesse caso, nos Conjuntos Habitacionais. Com pontos de vista diversos, teremos a presença de representantes das comunidades e do poder público, além de especialistas que atuam na área.

EXIBIÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS

VIVÊNCIA: A(s) cidade(s) que vivemos.
Nesse momento haverá a formação de dois grupos. Um deles irá para um conjunto habitacional pronto e já ocupado, o outro para uma comunidade de formação espontânea. A percepção não se limitará somente a um passeio, mas sim uma imersão na realidade dos habitantes. Nesta atividade buscamos, principalmente, uma visão humanizada e concreta da problemática, através do olhar dos moradores, observando as vantagens e desvantagens dos conjuntos habitacionais visitados.

PRANCHETA DE BAR: Estourando Bolhas.
Após a vivência "A(s) cidade(s) que vivemos" será proporcionado um espaço para pôr frente a frente ideias, onde as duas equipes terão a oportunidade de expressar seus pontos de vista e no final a responder as questões: Na conjuntura atual, as construções desses grandes conjuntos habitacionais valem mesmo a pena? O arquiteto tem responsabilidade sobre a situação pós-ocupação dos moradores? É pensando no usuário que se assina um projeto com tal natureza?

DIA 10 – EIXO SOCIEDADE

OFICINA-INTERVENÇÃO: O que queremos
Na oficina-intervenção buscamos extrapolar os limites da UFPB, se apropriando de espaços públicos da cidade, ao propormos uma intervenção em João Pessoa. Com o objetivo de inserir as discussões no âmbito coletivo, apresentaremos, inicialmente, a proposta de intervenção e discutiremos o local de implantação, estudando os possíveis efeitos. Após a discussão, será montada a infraestrutura necessária da intervenção, com todos os participantes e organizadores.

PRANCHETA DE BAR: O impacto do movimento
Com a intervenção pronta serão tratadas temáticas relacionadas ao que os estudantes podem realizar na cidade enquanto alunos, arquitetos e cidadãos. Quais são os impactos dos seus atos como formação organizada? Qual é o papel dos movimentos sociais atuais e da FeNEA nas discussões sobre cidade e sociedade?

DIA 11

MOMENTO PARALELO
O evento se encerra com a realização da festa “Momento Paralelo”, na noite do dia 11.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "VII Momento de Arquitetura e Urbanismo da UFPB" 29 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/764549/vii-momento-de-arquitetura-e-urbanismo-da-ufpb> ISSN 0719-8906
Ler comentários

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.